quarta-feira, 1 de junho de 2016

Espaço do Leitor / Disco da Semana - Niki & The Dove - Everybody's Heart Is Broken Now

Como ocorre eventualmente aqui no Picanha, hoje o quadro Disco da Semana é misturado com o Espaço do Leitor! Isto porque o nosso amigo, leitor e grande parceiro aqui do site Lucas George Wendt - que trabalha no Centro Cultural da Univates, aqui em Lajeado - é o responsável por falar sobre o novo disco da dupla sueca Niki & The Dove, o sensacional Everybody's Heart Is Broken Now - desde já um dos prováveis candidatos e figurar na nossa lista de melhores do final do ano. Boa leitura!


Niki & The Dove é, na verdade, como conhecemos os músicos suecos Malin Dahlström e Gustaf Karlöf. A história musical de Gustaf e Malin inicia em 2010 e, em 2012, o mundo conhece
o trabalho de dupla quando a BBC Radio 1 seleciona-os para concorrer no Sound Of The Year: competição que escolhe as grandes apostas da emissora anualmente. Em seu segundo álbum, a dupla aposta no groove e nas batidas oitentistas para trazer ao público um registro muito peculiar e diferente daquilo que nos acostumamos a ouvir quando pensamos neles. Everybody's Heart Is Broken Now sucede o primeiro álbum do duo, Instinct, lançado em 2012.

Essencialmente diferente desse primeiro registro completo de estúdio, que nos trouxe um debut repleto de batidas explosivas e atmosfera pop frenética, como nos casos dos singles Tomorrow e DJ, Ease My Mind, o segundo álbum é repleto de ecos e batidas distantes, mais ritmado, e um convite à dança. Um claro regresso aos anos 1980, a disco music e ao groove que reinavam na época. Everybody's Heart Is Broken Now foi lançado em abril pela TEN Music Group, e as canções do álbum versam sobre temas como o futuro, o cotidiano, e sobre término de relacionamentos.



Nesse sentido, temos canções mais tristes como Lost Ub, que aborda o senso de perda e falta de chão que prevalece quando o amor finda. É um disco nostálgico e sutil, de toques leves. Nesse novo material entregue aos fãs, riffs de guitarra substituem as batidas eletrônicas do disco anterior e, somadas a voz bastante singular de Malin, convidam para uma viagem sonora às décadas passadas. Aliás, o potencial vocal da performer é explorado de maneira magistral na canção Everybody Wants To Be You, quando o álbum já vai se encaminhando para o fim. Antes do lançamento em abril, os singles, para o promoção do registro, foram as canções So Much It Hurts e Play It On My Radio, que caracterizam bem a estética musical proposta no novo material.

Destaques do álbum ficam por conta de canções como Scar For Love, com refrão grudento no qual Malin versa sobre as marcas que nossos amores deixam nos corações alheios e Pretty Babies, que fala sobre promessas e futuro. Ode To a Dance Floor é a música de maior duração, com quase oito minutos, e versos longos: é uma história que Malin canta e que passa por altos e baixos. Shark City (Tropico X) é a mais dançante e também a mais inusitada, com uma letra que diz que em uma cidade de tubarões você precisa de dentes afiados. Desde o lançamento ­e ao longo das últimas semanas­, as canções da edição especial estão sendo disponibilizadas. Até o momento chegaram a público Lady Friend e Sunset Tyger. A edição especial ainda conta com mais duas faixas não reveladas, Sister Brother Mother Father e Empires.

Pra quem gosta de Vanbot, Lykke Li, Austra, Oh Land e St. Lucia.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário