quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

10 Curiosidades Sobre o Oscar

1) Os filmes mais premiados da história do Oscar são Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Cada uma das produções faturou 11 estatuetas. Mas quem estraçalhou mesmo foi O Senhor dos Aneis, que conquistou todas as categorias em que havia sido indicado. Outra particularidade sobre a película de Peter Jackson: ele é o único da categoria Fantasia a faturar o prêmio, na história.

2) Por outro lado, os maiores derrotados entre todas as premiações foram os filmes Momento de Decisão (1978) e A Cor Púrpura (1986) que, a despeito das 11 indicações cada, saíram de mãos abanando.

3) Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram faturar a tão cobiçada estatueta dourada. Os casos mais notáveis são os de Richard Burton, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e Kirk Douglas, que recebeu apenas o Oscar honorável, em 1996, das mãos de seus filhos, entre eles Michael Douglas. O gênio Charles Chaplin também foi reconhecido da mesma forma, recebendo a honraria em 1972, aos 82 anos de idade.

4) Em toda a história, apenas duas pessoas receberam o Oscar póstumo, sendo o caso mais recente o do ator Heath Ledger, pela sua assombrosa interpretação do Coringa, em O Cavaleiro das Trevas, de 2009. O outro foi o ator Peter Finch, por sua interpretação em Rede de Intrigas de 1976. Outros cinco atores mortos receberam indicações, mas sem faturar o prêmio: Spencer Tracy, Massimo Troisi, Ralph Richardson, Jeanne Engels e James Dean.

5) Apenas três filmes atingiram a impressionante conquista das cinco principais categorias da Academia - Melhor Atriz, Melhor Ator, Roteiro (Adaptado ou Original), Melhor Diretor e Melhor Filme: Aconteceu Naquela Noite, em 1934; Um Estranho no Ninho, em 1975 e O Silêncio dos Inocentes, em 1990.


6) Apesar de impressionantes, as 19 indicações da atriz Meryl Streep, não chegam nem perto do número de nominações recebidas pelo falecido Walt Disney, o verdadeiro recordista: foram 59 indicações e 26 vitórias. O segundo colocado na lista é o compositor John Williams, que já esteve entre os finalistas 49 vezes, tendo ganho em apenas cinco oportunidades. Apenas para constar, Meryl ganhou apenas três estatuetas.

7) Na categoria Filme Estrangeiro quem domina o campinho é a Itália, com onze produções premiadas, estando entre elas três do diretor Federico Fellini: Noites de Cabíria (1957), 8 1/2 (1963) e Amarcord (1973). Na América do Sul, os maiores vencedores, como não poderiam deixar de ser, são os nossos hermanos argentinos, com duas conquistas. O Brasil, que nunca venceu, foi indicado em apenas quatro oportunidades.

8) A produção mais longa a levar o Oscar na história foi o clássico Guerra e Paz, de 1968. A obra, com mais de sete horas de duração, faturou a estatueta na categoria Filme Estrangeiro.

9) A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como Atriz Coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974. A segunda mais jovem, a canadense Anna Paquin, só pôde assistir ao próprio filme cinco anos após sua produção. O filme O Piano, em que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, era proibido para menores de dezesseis anos e ela só tinha onze.

10) E pra finalizar, uma curiosidade que tá mais pra uma divertida lenda, ainda que haja muitos sites que abordem o assunto. Uma das melhores histórias desses 86 anos de estatuetas, celebridades e tapete vermelho, envolve a vitória de Marisa Tomei em 1993. Corre nos bastidores que, naquele ano, a vencedora na categoria Melhor Atriz Coadjuvante deveria ser a Vanessa Redgrave por sua interpretação em Retorno a Howards End. Só que quando o veterano Jack Palance subiu ao palco para anunciar as indicadas, insistiu em fazê-lo sem os óculos. Resultado: na hora, ele até conseguiu ler no teleprompter, que tem letras maiores, todas as nominadas. Só que, no momento de revelar a vencedora, depois de abrir o envelope, não conseguiu enxergar! Para evitar a saia justa, já que o silêncio estava se tornando constrangedor, apelou de novo para o teleprompter, que ainda apresentava o nome de Marisa, última a ser chamada. Ninguém em Hollywood parece confirmar essa história, mas não deixa de ser curioso o fato de Marisa ter faturado o Oscar pela comédia Meu Primo Vinny.




Aguardemos outras histórias para a 87ª edição do Oscar, que ocorre no dia 22 de fevereiro.

Fontes das informações: megacurioso, guia dos curiosos, ccine e gq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário