quinta-feira, 19 de julho de 2018

Tesouros Cinéfilos - Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind)

De: Michel Gondry. Com Mos Def, Jack Black, Mia Farrow, Melonie Diaz, Danny Glover e Sigourney Weaver. Comédia, França / EUA, 2008, 111 minutos.

Não fosse um filme do diretor Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), talvez Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind) fosse apenas uma comediazinha boba da Sessão da Tarde sobre dois caras vivendo as mais loucas aventuras dentro de uma locadora de vídeos. Mas, não. A obra é uma verdadeira homenagem a todos aqueles que fazem cinema e que se esforçam para levar para dentro das nossas casas toda a "magia da sétima arte" (sim, parece meio piegas e clichê, mas é exatamente isso). Na trama, Mike (Mos Def) é encarregado pelo seu chefe Elroy Fletcher (Danny Glover) de cuidar de sua antiga locadora de filmes VHS, enquanto ele viaja. Entre o atendimento a um ou outro cliente, Mike recebe a visita de seu melhor amigo Jerry (Jack Black), um veterano de guerra que está decidido a sabotar o sistema de energia elétrica de sua cidade pois, teorias da conspiração a parte, ele acredita que a usina possa estar "danificando" seu cérebro.

Só que após a tentativa de burlar o sistema, Jerry leva um choque que o deixa magnetizado. E, como consequência, a alta carga de energia em seu corpo acaba danificando TODAS as fitas da locadora que, em um movimento inverso, se desmagnetizam. Mas como seguir atendendo a demanda dos clientes, com todos os filmes estragados? Refazendo-os, claro! E de forma caseira, com aquele charme retrô, dos filmes amadores. De Ghostbusters, passando por Robocop, até chegar a Conduzindo Miss Daisy, a dupla vai refazendo os filmes um a um, conforme a demanda aumenta - e a desconfiança inicial diminui. Absolutamente instigados pelos novos, curiosos e "suecados" títulos, os espectadores passam a fazer fila na frente da locadora, anotando pedidos para que os filmes de sua preferência sejam refeitos. Sim, absolutamente nonsense! E lindamente saboroso!



Assistir Black e Def refazendo cada filme - com a ajuda da jovem Alma (Melonie Diaz) -, com recursos totalmente amadores e "efeitos especiais" discutíveis, transforma a obra em um exercício metalinguístico dos mais singelos, engraçados e inesquecíveis. Reconhecendo o esforço da dupla, os clientes não se importam com a precariedade. Eles querem ver filmes! Consumir aquilo que tanto amam e que é feito com coração e alma. E não é por acaso que, quando a fiscalização bate na porta da locadora alegando problemas relacionados a direitos autorais, a comunidade se une para fazer uma película totalmente original - um documentário sobre o pianista de jazz Fats Waller. A propósito, a presença de Sigourney Weaver como a chefe de investigação do caso não deixa de também ser uma ótima sacada (já que a série Alien certamente não seria excluída das novas versões)!

Ainda que se trate de uma divertida brincadeira sobre o fazer cinema, o filme traz outras "rimas" interessantes - como o fato de Mia Farrow ser uma das principais clientes (ela mesma que já sonhou com astros e estrelas saltando da tela de cinema no inesquecível A Rosa Púrpura do Cairo). Da mesma forma, a paranoia americana - uma das principais matérias-primas para filmes de ação em Hollywood - é representada pelo personagem de Black, que acredita piamente na "ameaça comunista". Recheado de pequenos grandes momentos - como não gargalhar em uma cena de beijo que não dá muito certo? - Rebobine Por Favor ainda reserva para a cena final uma das mais tocantes sequências já vistas a respeito do prazer de se assistir um filme pronto. É Hollywood agradecendo (por nós) a estes verdadeiros heróis que se empenham em levar diversão, susto e emoção para as nossas casas, todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário