segunda-feira, 25 de julho de 2022

Novidades em Streaming - O Peso do Talento (The Unbearable Weight of Massive Talent)

De: Tom Gormican. Com Nicolas Cage, Pedro Pascal, Neil Patrick Harris, Sharon Horgan e Lily Sheen. Ação / Comédia, EUA, 2022, 107 minutos.

Vamos combinar que o que há de mais legal em O Peso do Talento (The Unbearable Weight of Massive Talent) é ver um filme com o Nicolas Cage em que ele, desavergonhadamente, avacalha de si próprio - após ter recusado várias vezes essa ideia. Com mais de 100 produções na sua ampla carreira, o astro é famoso pelos projetos recentes de gosto no mínimo duvidoso - e basta uma leitura superficial de sua filmografia pra perceber a quantidade de bombas que ele já protagonizou (ou, vá lá, fez alguma ponta). Bom, o fato é que todo mundo precisa pagar as contas - os boletos não param de chegar - e, na falta de trabalhos mais dignos, digno é trabalhar. E azar do Framboesa de Ouro! Na trama dessa produção que recém estreou para aluguel na Amazon e na Apple TV a graça toda parte justamente desse caráter prolífico do ator, que aparece bastante, mantém uma base de fãs fiel, mas é o terror dos críticos de cinema. A ideia é dar a volta por cima em uma produção mais relevante, argumenta ele no começo da narrativa com o seu agente (papel de Neil Patrick Harris).

Só que após algumas reuniões sem sucesso a coisa desanda. E, por mais que Cage esteja insatisfeito com essa mediocridade toda que ronda a sua carreira, o convite que aparece é, digamos, mais excêntrico: participar de um aniversário de um fã milionário (e meio misterioso) de nome Javi Gutierrez (Pedro Pascal), que reside em Mallorca. É claro que tudo não passa de uma grande desculpa pra uma série de piadas metalinguísticas, a replicação dos memes (como o do rosto que estampa produtos) e um sem fim de referências aos próprios filmes em que a estrela de 60 Segundos (2000) esteve envolvido. Inicialmente, Cage até se recusa a participar desse encontro. Mas as dívidas, resultado de uma vida de luxo, falam mais alto. Ah, e tem o US$ 1 milhão que Javi está oferecendo, claro. No combo todo há a relação familiar que não é das melhores - um clássico dos clichês, com direito a uma relação meio distante da filha Abby (Lily Sheen) e da falta de um melhor entendimento com a ex Olivia (Sharon Horgan).


Em terras espanholas, Cage será persuadido pelo fã, que deseja investir em um roteiro com a participação do astro. Mas não será tão simples quando uma dupla de agentes do FBI entrar na parada para alertar o protagonista de que Javi é um chefão de um cartel internacional de armas. E que disputas internas envolvendo outros grupos - com direito até a motivações políticas -, resultarão em um sequestro de uma jovem, que é filha de alguém importante. E quem será escalado, de forma meio involuntária, para salvar o dia? Cage em pessoa, claro, afinal, quantas vezes ele não fez isso nos seus filmes? E é justamente nesse contraste entre o Cage da vida real, um homem pacato, tranquilo, sem aquele ímpeto de heroísmo, e o ator de filmes de ação ou aventura - quase sempre uma persona mais nervosa, mais em ponto de ebulição - que resultará em algumas das melhores sequências.

Além disso, é preciso que se diga que a química com Pascal é absolutamente excelente - e mesmo piadinhas meia bomba de tiozão (como aquela em que a dupla tenta transpor com extrema dificuldade uma mureta de poucos metros) funcionam. No mais, o filme pode até ser considerado uma grande experiência para o fã raiz - eu mesmo, por não acompanhar Cage tão de perto, não peguei muitas das variadas referências à filmografia do astro. Mas isso não significa que não funcione como obra de ação genérica e bem humorada, que debocha das convenções e que premia o espectador com uma narrativa que se desenrola sem grandes complexidades. Tiroteios, perseguições, correrias, tomadas aéreas, trilha sonora alta e até pulo do penhasco. Quando Cage chega à Espanha a agente do FBI Vivian (Tiffany Haddish) tem a certeza de que aquilo não pode ser um evento aleatório. O que ele faria na Espanha? Oras, muito simples: salvaria o País dos bandidos, como o bom e velho Nic FUUUCKIN Cage. Para alegria dos fãs.

Nota: 7,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário