quarta-feira, 15 de julho de 2015

5 Considerações Sobre a Apresentação do Nei Van Soria em Lajeado

Por meio de uma promoção do Sesc - que anda matando a pau no quesito cultura, diga-se de passagem - Lajeado recebeu na noite de ontem (14/07), no Centro Comunitário Evangélico, o show do Nei Van Soria. Com o tema The Beatles e Cascavelltes, o evento teve o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Rock, comemorado na última segunda. Nesse post especial, cinco constatações sobre a apresentação!

1) Antes de mais nada é preciso que se registre a boa presença de público! O que faz com que a gente perceba que há sim potencial para eventos do tipo em Lajeado, e que fujam um pouco de estilos musicais mais populares. E isso que estava chovendo.

2) Sobre a apresentação: na verdade a parte Beatles é bem curtinha. Foram somente duas canções: I Saw Her Standing There e A Hard Days Night. O mesmo caso com o TNT, bem no início do espetáculo. Na verdade, esse preâmbulo teve o objetivo apenas de preparar o público para aquilo que realmente interessava na noite: o resgate, com os maiores hits dos Cascavelletes.

3) Num estilo meio storytelling, Nei Van Soria divertiu o público contando algumas curiosidades sobre as canções da banda. Em uma delas, disse que eram três os temas preferidos dos Cascavelletes: sexo, sexo e sexo. Em outra parte, recordou o improvável vídeo de Eu Quis Comer Você, feito em uma apresentação nos anos 80, no Programa Clube da Criança, comandado por uma jovem Angélica. Pra quem não assistiu, aqui está o link do divertido vídeo. Que prova que os loucos anos 80 aceitavam mesmo TUDO.

4) As letras de canções como Morte por Tesão, Menstruada, Nega Bombom, Moto e Minissaia sem Calcinha, no contexto de hoje, até podem parecer excessivamente juvenis. Mas a pegada roqueira e altamente punk, aliada a energia efervescente do grupo, mantém o clima de diversão adolescente, mesmo para os tiozões - meu caso! - que lá estavam. E ver todo o povo cantando em coro o "refrão" de Nega Bombom, inclusive a mulherada, é um indicativo de que as canções permanecem vivas nos corações dos roqueiros.

5) Além de extremamente pontual - foram no máximo 10 minutos de atraso - Nei Van Sória, Juliano Pereira e companhia esbanjaram gentileza com a plateia, agradecendo o tempo todo a oportunidade, bem como ao público, por ter dedicado a terça chuvosa para lhes prestigiar. Como ponto altíssimo do exercício de sensibilidade, ainda executaram, já no bis, Jardim Inglês, um dos maiores hits da carreira solo de Van Soria. Ainda que a canção nada tivesse a ver com a proposta do projeto levado pelos músicos Rio Grande afora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário