quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

10 considerações sobre os indicados ao Oscar 2015

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta manhã a lista de indicados para a 87ª edição do Oscar 2015, que ocorre no próximo dia 22 de fevreiro. Birdman e O Grande Hotel Budapeste foram os filmes com mais nomeações, figurando em nove categorias. A lista completa você confere no Cinema em Cena. E, nós aqui no Picanha, aproveitamos o clima da premiação para fazer uma lista com 10 considerações sobre o Oscar.

1) Esta é a primeira vez em que oito filmes são indicados na categoria principal, desde que as regras mudaram, em 2011, com a possibilidade de o número de indicados variar de cinco a dez. Este fato pode ser interpretado de duas maneiras diferentes. Ou a safra está muito boa, o que fez com que a inclusão de votos fique mais equilibrada. Ou, pelo contrário, a relação de filmes está mais fraca, o que não motivaria os "acadêmicos" a indicarem não mais do que oito obras. O que, vamos combinar, parece ser a realidade deste ano.

2) Para quem não quer perder nenhum detalhe sobre os filmes indicados na principal categoria da noite, mas não sabe bem por onde começar, a dica é assistir ao curioso O Grande Hotel Budapeste, do excêntrico diretor Wes Anderson. Esse é o único que já foi lançado em DVD por aqui.

3) Quem tiver sorte (e um bom cinema na cidade), poderá acompanhar os filmes Boyhood e Whiplash na telona. Por aqui, até o momento, nenhum dos dois deram as caras. Boyhood já teve resenha por aqui. E o Whiplash deverá ter seu texto publicado em breve.

4) Para quem gosta de filmes mais movimentados, com explosões e bastante ação, mas ainda assim não quer perder nada do Oscar, pode unir o útil ao agradável. Obras como Planeta dos Macacos: O Confronto, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Capitão América 2: O Soldado Invernal já estão disponíveis em DVD. O mesmo vale para animações como é o caso de Como Treinar o seu Dragão 2.

5) No quadro Aquecimento para o Oscar, publicado no último dia 5 de janeiro aqui no Picanha, demos como praticamente certa a indicação do filme Foxcather na categoria principal da noite. Como diria o impagável Fausto, imitado pelo Pedro Smaniotto do Pretinho: ERÔOOOOOOOU!!!


6) Gostei da indicação do filme polonês Ida para Fotografia. É sempre legal ver obras estrangeiras nominadas em categorias que normalmente são polarizadas por americanos. E, para quem gosta de participar de "bolões", a nominação de um filme em língua não americana em qualquer outra categoria, sempre pode ser um indicativo de quem vencerá como Melhor Filme Estrangeiro.

7) Ainda sobre filmes estrangeiros, como nós aqui do Picanha já havíamos adiantado, a obra Relatos Selvagens é a América do Sul na Libertadores no Oscar. É difícil, mas desde já fica a torcida por essa pérola cinematográfica feita pelos nossos hermanos.

8) E a Meryl Streep hein? Já nem sei mais dizer quantas indicações a atriz já teve (nós por aqui perdemos a conta). Até quando o filme parece ser bem mais ou menos, como é o caso desse Caminhos da Floresta, ela conquista a nominação. No caso, como Atriz Coadjuvante.

9) Fico tentando imaginar a frustração da atriz Jennifer Aniston, que era dada como praticamente certa na categoria Melhor Atriz, pelo seu trabalho em Cake, após tantas indicações ao Framboesa de Ouro. Na última hora, quem pegou a quinta vaga foi a sempre talentosa Marion Cotillard, por Dois Dias, Uma Noite.

10) Por fim, atenção para as datas de lançamento de algumas das obras nominadas na categoria principal da noite: A Teoria de Tudo, Birdman e Foxcatcher estreiam no dia 22 de janeiro. O Jogo da Imitação na semana seguinte, no dia 29. E, por fim, o Sniper Americano, tem a estreia marcada para o dia 19 de fevereiro. É aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário