segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

10 Fatos (e Curiosidades) Sobre a Cerimônia do Oscar 2015

E finalmente ocorreu a tão esperada cerimônia do Oscar 2015! Birdman, de Alejandro González Iñarritu, foi o grande vencedor da noite com quatro estatuetas (Filme, Diretor, Roteiro Original e Cinematografia), seguido por O Grande Hotel Budapeste, que faturou o mesmo número de premiações, porém em categorias técnicas. Já Boyhood, outro forte concorrente, levou pra casa apenas o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette).

Abaixo listamos 10 fatos interessantes sobre o evento de ontem à noite:

1) É a segunda vez consecutiva (e na história!) que um mexicano ganha o prêmio de Melhor Diretor na premiação norte-americana. Iñarritu levou a estatueta por Birdman enquanto que, no ano passado, Alfonso Cuarón faturou o prêmio por Gravidade.

Equipe do filme Birdman

2) A premiação de Birdman possui duas peculiaridades: é a primeira vez que um filme que não foi indicado a Melhor Edição ganha o prêmio principal em mais de trinta anos! A última vez que isso aconteceu foi com o filme Gente Como a Gente, de 1980. Além do mais, é o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme que perdeu o prêmio de Comédia/Musical no Globo de Ouro desde Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen, que ganhou em 1978.

3) Os dois vencedores do Oscar de Melhor Atuação interpretaram personagens com doenças degenerativas. Julianne Moore venceu como Melhor Atriz interpretando uma professora com Alzheimer em Para Sempre Alice, enquanto que Eddie Redmayne venceu como Melhor Ator ao encarnar Stephen Hawking, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica.

4) Leonardo DiCaprio mais uma vez foi alvo na internet de brincadeiras sobre nunca ter vencido um Oscar. Na apresentação da música Everything is Awesome, do filme Uma Aventura Lego, os dançarinos distribuíram estatuetas do Oscar feitas com as peças do brinquedo a diversos artistas que estavam na platéia. Adivinha se DiCaprio ganhou alguma? E os usuários das redes sociais não demoraram pra satirizar o ocorrido.

Cadê minha estatueta?
5) Whiplash foi o filme com melhor aproveitamento da noite. Venceu três dos cinco prêmios a que concorria, nas categorias Ator Coadjuvante, Montagem e Edição de Som.

6) Se Como Treinar Seu Dragão 2 tivesse vencido na categoria Melhor Filme de Animação, seria o segundo prêmio desta categoria para uma continuação. Como Operaçâo Big Hero venceu, o feito continua sendo de Toy Story 3.

7) Um dos momentos mais emocionantes da noite ocorreu quando a canção do filme Selma, Glory, foi executada. A apresentação, a cargo de John Legend e o rapper Common, foi ovacionada de pé pela platéia, levando diversos presentes às lágrimas.

8) A pessoa que mais comemorou prêmios Oscar na noite foi... Edward Norton! O ator participou dos filmes Birdman e O Grande Hotel Budapeste que, juntos, contabilizaram 8 estatuetas. Chama a atenção a divisão dos prêmios entre os vários indicados, sendo que o maior vencedor levou 4 prêmios - ao contrário de anos em que os vencedores foram Titanic e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, que levaram praticamente todos os prêmios a que concorreram.

9) A cantora Idina Menzel subiu ao palco para entregar o prêmio de Melhor Canção Original. Ao solicitar que o astro John Travolta entrasse no palco para abrir o envelope com o premiado, a artista o chamou propositalmente pelo nome de "Glom Gazingo" - retribuindo a "gentileza" do ator que, ao ter chamado a artista ao palco para receber o Grammy, pronunciou seu nome errado.

10) Boyhood foi de favorito a principal perdedor da noite, aos moldes de A Rede Social, em 2011. No entanto, este último ganhou 3 estatuetas naquela ocasião enquanto o primeiro faturou apenas uma.


E vocês, o que acharam da cerimônia? Contem pra gente! A lista completa dos vencedores você pode conferir neste link.

Fontes:
G1
Terra
@helioflores, via Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário