quarta-feira, 12 de julho de 2023

Novidades em Streaming - Falsos Milionários (Kajillionaire)

De: Miranda July. Com Evan Rachel Wood, Gina Rodriguez, Ricnard Jenkins e Debra Winger. Comédia / Drama, EUA, 2020, 104 minutos.

Nas aparências uma história sobre uma família de vigaristas que vive de (tentar) aplicar pequenos golpes como forma de sobreviver. No seu âmago um filme sobre uma jovem que convive com pais manipuladores e emocionalmente distantes, que a utilizam apenas como cúmplice de seus trambiques. Assim podemos considerar a comédia dramática Falsos Milionários (Kajillionaire) - obra dirigida por Miranda July (do clássico indie Eu, Você e Todos Nós, de 2005), que acaba de chegar à Netflix. Com aquela carinha de obra que costuma agradar nos festivais alternativos, esse é aquele tipo de experiência que se utiliza de um recorte pequeno para uma análise mais ampla, até mais psicológica. Com uma presença física opressora e constante, Robert (Richard Jenkins) e Theresa (Debra Winger) não poderiam ser mais ausentes em matéria de afeto, quando o assunto é Old Dolio (Evan Rachel Wood), a sua filha já em idade adulta.

E isso talvez explique o seu comportamento bastante reticente quando, ainda no começo do filme, ela sinta um desconforto na alma ao receber uma massagem. Aliás, a massagem havia sido ofertada à família em mais uma de suas falcatruas - que envolvia oferecer na paróquia local um relógio previamente furtado. A ideia era tentar receber alguma compensação financeira, sendo a sessão de massoterapia a moeda de troca. Só que para Old Dolio parece ser estranho ter alguém encostando nela. Passando as mãos de forma carinhosa e terapêutica em seu corpo. Não demora para que percebamos que foi assim que ela foi "criada" em casa (ou no que parece ser uma casa, meio improvisada): sem abraços, sem palavras de afeto ou de incentivo. Sem amparo algum. Old Dolio, com sua pele alva e cabelos loiros, funcionou a vida toda como um simples veículo para colocar em prática estratagemas furadas. Trabalhar? Estudar? Nada. A vida é aos bicos e assim vai ser.



E talvez seja por isso que Old Dolio considere tão estranho o fato de seus pais apadrinharem outra jovem, no caso Melanie (Gina Rodriguez) - que eles conhecem em um vôo para Nova York que, claro, faz parte de um outro esquema. A ida para a Big Apple é conquistada em uma maracutaia em que eles vencem um concurso cujo prêmio era a viagem. O objetivo durante o trajeto era dar sumiço às malas de Old Dolio (sem perdê-las, efetivamente, claro) para tentar obter da companhia aérea um valor de cerca de US$ 1.500 de seguro, e que serviria para quitar três meses de aluguel atrasado. Aliás, detalhe: aluguel de uma suposta casa que funciona em um anexo de uma fábrica de sabão, que exige do trio central um trabalho permanente de contenção de vazamentos de espuma (em uma espécie de alegoria meio aleatória do caráter um tanto abstrato daquele tipo de vida). É preciso enxugar espuma a toda hora. Em uma casa úmida, instável.

Melanie se junta ao grupo sabe-se lá bem por quê e, diante das burocracias para a obtenção do dinheiro da companhia aérea, sugere a eles um novo golpe: visitar clientes idosos da ótica em que ela trabalhava, na intenção de obter futuros roubos. Tudo se aproveitando da boa vontade e da solidão de idosos que, a qualquer custo, anseiam por algum tipo de companhia. Sim, parece uma viagem esquisitona e é, mas não dá pra perder de vista o fato de que os pais de Old Dolio ficam encantados com o carisma irresistível de Melanie. O que talvez os faça se converter em pessoas melhores? Nem tanto. Com tintas otimistas, quase num limite do flerte com o realismo fantástico, a obra nos faz pensar sobre a importância dos bens materiais, do dinheiro, de como ele nos molda e de como muitas pessoas são capazes de qualquer coisa para se dar bem. Nem que para isso seja necessário enganar ou ludibriar pessoas bem próximas. Familiares inclusive. Claro, nunca vai ser tarde pra perceber que na vida há outros valores. Outros elementos que dão cor à nossa existência. É a valiosa lição que fica.

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário