quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Disco da Semana - PARTYBABY (The Golden Age of Bullshit)

É difícil escolher, em um mundo repleto de possibilidades, um único disco para ouvir e ainda por cima resenhar. São muitos artistas lançando álbuns o tempo todo, sendo que muitas obras geniais podem passar despercebidas. O que faz com que um álbum prenda nossa atenção e faça com que dediquemos nossos preciosos minutos apreciando-o? Não sei dizer, mas às vezes acontece de um disco te pegar assim, "de primeira", resgatando alguma memória afetiva ou até mesmo te fazendo cantarolar mentalmente algo que, em uma dessas playlists da vida, era apenas música de fundo.

E foi assim que conheci o duo (a banda?) PARTYBABY há mais ou menos uns dois dias (!). A música em questão, California, fez com que eu voltasse atrás no player pra ver quem tocava aquela canção que, embora uma revelação contemporânea, trazia diversas recordações de uma sonoridade distante (mais precisamente o rock dos anos 90) mas com uma energia enorme e produção muito atual. A partir dali fui buscar seu único (e recente) álbum, intitulado The Golden Age of Bullshit. Não bastasse o título super bacana, o disco (EP?) conta com apenas 8 canções, todas na casa dos 3 minutos, algo que favorece os mais apressados que na correria do dia a dia buscam algo mais leve, digamos assim, para se ouvir.


E é justamente o formato econômico da obra em questão e suas canções que me fizeram apertar o repeat diversas vezes e ouvir incessantemente as enérgicas musiquetas que revisitam sem pudor os sons que marcaram minha adolescência nos anos 90. Se pudemos emular um Weezer aqui, ou um Best Coast ali (pra citar algo mais contemporâneo), os vocais lembram muito Soul Asylum e até o Billy Corgan do Smashing Pumpkins. Algumas melodias podem remeter ao som que o Hole fazia ao misturar o pop com o punk e o garage rock, tudo muito representativo de uma fase importante da juventude de muita gente. Formado pela dupla Noah Gersh (Portugal, the Man) e Jamie Schefman (produtor da banda 30 Seconds to Mars), o PARTYBABY surgiu com a promessa nada modesta de ser "a mais divertida e excitante banda do planeta".

Se essa promessa se cumprirá um dia não sei, mas que esta pequena obra cumpre o papel de divertir e reavivar no ouvinte aquela nostalgia gostosa e a energia jovial tão necessária para seguirmos em frente, disto não tenha dúvida. Seja na pedrada melódica Your Old Man (que lembra muito a obscura banda Bicycle Thief), no punk Everything's All Right. no já citado hit California, na balada Don't Say It e no ápice New Years 2014 on a Beach (Felicity), tudo é lapidado de forma a te pegar pelo ouvido, te arrastar de volta ao tempo em que a música ainda tinha o poder de te tirar do sofá e querer formar uma banda, colocar um clipe na MTV e conquistar aquela sua paixão de adolescência. Se as letras não pretendem mudar o mundo, pelo menos são honestas à sua maneira. Uma boa e breve surpresa, simples e direta como a boa música deve ser.

Nota: 8,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário