terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Picanha em Série - Better Call Saul

Na noite de ontem estreou Uno, primeiro episódio da aguardada série original da Netflix, Better Call Saul que é, como a maioria das pessoas já sabe, um spin off de Breaking Bad. De maneira geral, a série tem o objetivo de apresentar as circunstâncias da vida do advogado inescrupuloso Saul Goodman (Bob Odenkirk), antes de se tornar... Saul Goodman (com o perdão da óbvia redundância). O episódio piloto inicia com um epílogo de bela fotografia em preto e branco que mostra, na realidade, como está sendo a sua vida após os eventos ocorridos nas cinco temporadas de BB. E de como ele terá de carregar por toda a eternidade o fardo de ter encontrado Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul), onde quer que esteja, seja atuando como magistrado ou gerenciando uma delicatessen em algum shopping center do Canadá.

Quem possui o Netflix já pode conferir, inclusive, o segundo episódio, intitulado Mijo, que estreou hoje. E assim será nas 11 próximas terças-feiras, quando será divulgado um episódio por semana, até que sejam completados os 13 que formam a primeira temporada. O que, de saída, se pode depreender de Better Call... é que será, aparentemente, uma série mais divertida e, consequentemente, menos pesada do que aquela que a antecedeu. Aliás, nada mais natural que seja assim, uma vez que, em BB, os poucos alívios cômicos, em muitos casos, eram protagonizados pelo personagem de Odenkirk, com seus diálogos impagáveis e comportamento nada convencional.


Os fãs de BB que já viram fotos ou teasers divulgados previamente, já sabem que outro personagem da série da qual Better Call... deriva também fará parte de seu elenco fixo: no caso, Mike (Jonathan Banks), que na série sobre o professor que produz metanfetamina, é uma espécie de braço direito do chefão do tráfico Gus Fring (Giancarlo Esposito). A propósito, a curiosa interação entre Saul - e nunca é demais lembrar que em Better Call... seu nome ainda é James (Jimmy) McGill - e Mike resulta em alguns dos momentos mais divertidos dos dois primeiro episódios. Jimmy é um advogado chinelão, que ajuda adolescentes acusados de vandalismo e que fica na porta da cadeia, disposto a ajudar bandidos pé-rapados que cometeram pequenos furtos, por salários que não passam dos US$ 700 por caso. Isso não o impede de se envolver em problemas maiores, resultado de um comportamento extremamente ambicioso. (spoiler alert) E, nesse contexto, a aparição de outro personagem familiar deve divertir ainda mais os fãs.

Já se sabe que Cranston e Paul não participarão da primeira temporada ainda que, em entrevistas, tenham acenado de forma positiva para essa possibilidade. E talvez essa "negociação" tenha possibilitado o uso de algumas referências em Better Call... - e nesse sentido não deixa de ser curioso notar como, na primeira aparição de Saul, de óculos e bigode, ele esteja idêntico fisicamente (e na postura também) a Walter White, como se ele mesmo, como resultado de todos os seus trambiques, também fosse uma espécie de Heisenberg, cheio de segredos. Os fãs de BB também se deliciarão com os cenários familiares, com destaque para as sequências no deserto - quase sempre funcionando como se fosse ele também um personagem das cenas tensas.

Evidentemente, ainda é cedo para alguma opinião mais definitiva - a crítica americana adorou e já considera a possibilidade de o spin off superar a sua "matriz". Mas a série promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário