quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cinema - Leviatã

De: Andrey Zvyadginstev. Com: Aleksey Serebryakov, Elena Lyadova, Roman Madyanov e Vladimir Vdovichenkov. Drama, Rússia, 2014, 140 minutos.

No livro de Jó, no Antigo Testamento, há o relato da criatura mítica Leviatã, descrita como o maior e mais poderoso dos monstros aquáticos. O cientista político Thomas Hobbes publicou, em 1651, sua principal obra: nela, o Leviatã bíblico é a representação do Estado onde o governo central seria uma espécie de monstro, concentrando todo o poder em torno de si e ordenando todas as decisões da sociedade.

Representante da Rússia no Oscar 2015 e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, Leviatã (Leviafan) conta a história de Kolya (Serebryakov), mecânico que vive praticamente isolado com o filho adolescente e a segunda esposa em uma casa na região costeira de uma cidade russa. O governo da cidade, representado por um prefeito corrupto, pede a desapropriação da área onde a casa (pertencente à mesma família por diversas gerações) está localizada para a construção de um Centro de Comunicações. Contrariado, Kolya chama um amigo de longa data e advogado de Moscou (Vdovichenkov) para recorrer à justiça sendo que, no caminho, segredos do governante local são revelados, o que pode ser decisivo no processo. 


O magnífico roteiro nos apresenta a uma série de personagens humildes, que buscam a alegria em momentos prosaicos como um jantar em família ou um piquenique na companhia dos amigos - tudo regado a litros de Vodka, claro. A bebida, por sinal, tem papel fundamental na narrativa. Com um cotidiano praticamente ausente de sentido, os personagens lutam por dignidade e amor, muitas vezes de maneira desesperada, tornando ainda mais trágicas suas vazias - e etílicas - existências. Demonstrando total descrença nas instituições como a Igreja, a Justiça e o Estado, a obra revela uma insatisfação com a ineficiência do governo e a situação atual da Rússia. Não à toa, em determinado momento, quadros de várias figuras históricas como Lênin e Gorbatchev aparecem para servir de mira para tiros de espingarda (uma crítica pouco sutil, mas relevante). Contudo, o filme ainda toma tempo para flertar com a sátira, no caso do personagem do prefeito Shelevyat (Madyanov), repleto de trejeitos e jargões inerentes ao tipo de personagem que retrata (seu gabinete conta com um quadro de Vladimir Putin ao fundo), e o thriller policial.

Contando com uma abordagem naturalista por parte do diretor Andrey Zvyadginstev, com poucas movimentações de câmera, trilha sonora praticamente inexistente, e uma cinematografia com imagens belíssimas de uma realidade triste, porém repleta de significados (as ondas batendo nas rochas, o "cemitério" de barcos que lembra de um passado que não mais há de voltar), Leviatã é, desde já, não só um dos grandes filmes de 2014, mas um dos mais importantes. É cinema sem concessões, triste, pessimista, kafkiano e extremamente contundente em sua mensagem crítica a um mundo individualista e inescrupuloso. Um mundo cuja maioria das pessoas, a despeito de suas boas intenções, acabam sendo obrigadas a se render às circunstâncias de uma realidade impossível de fugir.

Nota: 9,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário