domingo, 6 de março de 2016

Disco da Semana: Nada Surf (You Know Who You Are)

O Nada Surf é uma simpática banda de pop rock norte-americana, cuja carreira decolou em 1996 com o hit Popular, com clipe rodando as MTV's do mundo todo. Sempre na ativa desde então, o grupo capitaneado por Matthew Caws vem lançando álbuns que tiveram discreto alcance entre o público, e o mesmo deverá acontecer com o oitavo disco de sua carreira - o recém lançado You Know Who You Are. Longe de ser um "arrasa quarteirão", Caws e companhia continuam fazendo aquilo que de melhor vem desenvolvendo até o momento: canções curtas, simples e diretas, com ênfase às melodias e de uma melancolia contida aos moldes de outras bandas como Teenage Fanclub (uma das favoritas aqui da casa, por sinal).

Baixando um pouco o volume das guitarras desta vez, temos o vocal doce (ao estilo de Alex Chilton, vocalista do Big Star) de Caws embalado por violões e guitarras limpas em uma atmosfera um pouco mais triste (porém nunca dramática) quando comparada às de outrora. Óbvio que o amadurecimento e a fase pessoal do artista contribuíram para o clima: o mesmo relatou em entrevista que as canções surgiram em formato acústico dentro de sua casa para "não atrapalhar o vizinho", cuja fina parede os separava. A sensação que temos ao ouvir a obra é a mesma da chegada da meia estação que se aproxima, aquele clima frio que nos leva à introspecção porém com momentos ensolarados.


Com apenas 10 canções, You Know Who You Are começa entregando o tom com Cold to See Clear, que narra as dificuldades de se manter com os "pés o chão" em momentos de tristeza e falta de rumo: o frio como catalizador para se enxergar as coisas de maneira mais clara, e o consolo que temos de poder sonhar ao ouvir canções no rádio para obtermos conforto quando a vida até então não nos supre essa necessidade. A linda e discreta Believe You're Mine versa sobre a possibilidade de um novo amor, mesmo de forma muitas vezes frustrada e sonhadora, porém real ao tirar o narrador de sua zona de conforto mesmo que idealizada. Friend Hospital encara a tristeza de forma mais direta, bem como as perdas a que todos temos que enfrentar, e o apoio dos amigos como sendo de natureza fundamental para estes momentos. A sequência com New Bird vem mais agitada, lembrando um pouco algumas canções mais antigas do grupo, enquanto a ensolarada Out of the Dark traz em sua letra esperançosa um sopro de candura para o ouvinte, com seus metais e backing vocals em talvez um dos melhores momentos do disco.

A segunda metade do álbum segue no mesmo clima, confortando o ouvinte com suas frases de guitarra e melodias angelicais. Da popíssima Rushing à acústica Animal e a guitarreira faixa-título, os minutos fluem de forma orgânica e uniforme. As derradeiras canções, a apaixonada Gold Sounds e o encerramento com Victory's Yours encerram o disco em uma nota positiva, deixando uma sensação de "e aí, já acabou?". Longe de soar como um disco conceitual, vemos aqui um punhado de canções que funcionam isoladamente, mas formando um conjunto em que todas se complementam e quando você vê já vai estar apertando o repeat para ouvir de novo. Sempre digo que música depende muito do contexto em que tomamos contato e posso afirmar que, mesmo sem grandes pirotecnias e inovações, o Nada Surf conseguiu criar um ótimo companheiro para fins de tarde e noites de solidão - o que já é uma grande coisa em dias tão nebulosos, não é mesmo? Bonito, muito bonito.

Nota: 7,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário