Exagero ou não, o fato é que o artista lançou um álbum que impressiona pela simplicidade, capaz de tornar o ouvinte íntimo de suas canções já na primeira audição - e, nesse sentido, é preciso que se diga que Tobias Jesso Jr. mais parece aquele amigo que aprendeu a tocar piano e que agora faz apresentações em jantares só pela parceria. Isso em um mundo ideal, é claro. A abertura, com a espetacular Can't Stop Thinking About You, por exemplo, bem poderia ser parte de algum disco do Elton John, nas fases Madman Across the Water ou Blue Moves. O mesmo valendo para a linda Without You, que tem um refrão tão mas tão pegajoso, que é provável que você se pegue cantarolando ele, sem nem perceber. E isso que, a essa altura do álbum estamos apenas na terceira música.
O fato é que, em uma época em que prevalece a pirotecnia também no meio musical - quem escutou qualquer disco recente do Muse sabe o que é isso - chega a ser alentador ouvir um álbum apenas com voz e piano. Dificilmente se encontra em Goon qualquer tipo de exagero instrumental ou de arranjo, sendo a máxima extravagância um dedilhado a mais de violão ou alguma eventual percussão. Nada de botões, samplers, sintetizadores e outras tecnologias que pudessem fazer com que nos sentíssemos dentro de um fliperama. Bom, como vocês veem acima, até a capa é simples. Sai a balbúrdia de uma grande cidade, entra a introspecção e o ambiente familiar, capaz de nos levar diretamente aos anos 60. Bem ao estilo de Lennon, McCartney e de outras estrelas as quais Jesso Jr. tem sido comparado. Algo que fica ainda mais claro ao ouvir canções como a bela For You.
As letras, extremamente intimistas, falam das alegrias e dissabores do amor e, ainda que eventualmente possam soar ingênuas, elas estão plenamente adequadas a proposta do trabalho. Por exemplo, em For You, o jovem está radiante: Every time I see ya, I'm always smiling/ Every time I see ya, you're always shining, canta Jesso Jr., bem ao estilo dos Beatles na fase ié-ié-ié. Ao passo que, na melancólica How Could You Babe, o artista lamenta: And I find out you'd gone and met a new man/ And told him he's the love of your life/ How could you, baby? (how could you, baby?). O mesmo ocorre em outros belos momentos como em The Wait e Hollywood. Tudo muito simples, humano, sincero, direto. Mas amplo, cheio de significados, nada artificial. O que torna esta uma grande estreia.
Nota: 8,5
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