terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pra Ouvir - A Banda Mais Bonita da Cidade

Meu amor, essa é a última oração/ Pra salvar seu coração/ Coração não é tão simples quanto pensa/ Nele cabe o que não cabe na despensa. Quem não se lembra desses versos simples que inundaram rádios, cativaram o Brasil inteiro e quase zeraram a internet em meados de 2011? Eles fazem parte do megahit Oração, d'A Banda Mais Bonita da Cidade. Pois o quinteto de Curitiba já foi sim conhecido por essa canção que, é preciso que se diga, parece ter viralizado muito mais pela forma como feita - em um único plano sequência, com a presença de uma série de pessoas e outros elementos cenográficos -, do que pela música em si que, ainda que esta contenha belos versos é dotada de grande simplicidade.

Quando eu digo no parágrafo acima que o grupo "já foi" conhecido por Oração significa que, hoje, com dois discos lançados, centenas de apresentações realizadas não apenas no Brasil, mas também no exterior, e que já atraíram milhares de pessoas, A Banda... parece ter superado o estigma de "viral de internet que, assim como aparece, some". Atualmente, os curitibanos podem ser incluídos naquele conjunto de artistas da nova Música Popular Brasileira (MPB), que são mais queridos pelo público que, sempre cativo, é capaz de cantar a plenos pulmões todas as canções em cada espetáculo - algo que ocorre com muitas outras bandas do cenário alternativo nacional. E que parece ter iniciado com a febre vivida pelos ardorosos fãs dos Los Hermanos - eu entre eles, só pra constar.

Muitas pessoas não se lembram disso, mas A Banda... possui um integrante de Lajeado, no Rio Grande do Sul - a cidade "sede" do Picanha. No caso, o percussionista Luis Bourscheidt, querido amigo que, na época de piá era conhecido por Geleia - e eu não faço ideia se esse apelido se espalhou pelos campi das faculdades paranaenses. Além dele, compõe o grupo a vocalista Uyara Torrente, o tecladista Vinícius Nisi, o guitarrista Thiago Ramalho e o baixista Marano - em 2014, o ex-guitarrista Rodrigo Lemos deixou a banda para partir para a carreira solo. Abaixo, você conhece um pouco mais sobre os dois discos lançados pel'A Banda... até então. O terceiro pode pintar ainda nesse ano, pra alegria de todos nós. Assim como o primeiro DVD.


A Banda Mais Bonita da Cidade (2011)

Não tão coeso quanto viria a ser o registro seguinte o primeiro disco, homônimo, foi resultado de financiamento coletivo, e apresenta uma coleção de canções bastante diversificada, selecionada a partir de composições de amigos e outros artistas locais. Ainda assim, a eventual falta de "ligação" entre as músicas, é compensada por um competentíssimo trabalho de produção e arranjos, que valoriza a parte instrumental, abrindo espaço para a voz sempre limpa de Uyara. Além do hit Oração, o disco alterna entre momentos mais divertidos - como na espetacular Mercadoramama, sobre um casal que só quer passar uma noite em paz, mas tem de aguentar o choro insuportável de um "inesperado" bebê - e outros mais dramáticos - como em Solitária, do ótimo refrão: Vou cometer haraquiri/ Mesmo sabendo que nesse momento você ri. Ouça: Mercadoramama, Garotos de Aluguel, Canção Pra Não Voltar, Solitária e Oração (tá brincando, ainda não escutou?).


O Mais Feliz da Vida (2013)

Eu seu segundo disco, A Banda... mostra impressionante maturidade para um grupo ainda jovem, ao apresentar uma série de canções mais complexas, que parecem se unir umas as outras, formando um conjunto muito mais homogêneo. A escolha das músicas, baseada, novamente, em composições de artistas locais como Luiz Felipe Leprevost, Troy Rossilho, Alexandre França, Vitor Paiva e Rodrigo Lemos, representa uma espécie de contraponto ao trabalho anterior, ao propor "uma reflexão sobre as etapas da vida, com todas as suas alegrias, intempéries, fracassos, superações e o fim", de acordo com o que diz no site do grupo - algo que pode ser visto, inclusive, no belo trabalho artístico do álbum. Mais maduro, o registro representa uma evolução na ainda pequena discografia do quinteto, por meio de arranjos ainda mais climáticos e, em muitos casos, até mais emocionantes do que os do primeiro álbum. Ouça: Saindo de Casa, Deixa eu Dormir na Sua Casa, Balada da Contramão e Uma Atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário