terça-feira, 7 de julho de 2015

Espaço do Leitor - Juliano Heinen (Toda Luz Que Não Podemos Ver)

Hoje, no Espaço do Leitor, temos a ilustre participação do amigo e escritor Juliano Heinen. E não é que o Juliano deu um tempo nos livros relacionados à sua área de atuação (o direito, no qual é autor de vários volumes) para discorrer um pouco sobre a obra vencedora do prêmio Pulitzer 2015, Toda Luz Que Não Podemos Ver. A obra de Anthony Doerr, best seller nos Estados Unidos e bastante elogiada, é uma bela dica que você pode conferir no texto abaixo:



"Já nas primeiras páginas somos capturados pela obra de Anthony Doerr. E, a partir deste ponto, não há mais como parar de ler. Não saberíamos ao certo se é por conta do estilo objetivo e descritivo do seu texto, pelo enredo inesquecível, pela fascinação de uma história que se passa em um momento dramático da humanidade (a 2ª Guerra Mundial), por seus personagens serem demasiadamente humanos, enfim. O certo é que demora pouco para nos darmos conta de que não é à toa que o livro recebeu tantos prêmios (livro do ano pelo New York Times, em 2014; indicado ao National Book Award; aclamado pela crítica de inúmeros periódicos no mundo; culminando, de quebra, em 2015, per receber o prêmio Pulitzer). E demora menos ainda para compreender a facilidade com que atingiu um milhão de exemplares vendidos só em 2014.

'Toda luz que não podemos' ver conta a história de duas crianças que crescem aos horrores da guerra. E no meio de tantas privações, conseguem, cada qual ao seu mundo, escavar perante os escombros, e, no meio da lama, encontrar as suas “flor de lótus”. Duas histórias que são contadas alternadamente, em capítulos de duas ou três páginas, cuja linha de tempo o autor consegue impressionantemente também modular, cativando ainda mais o leitor.

Não há como não sentir afeto pela menina francesa Marie-Laure, cega desde a infância, que recompõe um mundo tão próprio em Paris e em Saint-Malo; que nos demonstra que a beleza do mundo é criada pela nossa mente, e não necessariamente pelos nossos olhos. Como não se ser tocado pela pureza de Werner, um órfão de pai e mãe, crescido em um orfanato alemão e incorporado no exército do Reich. Duas histórias que se alternam, dando verdadeira pulsação ao livro.
Esta obra nos presenteia com tantas e tantas reflexões por demasiadas humanas. Brinda-nos com mensagens por deveras tocantes. Eleva-nos a um mundo realmente imaginário. Um belo livro para ser sorvido!"

E você, tem algum livro, filme, disco que marcou sua vida? Mande para nós!
Um abraço e até o próximo Espaço do Leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário