sábado, 26 de março de 2022

Oscar 2022 - Apostas

E eis que depois de muita espera finalmente chegou o final de semana do Oscar 2022 – ele rola amanhã de noite! Nesse ano conseguimos assistir a grande maioria dos filmes, com exceção de alguns da categoria de curtas, o que nos permite uma projeção sobre quem a gente imagina que vá ganhar em cada categoria (e quem a gente gostaria que ganhasse). Boa leitura e boa sorte nas suas apostas!

 
FILME
Na categoria máxima do cinema pode haver uma surpresa – uma boa surpresa, por sinal -, tem se fortalecido nas últimas semanas, já que No Ritmo do Coração andou faturando prêmios prévios como os dos sindicatos dos produtores (PGA), dos atores (SAG) e dos roteiristas (WGA), além do Bafta na categoria Roteiro Adaptado. Antes disso, parecia meio consolidada a ideia de que a principal estatueta da noite iria para Ataque dos Cães, especialmente pelas vitórias no Bafta e no Critics Choice. Belfast até corre por fora, mas qualquer coisa diferente disso é zebra.

Quem gostaria que ganhasse: Ataque dos Cães (mas não ficarei triste se No Ritmo do Coração vencer)
Quem ganha: No Ritmo do Coração


DIRETOR
Aqui parece meio difícil de o prêmio fugir da Jane Campion pelo primoroso trabalho em Ataque dos Cães – e a expectativa de vitória aumentou depois da conquista no sindicato dos diretores. Já Steven Spielberg corre por fora pela sua ótima recriação de Amor, Sublime Amor, que elevou o clássico de Robert Wise a outro patamar. Mas quase dá pra cravar que essa vai de barbada pra Campion, que deve se tornar a terceira diretora da história a faturar o carecão (as outras foram Chloe Zhao por Nomadland e Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror).

Quem ganha: Jane Campion, por Ataque dos Cães
Quem gostaria que ganhasse: Jane Campion

 
ATOR
Parece que é chegada a hora de Will Smith vencer o seu primeiro Oscar, ainda que o seu trabalho em King Richard não chegue a ser exatamente uma unanimidade. A vitória no Bafta e no SAG deu gás ao favoritismo, que já era alto. Benedict Cumberbatch corre por fora, mas com poucas chances, sejamos honestos.

Quem ganha: Will Smith, por King Richard
Quem gostaria que ganhasse: Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães


ATRIZ

No SAG e no Critcs Choice a grande vencedora foi Jessica Chastain, pelo trabalho no curioso Os Olhos de Tammy Faye, o que lhe deixa um passo na dianteira das demais. Particularmente adoraria ver a estatueta nas mãos de Olivia Colman ou de Penelope Cruz por A Filha Perdida e Mães Paralelas respectivamente. Mas a única que parece capaz de tirar de Chastain o prêmio é Kristen Stewart. E verdade seja dita, sua atuação em Spencer é assombrosa!

Quem ganha: Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
Quem gostaria que ganhasse: Olivia Colman, por A Filha Perdida


ATOR COADJUVANTE
Nas prévias, Troy Kotsur desponta como o favorito, depois das vitórias no SAG, no Bafta e no Critics Choice, por seu esforço comovente e divertido em No Ritmo do Coração – e vale lembrar que se trata de um ator efetivamente surdo. Talvez em outro ano Kodi-Smit McPhee vencesse por Ataque dos Cães, até porque sua caracterização é um dos destaque da obra de Campion. Mas deve dar mesmo Kotsur.
 
Quem ganha: Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
Quem gostaria que ganhasse: Troy Kotsur, na real será espetacular vê-lo vencer

 
ATRIZ COADJUVANTE
Aqui tem uma barbada pro bolão: Ariana DeBose, que ganhou o Bafta, o SAG e o Critics Choice por sua interpretação completa, fervilhante e divertida em Amor, Sublime Amor. Kirsten Dunst até poderia ameaçar esse favoritismo em Ataque dos Cães, mas na reta final já chega sem muita força.
 
Quem ganha: Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
Quem gostaria que ganhasse: Ariana DeBose

 
ROTEIRO ORIGINAL
Paul Thomas Anderson venceu o Bafta por Licorice Pizza, Kenneth Branagh conquistou o Critics Choice por Belfast e Adam McKay faturou o WGA, o prêmio do Sindicato por Não Olhe Para Cima. Na hora de votar você arremessa os três pra cima e o que cair primeiro ganha.
 
Quem ganha: Belfast
Quem gostaria que ganhasse: A Pior Pessoa do Mundo

 
ROTEIRO ADAPTADO
Nessa categoria só dá No Ritmo do Coração. Aliás, ter vencido o WGA, o Critics Choice e o Bafta é algo que lhe credencia fortemente para a premiação máxima da noite. Um belo indicativo. Quem corre por fora é justamente Ataque dos Cães, que tá na briga pelos principais prêmios da noite.
 
Quem ganha: No Ritmo do Coração
Quem gostaria que ganhasse:  Drive My Car

 

 
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
No Critics e no Bafta foi o japonês Drive My Car que saltou na frente e o fato de ele ter sido indicado também em outras categorias – inclusive Melhor Filme – é a maior credencial. A categoria tem ótimos filmes, aliás, vale conferir qualquer um deles. Mas qualquer coisa diferente de Drive My Car será uma pequena zebrinha.
 
Quem ganha: Drive My Car (Japão)
Quem gostaria que ganhasse:  A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)

 
ANIMAÇÃO
Por mais que Encanto seja o mais badalado – ele ganhou o Bafta e o PGA -, as vitórias no Critics Choice e, especialmente no Annie Awards, credenciam A Família Mitchell e A Revolta das Máquinas à, no mínimo, emparelhar a disputa. Já Flee, primeiro filme na história a receber indicações à Animação, Filme em Língua Estrangeira e Documentário recebeu o Annie de Melhor Animação Independente. É um bom prêmio de consolação.
 
Quem ganha: A Família Mitchell e A Revolta das Máquinas
Quem gostaria que ganhasse:  Raya e o Último Dragão

 
DOCUMENTÁRIO
Por mais que Summer of Soul (...ou Quando a Revolução Não Pôde ser Televisionada) tenha faturado muitas premiações prévias, o contundente Attica foi o vitorioso no DGA – mais precisamente seu diretor Stanley Nelson. De qualquer forma a obra de Questlove, que comoveu às plateias com sua mistura de música, crítica social e história deve vencer nessa categoria.
 
Quem ganha: Summer of Soul (...ou Quando a Revolução Não Pôde ser Televisionada)
Quem gostaria que ganhasse: Summer of Soul (...ou Quando a Revolução Não Pôde ser Televisionada)

 
EDIÇÃO
O prêmio dos editores é dividido nas categorias drama e comédia e a vitória ficou, respectivamente, com King Richard e tick, tick...BOOM! Já o Critics deu a vitória a Amor, Sublime Amor, mas a obra de Spielberg sequer foi indicada ao Oscar nessa categoria. Particularmente, acho o trabalho em Duna fantástico e acho que só na hora saberemos de fato quem ganha porque eu já não sei mais nada!
 
Quem ganha: tick, tick...BOOM!
Quem gostaria que ganhasse: Duna

 
FOTOGRAFIA
Greig  Fraser ganhou várias premiações prévias – como o Camerimage e o Bafta – e, assim, Duna salta na frente nessa categoria (e justiça seja feita, o trabalho técnico no filme de Denis Villeneuve é primoroso). Eu ia gostar se Beco do pesadelo ganhasse, porque gosto dessa mistura sombria e onírica que Guillermo Del Toro aplica em suas obras quase como uma marca. Mas talvez o único que possa tirar a estatueta de Duna é A Tragédia de Macbeth.
 
Quem ganha: Duna
Quem gostaria que ganhasse: O Beco do Pesadelo

 
EFEITOS VISUAIS
Acho que aqui até seria sacanagem não premiar Duna - e a vitória no Visual Effects Society, no Bafta e no Critics Choice o torna o favoritaço. Free Guy corre por fora mas as chances são mínimas.
 
Quem ganha: Duna
Quem gostaria que ganhasse: Duna

 
SOM
A impressão que dá é que a engenharia de som de Duna tem mais força justamente pelo estilo de filme, que depende bastante desse tipo de efeito – e, convenhamos, novamente este é um dos destaque do filme de Denis Villeneuve. O novo 007 – Sem Tempo Para Morrer é o único capaz de tirar a estatueta de Duna. E vai que tire?
 
Quem ganha: Duna
Quem gostaria que ganhasse: Duna

 
CANÇÃO ORIGINAL
É provável que o apelo de Billie Eilish tenha peso 2 na hora de decidir, o que deixa 007 – Sem Tempo Para Morrer em ligeira vantagem. Ainda mais com a conquista do prêmio da Sociedade dos Compositores. Mas não se pode negar: Encanto tem encantado plateias – perdão, não resisti – e muito dessa paixão se deve ás canções (entre elas Dos Oruguitas).
 
Quem ganha: 007 – Sem Tempo Para Morrer
Quem gostaria que ganhasse: King Richard

 

TRILHA SONORA
Hans Zimmer por Duna contra Jonny Greenwood por Ataque dos Cães. Taí uma disputa que promete, de dois trabalhos bastante distintos, mas impecáveis em suas propostas.
 
Quem ganha: Ataque dos Cães
Quem gostaria que ganhasse: Ataque dos Cães

 
DESENHO DE PRODUÇÃO
No Art Directors Guild O Beco do Pesadelo levou o prêmio de Melhor Direção de Arte em Filme de Época enquanto Duna faturou a distinção na categoria Fantasia. A Tragédia de Macbeth corre por fora.

Quem ganha: Duna
Quem gostaria que ganhasse: Amor, Sublime Amor

 
FIGURINO
Aqui, Cruella e Duna saltam na frente pelas vitórias no Costume Designers Guild nas categorias Filme de Época e Fantasia. Só que Cruella também venceu o Bafta e o Critics Choice e isso deve decretar a sua vitória.

Quem ganha: Cruella
Quem gostaria que ganhasse: O Beco do Pesadelo


CABELO E MAQUIAGEM
No Bafta e no Critics Choice deu Os Olhos de Tammy Faye. Já Um Príncipe em Nova York 2 andou faturando alguns prêmios como o do sindicato. Deve ficar entre os dois.

Quem ganha: Os Olhos de Tammy Faye
Quem gostaria que ganhasse: Os Olhos de Tammy Faye
 
 
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Na categoria que costuma desempatar os bolões do Oscar é difícil cravar quem vence. A Netflix com a aquisição de Onde Eu Moro, Three Songs of Benazir e Audible entra forte em matéria de campanha. Mas o queridinho da temporada talvez seja o ótimo The Queen of Basketball. A torcida, claro, vai pra Onde Eu Moro, que tem entre seus diretores o brasileiro Pedro Kos.

Quem ganha: The Queen of Basketball
Quem gostaria que ganhasse: Onde Eu Moro


CURTA DE ANIMAÇÃO
Nessa categoria só assisti ao singelo A Sabiá Sabiazinha que, dada a forte campanha da Netflix pinta como a favorita. Mas já vi tantos elogios à Affairs of the Art e La Bestia que não vejo a hora de conferir.

Quem ganha: A Sabiá Sabiazinha
Quem gostaria que ganhasse: La Bestia (não vi e já gostei)


CURTA-METRAGEM
Aqui, falha minha: não assisti NENHUM. É chute total.

Quem ganha: The Long Goodbye
Quem gostaria que ganhasse: On My Mind

Boa premiação pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário