quinta-feira, 5 de novembro de 2015

10 Discos de 1995 Que Fazem Você Pensar: Tô Velho!

No último mês o disco Tragic Kingdom, do No Doubt - aquele famoso pelo hit Don't Speak - completou 20 anos, o que fez com que chegássemos a uma dura constatação: sim, estamos ficando velhos. E pra mostrar que o tempo está passando MESMO, resolvemos relacionar outros 10 discos que completaram duas décadas de vida em 2015 e que servem pra corroborar essa fatídica tese. Separa o teu walkman e vem conosco nessa viagem.


10) Alanis Morissete - Jagged Little Pill: éééé amigo, não parece, mas já faz 20 anos que você canta it's like raaaaaaaaiaaain, on your wedding day, junto com a Alanis, sempre que se depara com o indefectível refrão da onipresente canção Ironic. O disco, que chegou ao mercado em junho de 1995, até parece ser o primeiro. Mas na verdade é o terceiro registro da canadense e aquele que, efetivamente, a tornou famosa ao redor do globo. Muito por conta de outros hits, como Hand In My Pocket, You Learn e Head Over Feet.



09) Radiohead - The Bends: a banda de Thom Yorke e companhia só foi atingir um outro patamar quando lançou o seu terceiro álbum, o incensado Ok Computer (1997), tido por muitas publicações como um dos melhores da década. Mas foi o The Bends, com seu clima melancólico e guitarra direta, que pavimentou o caminho, dando confiança ao quinteto inglês para a tomada de novos rumos. Recheado de hits - entre eles Fake Plastic Trees e High And Dry - o quinteto fez miséria em uma época em que vídeos bem elaborados para a MTV estavam na ordem do dia.

 

08) Mamonas Assassinas - Mamonas Assassinas: é muito provável que não haja uma festa de formatura ou mesmo um casamento em que o DJ não arrisque tocar Vira Vira. Ou, melhor ainda: Robocop Gay, que, com sua letra apoteótica, consegue se manter atualíssima em uma época em que o preconceito se manifesta de todas as formas nas redes sociais. Brincando com diversos estilos, os cinco Mamonas se mostraram ótimos músicos e divertiram plateias mundo afora, deixando como legado esse único e inesquecível registro, lançado em junho de 1995.



07) Teenage Fanclub - Grand Prix: em uma época em que fãs de música alternativa aguardavam as madrugadas da MTV para poderem assistir a algum videoclipe diferente, em programas como Lado B, os escoceses do Teenage Fanclub, com seu rock adocicado, ao estilo do Big Star, estavam sempre entre os mais esperados. Há quem diga que o grupo nunca mais lançou um álbum tão impactante como o famoso do carrinho de fórmula 1 na capa, o quinto da carreira. Também pudera: são desse disco as insuperáveis About You, Neil Jung, Discolite, Sparky's Dreams e Goin Places.



06) Oasis - What's the Story (Morning Glory): houve uma época em que os irmãos Gallagher se consideravam maiores que os Beatles. Talvez um dos motivos seja esse disco, lançado num já hoje longínquo mês de outubro de 1995. De lá para cá as rádios tocaram Wonderwall e Don't Look Back in Anger a exaustão. E o público em geral se rendeu a uma das mais importante bandas britânicas daquele período e que, ao lado de outras como Manic Street Preachers, Pulp e, mais especificamente, os seus rivais do Blur, ajudaram a definir o que hoje se conhece por britpop.



05) Pato Fu (Gol de Quem?): quando os mineiros surgiram para o mundo com o seu primeiro disco, o anárquico Rotomusic de Liquidifcapum, imediatamente foram comparados com os Mutantes. Mas foi a partir do segundo registro, lançado em fevereiro de 1995 e famoso pelo hit Sobre o Tempo - tempo, tempo, tempo mano velho - que o grupo comandado pela simpaticíssima Fernanda Takai consolidou o seu estilo, até hoje apreciado pelo seu público. Também são desse álbum os clássicos Mamãe Ama É o Meu Revólver e a incrível regravação de Tom Zé, Qualquer Bobagem.



04) Raimundos - Lavô Tá Novo: pra quem hoje está na faixa dos trinta e poucos anos, talvez poucos discos façam lembrar tanto a adolescência bobagenta como o segundo álbum dos Raimundos, lançado em novembro de 1995. Até hoje cantada aos berros pelo seu público nos shows, músicas como I Saw You Saying e o Pão da Minha Prima marcaram esse trabalho que equilibrava bem a porrada hardcore com as melodias assobiáveis. Outros hits como Eu Quero É Ver o Oco e Esporrei na Manivela também são parte desse, que é o melhor registro de Rodolfo, Digão, Canisso e companhia.



03) Foo Fighters - Foo Fighters: existem algumas bandas que conseguem manter um clima tão jovial, e a vontade permanente de tocar e fazer aquilo que amam, que nem parece que já têm mais de 20 anos de estrada. O Foo Fighters, que surgiu apenas um ano depois da fatídica morte do vocalista Kurt Cobain, é uma dessas. Com uma penca de discos lançados, hoje o grupo já não é nem mais sombra daquele que, em início de carreira, misturava shoegaze com hardcore. Ainda assim, as imperdíveis Big Me, This Is a Call e I'll Stick Around marcaram o trabalho.



02) Supergrass - I Should Coco: é incrível pensar que a música Alright - utilizada pouco tempo atrás em uma propaganda, se não me engano, de celulares - já está completando 20 anos. Ééé amigo, a gente tá ficando velho mesmo. Quando Gaz Combe e companhia lançaram o seu primeiro trabalho em maio de 1995, não passavam de um grupo de adolescentes cantando sobre farras, relacionamentos frustrados e esquisitices da juventude, num disco absolutamente efervescente. A maturidade, infelizmente, os tornou um grupo de chatos de galocha. Ainda que o som tenha melhorado uns 200%.


01) Rancid - ...And Out Come the Wolves: taí outra banda que faz lembrar e muito a adolescência do pessoal dos 30 e alguma coisa, muito especialmente pelo hit Time Bomb - caso você não esteja ligando o nome a pessoa, é aquela do refrão Black coat, white shoes, balck hat cadillac yeah, the boys are time bomb. Lançado apenas um ano após o Dookie, do Green Day, o trabalho contribuiu para colocar o punk rock juvenil definitivamente nas paradas. Outros hits como Roots Radicals, Maxwell Murder e Ruby Soho fizeram a moçada bater cabeça diante do micro system.



E aí, gostou? A lista poderia ter até outros discos, como o Post da Björk, o One Hot Minute, do Red Hot Chilli Peppers ou o AM do Wilco. E vocês, se lembram de algum disco que já tá chegando a maioridade? Escreva pra nós! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário