A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou na manhã desta terça-feira (24/01) os indicados ao Oscar 2023. A cerimônia está marcada para o próximo dia 12 de março - o que abre uma boa janela para que consigamos nos atualizar sobre os principais lembrados. Como de praxe aqui no Picanha, a gente faz uma listinha com Treze Considerações sobre os indicados, destacando ausências sentidas, esnobes, surpresas e outros.
1) Em primeiro lugar a satisfação em ver dois filmes maravilhosos como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Nada de Novo no Front sendo lembrados com onze e nove nominações respectivamente - em uma campanha que ganhou força na reta final e retirou outras obras, como Os Fabelmans, de um certo favoritismo. É claro que Os Banshees de Inisherin também chega forte, já que também teve nove indicações. Mas em geral isso nos faz perceber que, para além do investimento em campanha, na atualidade, é preciso que o filme também seja muito bom. É meio que o efeito Parasita que segue reverberando.
2) Ainda na categoria principal, devo admitir que gostei demais de ver o ainda inédito Triangle os Sadness entre os lembrados - ainda não vi a obra, mas como sou um grande fã do trabalho de Ruben Östlund, tenho absoluta certeza de que vou gostar (aliás, resenha por aqui assim que o filme estiver disponível). Achei meio surpreendente a presença de Entre Mulheres na categoria principal já que o filme da Sarah Polley perdeu força na reta final. Há quem ache que valeria a pena dar esse tipo de visibilidade para Pinóquio de Guillermo Del Toro, por exemplo. Ou mesmo A Baleia. Enfim, enfim...
3) Sobre perda de força, filmes que foram muito comentados nas prévias, como Império da Luz, Babylon, Amsterdam, Ela Disse, The Son e Até os Ossos foram perdendo espaço para outros, conforme a temporada avançava. A grande maioria desses filmes em ainda não assisti para dar o veredicto. Mas como dizem alguns críticos para alguns filmes seria melhor não estrear: aí a campanha poderia permanecer em alta. E ninguém teria chance de ver a bomba que é!
4) Falando em bomba, sinceramente, dada a repercussão negativa de Blonde, me recusei a assistir as quase três horas do filme da Netflix - que ontem foi "agraciado" com oito indicações para o Framboesa de Ouro, aquela brincadeira que sempre dá visibilidade as piores produções da temporada. Ainda assim, a Ana de Armas foi lembrada na categoria Atriz. Ela fez um trabalho melhor que a Viola Davis por A Mulher Rei? Ou que a Danielle Deadwyler por Till? Oscar so white de novo? Ou não? Bom, fica para a polêmica. O Blonde tá anotado aqui: se sobrar tempo ainda assisto antes da noite derradeira do Oscar.
5) Ainda nas categorias de atuação, gostei demais da lembrança de Paul Mescal como ator pelo comovente Aftersun - ainda que isso talvez tenha significado deixar o Tom Cruise de fora. E ainda sobre surpresas, creio que nenhuma tenha sido mais absurda (positivamente?) do que a lembrança de Andrea Riseborough pelo alternativo To Leslie. A campanha parece ter sido modesta, envolvendo menos estúdio e mais pessoas, o que chega a alterar um pouco a lógica do "o dinheiro é que manda" To Leslie ainda não estreou por aqui, mas devo dizer que essa nominação aumentou consideravelmente a curiosidade.
6) E o Brendan Fraser? Será que vence em sua primeira nominação da história?
7) Importante comentar: havia a chance, mas nenhuma das duas produções brasileiras que figuravam nas short lists foram lembradas - nem Sideral de Carlos Segundo, na categoria Curta-Metragem, nem O Território, coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Dinamarca, que corria por fora na categoria Documentário. Mais uma vez assistiremos a maior premiação do cinema de "fora", sem chance alguma. Ao passo que os nossos hermanos chegam bem cotados pelo excelente Argentina, 1985 que, não custa sonhar, pode tirar a vitória de Nada de Novo no Front na categoria Filme em Língua Estrangeira.
8) Aliás, sobre a categoria Filme em Língua Estrangeira, aqui talvez esteja o maior esnobe de todos: no caso o do coreano Decision to Leave. Bom para o singelo A Menina Silenciosa, que acabou abocanhando a vaga. Havia uma forte especulação na mesma categoria sobre a presença do badalado Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades. Mas também ficou de fora.
9) Sobre a categoria documentário é até meio normal haver surpresas: agora, jamais poderia imaginar Moonage Daydream de fora. Uma baita - e inesperada - surpresa.
10) Em Fotografia também foi meio inesperada a ausência de Top Gun: Maverick que, em algumas bolsas de apostas era dada como presença certa. Aqui rolou um prêmio de consolação pra Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades e Império da Luz - este último fotografado por Roger Deakins (o que é sempre um diferencial).
11) E o Brian Tyree Henry lembrado na categoria Ator Coadjuvante? Acho que nem o maior fã do filme Passagem poderia esperar tamanha surpresa.
12) Muito se falou sobre a canção original do Pinóquio de Guillermo Del Toro, Ciao Papa, que acabou de fora da lista final. Mas a disputa entre Lady Gaga (Top Gun: Maverick) e Rihanna (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) deve dar o que falar.
13) Havia comentaristas, como o ótimo Dalenogare, que acreditavam que o Treze Vidas: O Resgate, da Amazon, poderiam aparecer em alguma das categorias - inclusive de Filme. Se havia essa possibilidade, o resultado, com nenhuma indicação pode ser considerado apenas um fiasco. Que só confirma a dificuldades da Amazon na hora de fazer campanha.
Indicados
Melhor FilmeNada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Top Gun: Maverick
Triângulo da Tristeza
Entre Mulheres
Melhor Ator
Austin Butler (Elvis)
Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
Brendan Fraser (A Baleia)
Paul Mescal (Aftersun)
Bill Nighy (Living)
Melhor Atriz
Cate Blanchett (Tár)
Ana de Armas (Blonde)
Andrea Riseborough (To Leslie)
Michelle Williams (Os Fabelmans)
Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Atriz Coadjuvante
Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
Hong Chau (A Baleia)
Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Stephanie Hsu (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Ator Coadjuvante
Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
Brian Tyree Henry (Passagem)
Judd Hirsch (Os Fabelmans)
Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Direção
Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Steven Spielberg (Os Fabelmans)
Todd Reid (Tár)
Ruben Ostlund (Triângulo da Tristeza)
Melhor Animação
Pinóquio por Guillermo del Toro
Marcel the Shell with Shoes On
Gato de Botas 2: O Último Pedido
A Fera do Mar
Red: Crescer é uma Fera
Melhor Curta Animado
The Boy, The Mole, The Fox and the Horse
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me The World is Fake and I Think I Believed It
Melhor Roteiro Original
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Triângulo da Tristeza
Melhor Roteiro Adaptado
Nada de Novo no Front
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Living
Top Gun: Maverick
Entre Mulheres
Melhor Curta em Live-Action
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase
Melhor Design de Produção
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Babilônia
Elvis
Os Fabelmans
Melhor Figurino
Babilônia
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Elvis
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Sra. Harris vai a Paris
Melhor Documentário
All That Breathes
All the Beauty and the Bloodshed
Fire of Love
A House Made of Splinters
Navalny
Melhor Documentário em Curta-Metragem
The Elephant Whisperers
Haulout
How Do You Measure a Year?
The Martha Mitchell Effect
Stranger at the Gate
Melhor Som
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Elvis
Top Gun: Maverick
Melhor Direção de Fotografia
Nada de Novo no Front
Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Elvis
Império da Luz
Tár
Melhor Edição
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Tár
Top Gun: Maverick
Melhores Efeitos Visuais
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Top Gun: Maverick
Melhor Maquiagem
Nada de Novo no Front
Batman
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Elvis
A Baleia
Melhor Filme Internacional
Nada de Novo no Front (Alemanha)
Argentina, 1985 (Argentina)
Close (Bélgica)
EO (Polônia)
The Quiet Girl (Irlanda)
Melhor Trilha Sonora Original
Nada de Novo no Front
Babilônia
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Melhor Canção Original
Diane Warren – “Applause” (Tell It Like a Woman)
Lady Gaga – “Hold My Hand” (Top Gun: Maverick)
Rihanna – “Lift Me Up” (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
M.M. Keeravaani e Chadrabose – “Naatu Naatu” (RRR)
Ryan Lott, David Byrne, Mitski – “This Is a Life” (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
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