quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

10 Curiosidades Sobre o Framboesa de Ouro

Semana passada fizemos, aqui no Picanha, uma lista com 10 Curiosidades Sobre o Oscar. Agora é a vez de listar algumas particularidades a respeito do Golden Raspberry Award - ou Framboesa de Ouro -, que visa a distinguir os piores filmes, diretores, atores e atrizes, entre outras categorias. Essa espécie de paródia bem-humorada do Oscar foi criada em 1980 pelo publicitário e crítico de cinema John Wilson e é concedida um dia antes da grande premiação de Hollywood. Mas é preciso que se diga: poucos astros tem a presença de espírito de ir buscá-lo.

1) O "prêmio" é uma framboesa de plástico sobre um filme Super 8 pintado de tinta dourada, que não custa mais do que US$ 5. Os vencedores, evidentemente, são convidados a receber a distinção.

2) Uma das melhores histórias de "vencedores", envolve a atriz Sandra Bullock. Na premiação de 2010, Sandra faturou a indigesta estatueta por sua escabrosa participação no filme Maluca Paixão. No dia seguinte, na noite do Oscar, subiu novamente no palco, dessa vez para receber a estatueta pela sua comovente interpretação na obra Um Sonho Possível. Foi o primeiro caso, na história, de astro que ganhou o Framboesa e o Oscar no mesmo ano. Outro caso semelhante, envolveu o roteirista Brian Helgeland, que ganhou em 1998 o Oscar por Los Angeles Cidade Proibida e o Framboesa por O Mensageiro. Na ocasião, pediu à instituição seu "prêmio", para por ao lado de seu Oscar lembrando a "natureza quixotesca de Hollywood".

3) O recordista de indicações é o ator Sylvester Stallone, que foi nominado 32 vezes, faturando 10 prêmios. Em uma das vezes em que foi escolhido, o astro ficou tão ofendido que chegou a deixar um recado malcriado na secretária eletrônica de Wilson.

4) Acredite se puder, o clássico O Iluminado de Stanley Kubrick, recebeu duas indicações - como pior diretor e pior atriz (para Shelley Duvall). Outro clássico a receber indicação foi Scarface, de Brian De Palma. A propósito, foi o diretor o nominado.

5) Entre os diretores, De Palma é o campeão de indicações: foram seis, deixando para trás nomes muito mais consagrados entre os piores, como Michael Bay (com quatro) e Uwe Boll (com três).


6) Entre as atrizes, a grande campeã de nominações é a cantora Madonna, com 12 indicações e oito prêmios. Demi Moore, com nove e Faye Dunaway e Kim Bassinger vem logo em seguida, com oito cada.

7) Anthony Hopkins, Michael Caine, Laurence Olivier, Marlon Brando, Peter O'Toole, Al Pacino, Sean Penn, Tim Robbins, Harvey Keitel e Jack Nicholson já foram indicados. Ou seja, o Framboesa não poupa ninguém!

8) Em 2012, a comédia Cada Um tem a Gêmea que Merece, com Adam Sandler e Al Pacino, bateu os recordes do Framboesa do Ouro, levando todas as 10 categorias existentes no prêmio.

9) O filme campeão de indicações na história é o Showgirls. Foram 15 indicações - 13 em 1996, Pior Filme da Década de 90 em 2000 e Pior Drama dos 25 Anos do Framboesa de Ouro em 2005).

10) Em 2011, David Eigenberg resolveu aceitar a premiação na categoria Pior Dupla/Elenco de Sex and the City 2 dizendo "nunca ter vencido nenhum prêmio na vida". na ocasião, fez com Wilson um vídeo de aceitação.


 Fontes das informações: Guia dos Curiosos, Wikipedia e Razzies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário