quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novidades em DVD - Antes de Dormir

De: Rowan Joffe. Com Nicole Kidman, Colin Firth e Mark Strong. Suspense, Reino Unido / França / Suécia, 2014, 92 minutos.

Na comédia romântica Como se Fosse a Primeira Vez, lançada em 2004, Adam Sandler é um veterinário paquerador que vive no Havaí e faz de tudo para conquistar Lucy, vivida por Drew Barrymore. O problema é que Lucy sofre de uma doença que afeta a sua memória de curto prazo, o que obriga o personagem de Sandler a reconquistá-la todos os dias novamente, já que ela é incapaz de se recordar dos eventos do dia anterior. Pois a premissa do suspense Antes de Dormir (Before I go to Sleep), não deixa de ter lá alguma semelhança com a já citada comédia. Na trama elaborada pelo diretor Rowan Joffe, Nicole Kidman vive Christine Lucas, uma mulher que sofreu algum tipo de trauma que a impede de se lembrar o que aconteceu na sua vida nos últimos 20 anos.

E o que pior: de nada adianta absorver novas informações, já que seu cérebro não tem a capacidade de armazená-las por mais de um dia. O que ocorre devido a um acidente que ela teria sofrido há cerca de 10 anos. Dessa forma, assim como ocorre com Sandler em Como se Fosse..., cabe a Ben, o marido vivido por um dedicado Colin Firth, tentar aplacar o sofrimento do casal, fazendo-a lembrar todos os dias, por meio de fotos expostas em um mural, qual é o papel de Christine no mundo. Só que quando a protagonista começa a receber ligações de um certo doutor Nasch (Strong), um neurocientista que pretende ajudá-la a encontrar pistas sobre o seu passado ou mesmo o que realmente ocorreu em seu acidente, ela percebe que nem todas as coisas a sua volta são o que parecem ser.


Apesar da boa premissa, é preciso que se diga que a execução deixa, em boa parte da trama, a desejar. O clima criado até é de bom suspense, com cenários claustrofóbicos e aquela fotografia acinzentada típica de filmes sobre conflitos domésticos na grande cidade. Só que o espectador mais ligado vai sacar rapidamente as "surpresas" do roteiro, o que talvez dilua a experiência apenas em um amontoado de clichês do gênero que, infelizmente, enfraquecem a narrativa. Os flashbacks, como eram de se imaginar, estão lá. Assim como as cenas de - como costuma dizer um amigo - "bigorna caindo", que apenas servem para dar sustos gratuitos na plateia, sem nenhum lógica de existir. E, alguém poderia me explicar o por quê de Christine quase ser atropelada, sei lá, umas quatro vezes no filme?

O elenco até se esforça em entregar boas atuações e não dá pra negar que os diálogos no inglês da terra da Rainha conferem um charme a mais pra obra. Mas ainda assim é muito pouco para um filme que, no fim das contas, ainda quer dar uma liçãozinha de moral barata, bem ao estilo do americano médio, um tanto purista e extremamente carola. O filme Como se Fosse a Primeira Vez se não era nenhum primor cinematográfico, ao menos divertia. Este Antes de Dormir, na sua pretensão de se levar extremamente a sério, torna inócua qualquer tentativa mais aprofundada de fazer suspense. Conseguindo, de quebra, ainda desperdiçar talentos como o de Firth, que até Oscar já ganhou e, sabe-se lá por que, aceitou o papel nesse filme.

Nota: 4,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário