terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Treze Considerações Sobre os Indicados ao Oscar 2023

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou na manhã desta terça-feira (24/01) os indicados ao Oscar 2023. A cerimônia está marcada para o próximo dia 12 de março - o que abre uma boa janela para que consigamos nos atualizar sobre os principais lembrados. Como de praxe aqui no Picanha, a gente faz uma listinha com Treze Considerações sobre os indicados, destacando ausências sentidas, esnobes, surpresas e outros.

1) Em primeiro lugar a satisfação em ver dois filmes maravilhosos como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Nada de Novo no Front sendo lembrados com onze e nove nominações respectivamente - em uma campanha que ganhou força na reta final e retirou outras obras, como Os Fabelmans, de um certo favoritismo. É claro que Os Banshees de Inisherin também chega forte, já que também teve nove indicações. Mas em geral isso nos faz perceber que, para além do investimento em campanha, na atualidade, é preciso que o filme também seja muito bom. É meio que o efeito Parasita que segue reverberando.

 

2) Ainda na categoria principal, devo admitir que gostei demais de ver o ainda inédito Triangle os Sadness entre os lembrados - ainda não vi a obra, mas como sou um grande fã do trabalho de Ruben Östlund, tenho absoluta certeza de que vou gostar (aliás, resenha por aqui assim que o filme estiver disponível). Achei meio surpreendente a presença de Entre Mulheres na categoria principal já que o filme da Sarah Polley perdeu força na reta final. Há quem ache que valeria a pena dar esse tipo de visibilidade para Pinóquio de Guillermo Del Toro, por exemplo. Ou mesmo A Baleia. Enfim, enfim...

3) Sobre perda de força, filmes que foram muito comentados nas prévias, como Império da Luz, Babylon, Amsterdam, Ela Disse, The Son e Até os Ossos foram perdendo espaço para outros, conforme a temporada avançava. A grande maioria desses filmes em ainda não assisti para dar o veredicto. Mas como dizem alguns críticos para alguns filmes seria melhor não estrear: aí a campanha poderia permanecer em alta. E ninguém teria chance de ver a bomba que é!

4) Falando em bomba, sinceramente, dada a repercussão negativa de Blonde, me recusei a assistir as quase três horas do filme da Netflix - que ontem foi "agraciado" com oito indicações para o Framboesa de Ouro, aquela brincadeira que sempre dá visibilidade as piores produções da temporada. Ainda assim, a Ana de Armas foi lembrada na categoria Atriz. Ela fez um trabalho melhor que a Viola Davis por A Mulher Rei? Ou que a Danielle Deadwyler por Till? Oscar so white de novo? Ou não? Bom, fica para a polêmica. O Blonde tá anotado aqui: se sobrar tempo ainda assisto antes da noite derradeira do Oscar.

5) Ainda nas categorias de atuação, gostei demais da lembrança de Paul Mescal como ator pelo comovente Aftersun - ainda que isso talvez tenha significado deixar o Tom Cruise de fora. E ainda sobre surpresas, creio que nenhuma tenha sido mais absurda (positivamente?) do que a lembrança de Andrea Riseborough pelo alternativo To Leslie. A campanha parece ter sido modesta, envolvendo menos estúdio e mais pessoas, o que chega a alterar um pouco a lógica do "o dinheiro é que manda" To Leslie ainda não estreou por aqui, mas devo dizer que essa nominação aumentou consideravelmente a curiosidade. 

 

6) E o Brendan Fraser? Será que vence em sua primeira nominação da história?

7) Importante comentar: havia a chance, mas nenhuma das duas produções brasileiras que figuravam nas short lists foram lembradas - nem Sideral de Carlos Segundo, na categoria Curta-Metragem, nem O Território, coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Dinamarca, que corria por fora na categoria Documentário. Mais uma vez assistiremos a maior premiação do cinema de "fora", sem chance alguma. Ao passo que os nossos hermanos chegam bem cotados pelo excelente Argentina, 1985 que, não custa sonhar, pode tirar a vitória de Nada de Novo no Front na categoria Filme em Língua Estrangeira.

8) Aliás, sobre a categoria Filme em Língua Estrangeira, aqui talvez esteja o maior esnobe de todos: no caso o do coreano Decision to Leave. Bom para o singelo A Menina Silenciosa, que acabou abocanhando a vaga. Havia uma forte especulação na mesma categoria sobre a presença do badalado Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades. Mas também ficou de fora.

9) Sobre a categoria documentário é até meio normal haver surpresas: agora, jamais poderia imaginar Moonage Daydream de fora. Uma baita - e inesperada - surpresa.

 

10) Em Fotografia também foi meio inesperada a ausência de Top Gun: Maverick que, em algumas bolsas de apostas era dada como presença certa. Aqui rolou um prêmio de consolação pra Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades e Império da Luz - este último fotografado por Roger Deakins (o que é sempre um diferencial).

11) E o Brian Tyree Henry lembrado na categoria Ator Coadjuvante? Acho que nem o maior fã do filme Passagem poderia esperar tamanha surpresa.

12) Muito se falou sobre a canção original do Pinóquio de Guillermo Del Toro, Ciao Papa, que acabou de fora da lista final. Mas a disputa entre Lady Gaga (Top Gun: Maverick) e Rihanna (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) deve dar o que falar.

13) Havia comentaristas, como o ótimo Dalenogare, que acreditavam que o Treze Vidas: O Resgate, da Amazon, poderiam aparecer em alguma das categorias - inclusive de Filme. Se havia essa possibilidade, o resultado, com nenhuma indicação pode ser considerado apenas um fiasco. Que só confirma a dificuldades da Amazon na hora de fazer campanha.


Indicados

Melhor Filme

   Nada de Novo no Front
   Avatar: O Caminho da Água
   Os Banshees de Inisherin
   Elvis
   Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
   Os Fabelmans
   Tár
   Top Gun: Maverick
   Triângulo da Tristeza
   Entre Mulheres

Melhor Ator

    Austin Butler (Elvis)
    Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
    Brendan Fraser (A Baleia)
    Paul Mescal (Aftersun)
    Bill Nighy (Living)

Melhor Atriz

    Cate Blanchett (Tár)
    Ana de Armas (Blonde)
    Andrea Riseborough (To Leslie)
    Michelle Williams (Os Fabelmans)
    Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)

Melhor Atriz Coadjuvante

    Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
    Hong Chau (A Baleia)
    Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
    Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
    Stephanie Hsu (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)

Melhor Ator Coadjuvante

    Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
    Brian Tyree Henry (Passagem)
    Judd Hirsch (Os Fabelmans)
    Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
    Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)

Melhor Direção

    Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
    Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
    Steven Spielberg (Os Fabelmans)
    Todd Reid (Tár)
    Ruben Ostlund (Triângulo da Tristeza)

Melhor Animação

    Pinóquio por Guillermo del Toro
    Marcel the Shell with Shoes On
    Gato de Botas 2: O Último Pedido
    A Fera do Mar
    Red: Crescer é uma Fera

Melhor Curta Animado

    The Boy, The Mole, The Fox and the Horse
    The Flying Sailor
    Ice Merchants
    My Year of Dicks
    An Ostrich Told Me The World is Fake and I Think I Believed It

Melhor Roteiro Original

    Os Banshees de Inisherin
    Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
    Os Fabelmans
    Tár
    Triângulo da Tristeza

Melhor Roteiro Adaptado

    Nada de Novo no Front
    Glass Onion: Um Mistério Knives Out
    Living
    Top Gun: Maverick
    Entre Mulheres

Melhor Curta em Live-Action

    An Irish Goodbye
    Ivalu
    Le Pupille
    Night Ride
    The Red Suitcase

Melhor Design de Produção

    Nada de Novo no Front
    Avatar: O Caminho da Água
    Babilônia
    Elvis
    Os Fabelmans

Melhor Figurino

    Babilônia
    Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
    Elvis
    Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
    Sra. Harris vai a Paris

Melhor Documentário

    All That Breathes
    All the Beauty and the Bloodshed
    Fire of Love
    A House Made of Splinters
    Navalny

Melhor Documentário em Curta-Metragem

    The Elephant Whisperers
    Haulout
    How Do You Measure a Year?
    The Martha Mitchell Effect
    Stranger at the Gate

Melhor Som

    Nada de Novo no Front
    Avatar: O Caminho da Água
    Batman
    Elvis
    Top Gun: Maverick

Melhor Direção de Fotografia

    Nada de Novo no Front
    Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
    Elvis
    Império da Luz
    Tár

Melhor Edição

    Os Banshees de Inisherin
    Elvis
    Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
    Tár
    Top Gun: Maverick

Melhores Efeitos Visuais

    Nada de Novo no Front
    Avatar: O Caminho da Água
    Batman
    Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
    Top Gun: Maverick

Melhor Maquiagem

    Nada de Novo no Front
    Batman
    Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
    Elvis
    A Baleia

Melhor Filme Internacional

    Nada de Novo no Front (Alemanha)
    Argentina, 1985 (Argentina)
    Close (Bélgica)
    EO (Polônia)
    The Quiet Girl (Irlanda)

Melhor Trilha Sonora Original

    Nada de Novo no Front
    Babilônia
    Os Banshees de Inisherin
    Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
    Os Fabelmans

Melhor Canção Original

    Diane Warren – “Applause” (Tell It Like a Woman)
    Lady Gaga – “Hold My Hand” (Top Gun: Maverick)
    Rihanna – “Lift Me Up” (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
    M.M. Keeravaani e Chadrabose – “Naatu Naatu” (RRR)
    Ryan Lott, David Byrne, Mitski – “This Is a Life” (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)

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