domingo, 25 de janeiro de 2015

Cinema - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

De: Alejandro González Iñarritu. Com: Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Zach Galifianakis. Comédia / Drama / Fantasia, EUA, 2014, 119 min.

É incrível o poder que a Arte tem de nos surpreender. Mesmo depois de diversos filmes assistidos, ao me deparar com uma obra como este Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), a sensação de arrebatamento foi imediata - e como é bom quando isto acontece! Mais surpreendente ainda, é perceber a guinada na já interessante carreira do diretor mexicano Alejandro González Iñarritu, dos ótimos (e pesadíssimos) filmes Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. E é curioso perceber que a sua consagração vem exatamente em um filme rotulado como "comédia" - obviamente uma comédia pouco usual, de humor negro, com forte carga dramática e toques de fantasia.

Na trama, Michael Keaton (em atuação consagradora) interpreta o tragicômico Riggan Thomson, ator decadente que nos anos 90 fez sucesso interpretando o super-herói Birdman (alguém leu Batman aqui? lembrou de Michael Keaton interpretando o herói? pois é) e, atualmente, busca reerguer sua carreira fazendo algo que, segundo ele, seja relevante artisticamente - uma adaptação de uma peça de teatro para a Broadway. Paralelamente a isso, o ator tem que enfrentar problemas pessoais, com a filha (Stone), com o elenco, e com a produção da peça.


O que impressiona aqui é a incrível fluidez da narrativa, que dá a sensação de ter sido toda filmada em um único plano sequência - o que não é o caso - seguindo toda a movimentação dos atores, além dos saltos no tempo, tudo de forma extremamente orgânica e ritmada, acompanhada por uma extraordinária trilha sonora feita com sons de percussão. Os cenários são construídos de forma a dar a impressão de estarmos dentro de um labirinto cheio de nuances, luz e escuridão - exatamente como a mente de nosso personagem principal. O diretor consegue, ainda, extrair excelentes interpretações de todo o elenco, não a toa tendo sido grande parte dos atores indicados ao Oscar: Keaton, favorito ao prêmio de melhor ator, Emma Stone e Edward Norton, como atriz e ator coadjuvante, respectivamente. Norton, por sinal, está muito bem como um ator arrogante e complicado, tirando sarro da sua própria persona, visto que na vida real o ator tem a fama de "difícil" nos bastidores.

Com um roteiro riquíssimo e recheado de diálogos inspirados, Birdman traz uma série de tiradas geniais e divertidas, além de profundas reflexões sobre o fazer artístico e um desabafo frente ao mercado de entretenimento. Soma-se a isso uma inteligente crítica aos críticos de arte e uma declaração apaixonada aos atores que, numa época em que basta um "viral" para virar celebridade, ainda insistem em fazer aquilo no que acreditam, sem se submeter à descartabilidade de um mercado cada vez mais inescrupuloso e lucrativo. Indicado a 9 Oscar, incluindo melhor filme, Birdman é um filme ousado, original, profundo, que diverte, emociona e faz refletir -  é Arte com "A" maiúsculo. 

Nota: 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário