quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cinemúsica - Três Homens em Conflito

E temos mais uma novidade aqui no Picanha: o quadro Cinemúsica!

Como o próprio nome já diz, uniremos os dois principais temas aqui do site - música e cinema - ao falarmos de trilhas sonoras inesquecíveis do cinema. E, para começar, falaremos da icônica trilha de Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly), dirigido por Sergio Leone em 1966, que é um dos maiores expoentes do gênero Western Spaghetti. Para quem não sabe, este foi o último filme da "Trilogia dos Dólares", junto dos filmes Por Um Punhado de Dólares (1964) e Por Uns Dólares a Mais (1965), ambos dirigidos por Leone e protagonizados por Clint Eastwood.


Qualquer pessoa que se preza já ouviu o tema de abertura deste filme, música esta que foi reutilizada diversas vezes, seja em outros filmes ou comerciais de TV. Na trama, três homens fazem de tudo para meter a mão em 200 mil dólares roubados, entrando literalmente em conflito uns com os outros. A trilha foi totalmente composta e executada pelo maestro italiano Ennio Morricone (hoje com 86 anos), considerado um dos maiores gênios da música de seu tempo. Morricone compôs também diversas outros temas famosos, como os dos filmes A Missão (1986), Os Intocáveis (1987) e até do jovem clássico Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino. É fascinante notar o papel que uma trilha pode ter no andamento e criação de climas de um filme. Neste caso, a música elevou a obra cinematográfica a um outro patamar artístico - não à toa, é um dos melhores e mais lembrados faroestes de todos os tempos.


Com uma obra atemporal, Ennio Morricone firmou-se na história da música e do cinema. Basta re-escutar a faixa título e a maravilhosa "The Ecstasy of Gold", uma das músicas instrumentais mais belas que se tem notícia. Relembrem estas duas obras incríveis e, se quiserem ouvir a obra inteira, estaremos disponibilizando no player abaixo. Alguma sugestão de trilha sonora inesquecível para abordarmos no próximo post do quadro? Mandem pra gente! Enquanto isso, fiquem na companhia do mestre Ennio Morricone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário