quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Picanha.doc - Going Clear: Scientology and the Prison of Belief

Hoje é dia de quadro novo aqui no Picanha!

No Picanha.doc estaremos falando brevemente sobre filmes de um gênero nem sempre tão valorizado no cinema: o documentário. A arte de registrar histórias reais, com entrevistas, narrações, imagens de arquivo, gerou películas fabulosas que retrataram acontecimentos tão extraordinários que, se fossem ficção, pouca gente acreditaria - vide a história de Pablo Escobar mostrada de forma dramatizada na recente série Narcos (escrevemos sobre ela aqui).

E para iniciar este novo quadro vamos recomendar o doc Going Clear: Scientology and the Prison of Belief. O filme de 2015, disponível no Netflix e na corrida pela indicação do Oscar de Melhor Documentário, mostra os bastidores da Cientologia, controversa igreja formada nos Estados Unidos no início dos anos 50 por L. Ron Hubbard (1911-1986) e que tem entre seus entusiastas os astros Tom Cruise e John Travolta. Dirigido por Alex Gibney, o documentário mostra alguns conceitos e o modus operandi da instituição, bem como os abusos por ela perpetrados. Ex-cientólogos, como o diretor de cinema Paul Haggis (do oscarizado Crash - No Limite), endossam com seus depoimentos o coro dos atuais críticos à seita que movimenta milhões de dólares e influencia a vida de milhares de americanos.


A Cientologia se baseia na Dianética, nome do livro escrito por Hubbard, uma espécie de bíblia da auto-ajuda que se declara como ciência - embora nunca tenha sido aceita no meio científico. E por falar em livro, o presente documentário foi baseado na obra Prisão da Fé: Cientologia, Celebridades e Hollywood de Lawrene Wright, vencedor do Prêmio Pulitzer. O filme causou furor nos EUA após seu lançamento na rede HBO, sendo repreendido veementemente pelos membros da igreja devido ao teor de suas denúncias. O tema já havia sido explorado anteriormente em 2012 na ficção O Mestre, de Paul Thomas Anderson, onde Philip Seymour Hoffman interpretou um personagem claramente inspirado em Hubbard. Polêmico, chocante e provocador, Going Clear é um doc que merece ser visto e apreciado não só por cinéfilos, mas por qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre um assunto até então pouco explorado e cheio de segredos nem tão agradáveis.

E você, tem algum documentário marcante pra compartilhar conosco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário