segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Premiações - Destaques do Globo de Ouro 2015

Na noite passada aconteceu a 72ª premiação dos melhores filmes e séries de 2014 pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o Globo de Ouro.

O filme Boyhood - Da Infância à Juventude (clique AQUI para ler nossa resenha), de Richard Linklater, ficou com os prêmios mais importantes da noite (filme dramático e melhor diretor) além do prêmio de melhor atriz coadjuvante para Patricia Arquette.

Equipe do filme Boyhood

Na categoria comédia ou musical, a surpresa ficou por conta da premiação de O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, como melhor filme, superando o até então favorito Birdman, de Alejandro González Iñarritu.

Apesar de não ter ganho o prêmio principal na categoria, Birdman arrematou os prêmios de melhor roteiro original e ator de comédia/musical para Michael Keaton. Na categoria ator dramático, o prêmio ficou para Eddie Redmayne pela personificação de Stephen Hawkings em A Teoria de Tudo. Já os prêmios de atuação feminina foram entregues para Julianne Moore (atriz dramática, Para Sempre Alice) e Amy Adams (comédia/musical, Grandes Olhos).

Outro momento interessante da noite foi a premiação de atores veteranos como J.K. Simmons, melhor ator coadjuvante por Whiplash - Em Busca da Perfeição, e de Jeffrey Tambor, comediante que ganhou o prêmio de melhor ator em série de televisão comédia/musical por seu papel na série Transparent - vencedora também como melhor série na categoria. Tambor, emocionado com o prêmio, retrata na série uma personagem transgênero (uma espécie de Laerte da gringa), de forma sensível e humanizada. A Associação premiou também novidades como a série The Affair  (melhor série dramática e melhor atriz da categoria para Ruth Wilson).

Jeffrey Tambor em Transparent: Laerte?

Na categoria filme estrangeiro, outra surpresa: o drama político russo Leviatã venceu o até então favorito filme polonês Ida (resenha AQUI no blog).

---

Um dos momentos mais divertidos da noite ficou a cargo das apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler. Ao apresentar o prêmio Cecil B. DeMille ao jovem ator George Clooney, pelo conjunto de sua obra na televisão e cinema, as duas fizeram piada com a mais recente esposa do ator, a advogada Amal Alamuddin. Listando o elogiável currículo de Alamuddin - advogada dos direitos humanos responsável por ações na Síria e Faixa de Gaza - as duas brincaram com a idéia de o seu marido estar ali para receber o prêmio pelo conjunto da obra.

O casal Clooney e Alamuddin
--- 

A lista de todos os indicados e premiações você pode conferir neste LINK.

Agora é esperar pelo Oscar 2015. O Picanha Cultural estará trazendo as novidades e comentando filmes e demais indicados. Quem você acha que estará na cerimônia do dia 22 de fevereiro? Escreva pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário