terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Novidades em DVD - Se Eu Ficar

De: R. J. Cutler. Com Chlöe Grace Moretz, Mireille Enos e Joshua Leonard. Drama, EUA, 106 minutos.

Filmes com pessoas em coma existem um bom punhado e com ótimas histórias. Puxando pela memória, é possível lembrar os divertidos Fale com Ela (2002)  de Pedro Almodóvar e O Tigre e a Neve (2004) de Roberto Benigni ou mesmo os densos O Escafandro e a Borboleta (2007) de Julian Schnabel e Menina de Ouro (2004) de Clint Eastwood. Todos com boas credenciais para serem apreciados por qualquer fã de cinema que se preze. É diferente do que ocorre com este Se Eu Ficar (If I Stay, 2014) que, é preciso que se diga, deve ter escapado por pouco de ser indicado para o Framboesa de Ouro.
A obra do desconhecido diretor R. J. Cutler é um rocambole mal arranjado que mistura filme para adolescentes e religião, apostando nos mais variados clichês - como narração em off, câmera lenta, frases de efeito, estereótipos estudantis (e adultos), manipulação das lágrimas, entre outros. A trama gira em torno da Jovem Mia Hall (Moretz), musicista prodígio que precisa decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard ou o amor de sua vida - no caso o jovem e inexpressivo Adam (Jamie Blackley). Tudo muda após ela sofrer um acidente, perder a família, entrar em coma e precisar decidir se fica no mundo, apesar de tudo que ocorreu, ou se escolhe o caminho da luz.
As idas e vindas no roteiro mostram como foi a vida de Mia até então - ao lado dos pais também ligados a música e ao irmão - dando o estofo para que ela consiga tomar a sua dramática decisão. Os personagens que estão vivos e ao seu lado - uma amiga, o candidato a namorado, os avós - conversam com ela auxiliando no processo. Sem entrar na questão religiosa, ainda que não tenha conhecimento sobre a possibilidade desse tipo de "decisão" quando se está em coma, o filme definha na forçação de barra das interpretações, nos diálogos amadores (o avô ausente se aproximando e falando os motivos para ela ficar são de deixar pasmo) e na falta de verossimilhança - onde já se viu uma menina bonita e inteligente ser a excluída da escola? Ainda assim a obra foi hit nos cinemas e deverá fazer boa carreira na telinha. Mas se você procura algo mais "adulto", bom, é só voltar lá pro primeiro parágrafo.

Nota: 2,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário