quarta-feira, 13 de julho de 2016

05 Discos Essenciais do Rock (por Marcelo Petter)

Quem acompanha o Picanha sabe que, ao menos do ponto de vista musical, costumamos ser extremamente democráticos no que diz respeito às escolhas de artistas que aparecerão em nossos quadros. Assim, vertentes como pop, música eletrônica, samba, R&B e jazz, se misturam a estilos modernos como o chillwave, o freak folk e o dream pop, formando um caldeirão musical que resulta em resenhas de artistas tão distintos quanto a Rihanna ou o Animal Collective. Mas e o rock - que tem o seu famoso Dia Mundial celebrado neste 13 de julho? Bom, o rock é diferente, claro, já que o estilo - que surgiu e se popularizou no mundo, no começo dos anos 50 - certamente contribuiu, e muito, para a nossa bagagem cultural e até mesmo para a formação daquilo que podemos chamar de "gosto musical". Afinal de contas, todo o mundo tem as suas preferências na hora de falar do estilo musical mais diversificado (e barulhento) do planeta!


E foi pensando em tudo isso que resolvemos chamar quem realmente entende do assunto para nos ajudar. A nosso convite o amigo, parceiro aqui do site, e colega de profissão Marcelo Petter, coordenador da Rádio Univates FM 95.1, de Lajeado, elaborou uma lista com 05 Discos Essenciais do Rock. E, é preciso que se diga, o nosso querido brother Marcelão (como é conhecido pelos chegados), é uma verdadeira AUTORIDADE - com todas as letras maiúsculas - quando o assunto é o bom e velho rock'n roll, com direito a cursos, capacitações, estudos e trabalhos de conclusão que envolvem o tema. E nem é preciso dizer que a Rádio Univates - canal em que "todo o dia é dia de rock" - está com uma programação especialíssima, durante toda essa semana, tocando não apenas as clássicas, mas todas aquelas canções que embalam os corações de roqueiros mundo afora. Segue a lista do Marcelão, que não está em ordem de preferência.



#05 The London Howlin' - Wolf Sessions (1971) – Álbum clássico de blues lançado pela lendária Chess Records, e que traz um compilado de sucessos de uma das figuras mais representativas do seu precioso cast: Howlin' Wolf. Com uma banda de apoio formada por nomes como Eric Clapton, Steve Winwood, Charlie Watts e Bill Wyman e fantásticas interpretações fica fácil perceber porque Wolf se tornou referência e fonte de inspiração de tantos artistas e bandas que vieram a seguir e trilharam a estrada do blues e do rock'n'roll, entre elas The Rolling Stones.




#04 Woodstock - Music from the Original Soundtrack and More (1970) – A opção de escolher cinco discos indispensáveis é difícil. Então como forma de incluir grande parte de meus ídolos musicais em um trabalho apenas, foi esse álbum. Além de ser um apaixonado pelo tema, a parte musical traz a nata do showbizz da época em sua melhor forma. A visceralidade com que Joe Cocker se apropria de With a Little Help From My Friends, dos Beatles, demonstra da melhor forma possível o sentimento daquela geração que queria mudar, e mudou, o mundo, em três dias de paz, amor e música. Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who, Arlo Guthrie, Santana e tantos outros mostram que a música transcende crenças, geografias e épocas, com o perdão da redundância.



#03 The Beatles - Let It Be (1970) – Impossível também deixar os caras de Liverpool de fora. Let It Be, na minha opinião apresenta a verdadeira cara dos Beatles. Mesmo que desgastados diante de sua curta até, porém intensa trajetória, esse fechamento de história é de uma categoria impressionante. Impossível não se emocionar ao som de I've Got A Feeling, no telhado da Apple, em Savile Row.



#02 Rolling Stones - Let It Bleed (1969) – A máxima de que sempre depois de um Beatles deve rolar um Stones, ou vice-versa, se encaixa também na minha seleção. Mesmo que exista a eterna comparação de quem foi/é o melhor, acho que na verdade eles se complementam. O contraponto dos Stones ao “bom mocismo” dos Beatles, mesmo que estratégia de marketing, foi salutar à ambas as bandas. Esse disco particularmente me fisgou já pela abertura, Gimme Shelter, um petardo onde Jagger e Merry Clayton dão um show de interpretação e arrepiam até hoje quem a ouve. E o fechamento não poderia ser mais adequando com You Can't Always Get What You Want, que além de belíssima nos dá uma sacudida e alerta que nem sempre podemos ter tudo que queremos, literalmente.



#01 Led Zeppelin - The Song Remains The Same (1976) – Como gosto de todos os álbuns do Led Zeppelin (minha banda favorita), vale colocar o clássico concerto no Madison Square Garden, em 1976. Os maiores clássicos dos ingleses ali estão, tanto de disco como filme, contando a história, mesmo que de forma lúdica muitas vezes, do que foi e é o Led Zeppelin. Banda em que os quatro integrantes se fundem de uma maneira que no momento que um deles partiu, a banda acabou. O legado ficou e até hoje se aguarda ansiosamente por um retorno, que mesmo que parcial, jamais será o bom e velho Led. But, até hoje THE SONG REMAINS THE SAME!

E então, pessoal, curtiram a lista do Marcelão? Certamente não apenas para ele, mas para qualquer um de nós, fazer uma relação desse tipo não é nada fácil! Mas pra você, qual disco não pode faltar de jeito nenhum quando o assunto é rock'n roll? Escreve aqui pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário