quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Pérolas da Netflix - Cine Holliúdy

De Halder Gomes. Com Edmilson Filho, Miriam Freeland, Joel Gomes e Roberto Bomtempo. Comédia, Brasil, 2012, 91 minutos.

Mistura de filme do Mazzaropi com Cinema Paradiso (1988) e uma pitada de Rebobine, Por Favor (2008). Mais ou menos assim pode ser encarada a experiência com Cine Holliúdy, simpática obra dirigida por Halder Gomes e que finalmente estreou na Netflix. Aliás, a ideia deu tão certo que se tornaria o embrião da série que, hoje, é sucesso na Globoplay. Quem, afinal, não gosta de filmes que falam de filmes? Ainda mais com tanto carinho, tanta nostalgia, tanta memória afetiva? Inspirado pelas lembranças da infância do próprio Gomes, o projeto nos joga para o interior do Ceará onde, em meados dos anos 70, o exibidor de uma pequena sala de cinema, de nome Francisgleydisson (Edmilson Filho), se empenha em manter o local aberto - após o advento da chegada da TV. Sem muitas perspectivas e à beira da falência, o protagonista se muda com a mulher Graciosa (Miriam Freeland) e o pequeno Francin (Joel Gomes) para a tranquila Pacatuba na intenção de tentar um recomeço.

E é claro que tudo não passará de uma grande desculpa para não apenas homenagear a sétima arte - e todo o esforço dispensado por aqueles que amam o cinema -, mas para divertir o espectador com reminiscências em formato de gags que remetem a clássicos antigos (como os faroestes ou os filmes de kung fu) ou mesmo com piadas divertidíssimas que apontam o contraste entre a aridez de Pacatuba - e seus moradores provincianos, meio xucros -, com a persistência empreendedora quase comovente de Francisgleydisson e sua família. E talvez não seja por acaso que, em tempos como os que vivemos - de destruição da cultura e de massacre às artes - sequer nos vejamos surpreendidos quando um burocrata local pergunta se o protagonista é um "comunista" (sim, né, artes, cultura, quebra do status quo, confronto às convenções sociais, enfim, coisa de vermelhinho). 

O mesmo vale para outros momentos, como no instante em que Francisgleydisson se depara com uma burocracia quase infinita para conseguir legalizar a "firma" na junta comercial local (e a parte em que um sujeito explica o sem fim de documentos, de carimbos e de outros, que serão necessários para viabilizar o negócio é cômica, mas ao mesmo tempo trágica, se pensarmos na precarização atual do trabalho como um todo). Apresentando cada uma das figuras locais como personagens caricatos e cheios de manias - caso do prefeito um tanto egocêntrico, da primeira dama afetada, do padre bagaceiro, do bêbado incorrigível, do viadin ressentido - Cine Holliúdy tem aquela cara de programa de auditório improvisado, meio teatral, o que é reforçado pelo fato de a obra apresentar legendas, uma vez que é toda falada no dialeto cearense (e aí é um tal de "macho", "aperreio", "cabra", "estrambólico", "ispilicute", "peia" e outras gírias que espocam na tela nos divertindo e servindo como uma verdadeira aula sobre a região).

Vencedora de prêmios e tida como uma das grandes comédias brasileiras do ano de 2013, a obra pavimentaria o caminho para que Gomes ampliasse o seu olhar para as questões regionais, o que resultaria uma continuação, além da já citada série e outros filmes, caso do hilário O Shaolin do Sertão, transformando seu estilo em uma espécie de assinatura autoral. "Sempre soube que o Nordeste sozinho teria poder de consumo para justificar uma produção voltada para este mercado. Vivemos num país de dimensões continentais, populoso e com uma diversidade cultural imensa. Esta produção passa por um ponto de equilíbrio entre investimento de produção e lançamento pra chegar num formato que seja rentável", afirmou o diretor em entrevista ao Adoro Cinema à época, reforçando o fato de, mesmo sendo uma produção do Nordeste brasileiro, a obra "conversar" com os mais variados lugares do mundo. Um mérito e tanto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário