segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cinema - Sniper Americano

De: Clint Eastwood. Com: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner. Drama / Ação, EUA, 2014, 132 minutos.

Sniper Americano (American Sniper) é a cinebiografia de Cris Kyle, o mais letal atirador da história dos Estados Unidos, cuja "turnê" pelo Iraque junto ao exército americano deixou um saldo de mais de 150 mortos. Sucesso de bilheteria em sua estréia no país de origem, o filme provocou polêmica devido à visão unilateral com que retrata o conflito do Iraque. Dirigido por Clint Eastwood, que assumiu o projeto depois da desistência de Steven Spielberg, a obra (indicada a 6 Oscar, incluindo filme e ator) retrata a formação de um assassino que, sob a proteção do Estado americano, foi alçado à condição de herói devido à sua "performance" no conflito armado.

De todas as biografias narradas nos indicados a melhor filme para o Oscar 2015, esta com certeza é a mais controversa. O filme mostra a infância de Kyle (Cooper, em grande atuação), sua relação com os pais, o relacionamento com a esposa, o primeiro filho, até o momento em que o mesmo entra no exército para participar da guerra e retorna ao seu país como herói respeitado por ter eliminado diversos "inimigos" - mesmo que, entre estes, se incluam mulheres e crianças. Aí que o filme falha ao transformar em herói um personagem tão controverso: apesar de demonstrar os efeitos da guerra no protagonista e as consequências inclusive para a sua família, o mesmo é um sujeito idolatrado pela população local e colegas de exército. Ademais, o roteiro trata de mostrar os adversários de maneira estereotipada: os iraquianos possuem aspectos vilanescos, o que pode levar o espectador a torcer em vários momentos pelo Sniper.


Tecnicamente impecável, a filmagem retrata a guerra de maneira bem intensa, fazendo a alegria dos fãs de filmes do gênero. O elenco está muito bem, inclusive Sienna Miller, que interpreta a esposa de Kyle e preocupa-se com as consequências da participação do marido no conflito, tanto psicológicas quanto em relação ao filho. Já Cooper dá complexidade ao papel principal, demonstrando seu desconforto ao ter de realizar suas primeiras execuções até o momento em que a guerra passa a fazer parte de sua personalidade - um paralelo que pode ser traçado com o personagem de Jeremy Renner em Guerra ao Terror, filme vencedor do Oscar 2009.

Moralmente questionável, Sniper Americano é um grande filme sob o ponto de vista cinematográfico, com momentos tensos, bem executados, uma carga dramática forte, porém sem o desenvolvimento necessário por parte do roteiro e direção quanto aos aspectos inerentes ao conflito, o que justifica todo o "bafafá" em torno da obra. Contudo, o filme não deixa de ter os seus méritos - despertar uma discussão sobre o conflito e a maneira como este é retratado é algo positivo - e seria um excelente entretenimento caso fosse uma obra de ficção, mas não é. E, por retratar algo que realmente aconteceu, a falta de verossimilhança de algumas situações retratadas pode não ser algo digno de um filme indicado a tantas premiações. O que separa um herói de um assassino? Até que ponto podemos interferir na vida de outro ser humano, mesmo amparado por leis ou um Estado nem sempre justo? São questões que o filme parece ignorar e faz com que o resultado final fique aquém do esperado.

Nota: 7,0.

Um comentário:

  1. Bradley Cooper teve de suportar tantas críticas a seu trabalho porque é muito difícil trazer filme, eu acho que os filmes de guerra sempre falam de patriotismo e salvar a América , mas mais do que isso , este filme é sobre o peso de carregar a morte de pessoas e que fez muito bem Cooper

    ResponderExcluir