quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cinema - Brooklyn (Brooklyn)

De: John Crowley. Com Saoirse Ronan, Domnhall Gleeson, Emory Cohen, Julie Walter e Jim Broadbent. Drama / Romance, Irlanda / Reino Unido / Canadá, 2016, 111 minutos.

Se houvesse uma categoria no Oscar que premiasse o melhor desempenho coletivo dos atores, que me perdoe o excelente (e hollywoodiano) elenco do ótimo Spotlight - Segredos Revelados, mas a distinção deveria ir para os intérpretes do belo e singelo Brooklyn (Brooklyn), um dos oito indicados a Melhor Filme na premiação máxima do cinema, que ocorre na noite do próximo dia 28 de fevereiro. É praticamente impossível ficar alheio a tantos personagens interessantes numa mesma obra - sejam eles a tagarela e histriônica senhora Keogh (Julie Walters), dona de uma pensão que abriga jovens mulheres nos Estados Unidos, o bondoso e carismático padre Flood (Jim Broadbent), que auxilia a protagonista em suas intenções, ou mesmo o doce e apaixonado Tony (Emory Cohen), jovem italiano que trabalha como encanador e que tem uma predileção por festas irlandesas.

A obra do jovem diretor John Crowley - do interessante Circuito Fechado (2013) - é relativamente simples e conta a história da jovem Ellis Lacey (Ronan), que se muda de sua terra natal - um povoado no interior da Irlanda -, para tentar viver o sonho americano no bairro do Brooklyn, em Nova York. Ainda que a adaptação seja complicada, a jovem supera a saudade de casa, personificada pela mãe e pela irmã amorosas, especialmente após conhecer e se apaixonar pelo já citado Tony. Sim, é uma história de amor meio a moda antiga, com fotografia extremamente elegante e um estilo classudo, que, curiosamente, faz lembrar filmes como Orgulho e Preconceito (2005) e Desejo e Reparação (2007), sendo que este último rendeu a Ronan sua única indicação ao Oscar até então, quando tinha apenas 13 anos de idade. E é nesse novo ambiente que Ellis tentará se adaptar, tendo de tomar decisões que modificarão sua vida para sempre - especialmente nos campos amoroso e profissional.


E se o trabalho do elenco de coadjuvantes é exemplar, é preciso que se diga que Ronan não apenas faz por merecer a sua segunda indicação ao Oscar, como não seria nenhuma injustiça se vencesse na categoria Melhor Atriz - ok, ainda não assistimos a O Quarto de Jack, da favorita Brie Larson. Com um desempenho extremamente natural - ainda que tenha nascido em Nova York, a atriz se mudou ainda jovem para a Irlanda -, a intérprete utiliza-se de gestos delicados e olhares sutis para representar tanto as pequenas como as grandes mudanças que ocorrem em sua vida, com o desenrolar da trama. Nesse sentido, se no primeiro terço do filme vemos Ellis como uma jovem tímida e de modos introvertidos (ela chega até a caminhar meio curvada pra baixo), não deixa de surpreender a desenvoltura e a forma segura como se movimenta em seu retorno a Irlanda, já no terço final, quando se torna uma jovem de ares cosmopolitas e independentes. O que serve como exemplo de uma composição primorosa e de grande talento.

E se as interpretações ajudam para que, ao final, estejamos torcendo para que tudo ocorra da maneira mais satisfatória possível com cada personagem que vemos em tela, a fotografia e o desenho de produção também contribuem para que se torne mais palpável a transformação vivida pela protagonista. Se antes a jovem se comportava de maneira insegura e frágil - o que podia ser visto nas roupas em tons pastel e nos sapatos masculinizados - após o seu "intercâmbio", ela se torna uma mulher capaz de decidir por conta própria os caminhos a seguir em sua existência - sendo marcantes as já citadas mudanças de postura, que também podem ser observadas no figurino, que no terço final passa a ser de cores fortes e quentes e nos sapatos de salto alto, que ressaltam também a feminilidade e a maior confiança no que diz respeito aos relacionamentos. Parece tudo muito simples, e é. Mas os pequenos conflitos, as idas e vindas e as surpresas do roteiro - escrito por Nick Hornby - garantem certamente uma experiência acima da média.

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário