segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

10 Considerações Sobre a Cerimônia do Oscar 2016

E então pessoal, gostaram da 88ª edição do Oscar, ocorrida na noite de ontem? Spotlight - Segredos Revelados foi o vencedor da noite na categoria Melhor Filme, enquanto Alejandro G. Iñarritu foi bicampeão na categoria Melhor Diretor - por O Regresso. Já o Mad Max - Estrada da Fúria, por suas conquistas nas categorias técnicas, pode-se dizer que "passou o rodo", levando seis estatuetas para a casa. No mais, nós, do Picanha, acompanhamos tudo, e agora fazemos um pequeno resumo dos principais acontecimentos do evento que reuniu astros e estrelas em Los Angeles. São as 10 Considerações Sobre a Cerimônia do Oscar 2016.

#1 Falta de diversidade. A apresentação de Chris Rock foi, como era esperado, um verdadeiro desfile de piadas e comentários sobre o problema da falta de diversidade entre os indicados. O monólogo de abertura, é preciso que se diga, teve lá seus bons momentos. O que a gente quer é oportunidade. Queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades. E só. Não só de vez em quando. Leo [DiCaprio] consegue um grande papel todo ano. Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros? lembrou Rock em certo momento. Ainda assim, o excesso de sátiras a atores que aderiram ao boicote, a relativização da importância de conquistas dos negros na sociedade atual, as piadinhas sem graça e a comparação baseada no sexismo, parecem ter soado meio estranhos para quem acompanhava a premiação - Jada (Pinkett-Smith) disse que não viria, em protesto. Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu nem fui convidado! Sobre se houve ou não um certo "erro de tom" é vocês que vão me dizer (e confesso que ver os "racistinhas da internet" delirando com o discurso não parece ter sido um bom sinal).



#2 Deu Leo, finalmente! Vamos combinar, a noite foi de Leo DiCaprio, que finalmente faturou a tão aguardada estatueta pela sua entrega comovente em O Regresso! O astro não aproveitou o momento apenas para agradecer àqueles que lhe propiciaram tal oportunidade, como é de praxe nesses casos. Em seu discurso falou sobre os problemas climáticos que a humanidade tem enfrentado, em uma dos mais bonitos e emocionantes momentos da noite. A mudança climática é real. É a ameaça mais urgente à nossa espécie, e precisamos trabalhar coletivamente e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelos bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos, e por essas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política, afirmou Leo.



#3 Explosão de MEMES. A propósito da expectativa pela vitória do Leo, a internet praticamente EXPLODIU em memes, antes e depois da conquista do astro. Para muitos, uma parte da "fábrica de memes" se fecha, agora que o ator finalmente conquistou seu Oscar. Outra que sofreu com as piadas online do pessoal ligado no Oscar foi a atriz Glória Pires, que desfilou toda a sua (falta de) conhecimento na transmissão da Globo, que, com sua tradicional falta de respeito a quem queria acompanhar a premiação, iniciou a transmissão apenas após o Big Brother, quase à meia noite, e quando meio evento já tinha ocorrido.






#4 Derrubando o Bolão. A noite contou com algumas zebras, daqueles capazes de fazer derrubar os apostadores em bolões do Oscar. A vitória de Ex-Machina, na categoria Efeitos Visuais, parece ter pego de surpresa até mesmo a equipe do filme - ainda mais se levarmos em conta o fato de que Mad Max - Estrada da Fúria estava papando todos os prêmios técnicos da noite e de que havia certa expectativa de que Star Wars - O Despertar da Força ganhasse algo em algum lugar. Outra grande surpresa foi a vitória da horrorosa canção de Sam Smith (Writting's On the Wall), pelo filme 007 Contra Spectre. Ainda mais depois da impactante apresentação de Lady Gag, para a música Til It Happens to You, do documentário The Hunting Ground, sobre o espinhoso tema do abuso sexual de jovens.



#5 Tirando o doce das mãos do Rocky! A derrota do Sylvester Stallone (de Creed - Nascido para Lutar) para o Mark Rylance (de Ponte dos Espiões), me fez lembrar aquele episódio do Friends, em que Joey Tribianni (vivido pelo Matt Le Blanc), tá concorrendo a um prêmio e perde! Vamos combinar, que, ainda que houvesse certa comoção em torno do eterno Rocky, a execução técnica, sutil e cheia de nuances de Rylance, como o agente russo de Ponte dos Espiões foi muito superior a de Stallone. Mas, é preciso que se diga, a zebra também andou por aí.



#6 O México é aqui! Ao faturar o bicampeonato por seu trabalho em O Regresso, Alejandro G. Iñarritu, que ano passado venceu por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), se tornou apenas o terceiro diretor da história a conseguir tal feito - os outros dois haviam sido John Ford e Joseph L. Mankiewicz. Somando-se as duas vitórias, a conquista de Alfonso Cuarón, em 2014 (por Gravidade) e pode-se dizer que, quem manda na categoria atualmente, são os mexicanos!



#7 Spotlight e a surpresinha do final. Ainda que já tivéssemos alertado por aqui, sobre o fato de Spotlight - Segredos Revelados estar SIM na briga - principalmente pela conquista no Screen Actors Guild (SAG), não deixou de ser uma certa surpresa a vitória, que na reta final parecia mais polarizada entre O Regresso e A Grande Aposta - e a expressão de Morgan Freeman ao final não poderia ser mais evocativa nesse sentido. Foi pra finalizar a noite de surpresas, que fez os apostadores dos bolões se atrapalharem. (a propósito, CHUPA HENRIQUEEEEE, minha segunda vitória na história do Bolão!!!!!!1111ONE)



#8 Roger Deakins, o novo Leo DiCaprio. O diretor de fotografia Roger Deakins já foi indicado 13 vezes para o Oscar - a última, pelo seu trabalho no ótimo Sicario - Terra de Ninguém. Ainda assim, assistiu ao rival Emanuel Lubezki faturar a sua terceira estatueta consecutiva, por seu trabalho em O Regresso - as anteriores foram por Birdman e Gravidade.



#9 Morricone finalmente! Um ponto alto da noite foi a vitória do gênio Ennio Morricone na categoria Trilha Sonora - anteriormente havia recebido apenas a distinção honorária pelo conjunto de sua obra, em 2007 - , pelo trabalho em Os Oito Odiados. Aos 87 anos, e aplaudido de pé, o compositor (que fez trilhas pra clássicos como Era Uma Vez no Oeste e Três Homens em Conflito) se tornou ainda a pessoa mais idosa do mundo a faturar a estatueta.



#10 Não deu pra O Menino e O Mundo. Mas Valeu! Tirar a estatueta do ótimo Divertida Mente da Pixar, era tarefa quase impossível, mas o filme de Leo Abreu fez bonito na temporada estrangeira, aumentando o seu número de fãs e ampliando a visibilidade da animação nacional. Se o Que Horas Ela Volta não pôde estar lá, O Menino e O Mundo foi o Brasil no Oscar. E que venha 2017!



Bônus: uma foto da MUSA Kate Winslet, a mais linda de todas da noite. Ignorem o cara do lado dela, que não sei quem é.


E pra vocês? Houve mais algum momento marcante na premiação de ontem a noite? Deixem sua opinião nos comentários!

2 comentários:

  1. eu não entendi se as piadas do apresentador eram irônicas ou se a academia realmente não se importa com a questão da discriminação racial. se foi a primeira opção, falharam demais. o racismo não precisa de piadas, nem as irônicas. precisa de uma postura séria!

    quanto ao leo DiCaprio: mt amor! a zoeira da internet fará novos memes ao alcance. guardaremos esse com carinho na memória. #fimdeumaera

    ResponderExcluir
  2. Também não entendemos nada, Luísa. A impressão foi de que o soneto ficou pior que a emenda. E, sobre o Leo: DÁ-LE!!

    ResponderExcluir