terça-feira, 3 de março de 2020

Novidades em DVD/VOD - Os Aeronautas (The Aeronauts)

De: Tom Harper. Com Felicity Jones, Eddie Redmayne, Himesh Patel e Anne Reid. Aventura / Drama, Reino Unido, 2019, 100 minutos.

Se você abre o Clima Tempo todos os dias para saber se vai chover, se vai dar sol, se estará frio ou calor, saiba que isso só é possível porque cerca de 150 anos atrás alguns malucos se aventuraram pelo espaço, em balões, munidos de cadernos, equipamentos de medição e muita força de vontade de desvendar o espaço. Sim, em 1862, ano em que se passa o filme Os Aeronautas (The Aeronauts), a meteorologia ainda não existia, mas havia um ambicioso cientista de nome de James Glaisher (Eddie Redmayne) que daria tudo para fazer uma investida aos céus para colocar os seus conhecimentos - e eventuais descobertas - em prática. Meio desacreditado por seus pares (e por potenciais investidores), James encontra na jovem, extrovertida e (quase) inconsequente Amelia Wren (Felicity Jones), a parceira exata para uma improvável empreitada: a de tentar alcançar a maior altitude já registrada em um voo de balão (o que possibilitará, talvez, ampliar as formas de se prever eventos meteorológicos).

É um filme simples e divertido, leve e melancólico que, com suas arrebatadoras imagens nos deixa o tempo todo em suspense. O filme começa no grande dia em que Amelia e James farão o seu voo. Amelia surge como uma entertainer, com roupas coloridas e disposta as mais variadas acrobacias para alegrar o público. Já James é o completo oposto, um pesquisador "fechado", interessado em números, dados e outras informações que possam validar aquilo que busca. Não chegam a ser antagonistas, mas subirão aos céus meio que aos "trancos e barrancos", unindo-se em uma aventura perigosa. E será com o desenrolar da jornada, que conheceremos um pouco mais da vida de cada um em espertos flashbacks que mostram Amelia como uma veterana do balonismo que convive com um duro trauma, ao passo que James é a pessoa que busca provar que não é apenas um nerd desajeitado.


Na internet já apareceram os metidões que afirmam que a história não é fiel ao que, de fato, teria acontecido naquele período - existiria um certo Henry Coxwell que seria parceiro de James e que teria se empenhado junto com ele em uma série de voos experimentais que consolidariam a meteorologia como uma ciência de fato. Mas, quer saber? Para efeitos de entretenimento isso pouco importa. Aliás, para haver um filme, é muito mais interessante a criação de uma figura "oxigenada" como Amelia, do que a inclusão de mais um sisudo cientista - não esqueçamos que trata-se de uma obra de ficção que é baseada em fatos reais (e que as licenças poéticas, nesse caso, são mais do que bem-vindas). Por sinal, licenças essas que transformam Os Aeronautas não apenas em um prosaico (e até filosófico) filme sobre balonismo, mas também numa tensa experiência nas alturas, que quase não é recomendada para quem sofre de acrofobia (meu caso).

Com excelentes efeitos visuais (e película chegou a figurar na pré-lista do Oscar na categoria), confesso que considerei uma pena o filme ter sido lançado diretamente no catálogo da Amazon - seria demais ver as arriscadas decisões da dupla nas alturas, lutando por suas vidas em meio a tempestades, ventos fortes, cordas e facas, na telona. Mas nada que apague a vivacidade da experiência que tem no desenho de produção criativo, no roteiro bem conduzido e na química do "casal" central - que fica no limite entre a paixão recolhida, o respeito mútuo e a cumplicidade -, , algumas de suas fortalezas (e Eddie Redmayne e Felicity Jones já haviam trabalhado juntos no oscarizado Teoria de Tudo). Agora você já sabe: sempre que assistir na TV aquela moça simpática do programa matinal dizendo que será bom levar um guarda-chuva na bolsa para não se molhar, é porque no passado houve figuras destemidas que desafiaram os céus em busca de descobertas relevantes como essas. Não é pouco.

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário