terça-feira, 20 de setembro de 2022

Novidades em Streaming - O Alfaiate (The Outfit)

De: Graham Moore. Com Mark Rylance, Zoey Deutch, Simon Russell Beale e Johnny Flynn. Drama / Policial, Reino Unido, 2021, 106 minutos.

O Alfaiate
(The Outfit) é um daqueles filmes que provam que nem sempre é necessário uma parafernália pra fazer uma obra acontecer. Tudo ocorre, afinal, em um mesmo e único ambiente: no caso a alfaiataria que é comandada pelo taciturno e metódico Leonard Burling (Mark Rylance). No local, se ocupa diuturnamente da produção de elegantes peças que servirão aos seus clientes. Só que tem aí um pequeno problema: na Chicago de 1956, período em que se desenrola a trama, Leonard tem como principais clientes um grupo de mafiosos da cidades. Mais do que isso, no interior de sua oficina, reserva um pequeno baú para que os integrantes do grupo possam trocar informações relativas à condução de seus negócios. Dessa forma, o profissional faz vistas grossas para as movimentações escusas que envolvem os criminosos. Enquanto ainda garante o seu sustento confeccionando trajes, paletós e outras indumentárias para o grupo.

Tudo vai indo mais ou menos bem no local. Em meio a conversas sobre sonhos e oportunidades de viagens ao redor do mundo com Mable (Zoey Deutch), a sua secretária, e a divagações envolvendo as escolhas pessoais de certos clientes, Leonard parece ter segredos relacionados ao passado que insistem em aparecer em suas memórias. Quando chegou em Chicago, Leonard tinha cruzado o Atlântico, deixando para trás a sua Inglaterra natal. "Fugia do nazismo?", alguém pergunta. "Pior do que isso, da calça jeans", debocha, exagerando ao destacar a importância da onipresente peça que reduziria as suas perspectivas financeiras em Londres. Já na América, Leonard seria apadrinhado por Roy Boyle (Simon Russel Beale), chefão da máfia irlandesa. O que tornaria sua loja um ponto de encontro dos gângsteres - mais especificamente do filho de Boyle, Richie (Dylan O'Brien) e de seu parceiro Francis (Johnny Flynn).



Só que as coisas começam a dar errado quando Richie e Francis recebem uma fita cassete que pode ser o indicativo de que há um espião na organização. As suspeitas recaem no colo de todos: de Leonard, de Mable, de outros integrantes. Quem afinal desejaria vender informações para os La Fontaine, uma gangue rival? E, mais do que isso, quem teria interesse em vazar a gravação para o FBI? As tensões ampliadas converterão O Alfaiate em um jogo de gato e rato que utiliza apenas o claustrofóbico espaço da alfaiataria como ambiente. Com a câmera indo pra lá e para cá, circulando em meio aos personagens, revelações serão feitas de forma tópica, sem muita pressa, em uma experiência que tem nos diálogos um de seus pontos fortes. O que não significa que não haverá surpresas e reviravoltas até o instante final. Ao cabo é uma trama em que é preciso ficar atento, já que nem tudo é o que parece!

Elegante e envolvente, a narrativa utiliza a própria fabricação de peças de roupa - um processo meticuloso, que envolve diversos cortes, tecidos e costuras - como uma metáfora para o quebra-cabeças que o espectador precisará montar em meio a tudo. É um processo refinado, que é ampliado pelo desenho de produção impecável e pela fotografia de tons marrons escurecidos que parecem apenas reforçar o sentimento de tensão. [A PARTIR DAQUI CONTÉM SPOILER] Teatral, intimista, e com referências a clássicos como Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, e Jogo Mortal (1972), de Joseph L. Mankiewicz, o filme ainda tem Mark Rylance esbanjando boa forma na hora de encarnar Leonard. Misterioso, de comportamento ambíguo, mas educado e metódico ao extremo, ele se manterá inabalável, quebrando estereótipos e reforçando a ideia de que o "segredo está nos detalhes". 

Nota: 7,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário