terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pra Ouvir - O Terno

Lembro como se fosse hoje: num certo dia escutava a Rádio Univates 95.1, quando iniciou uma canção de versos diferentes, divertidos, até esquisitos - ao menos num primeiro momento -, que faziam parte de uma música de estilo cru, que fazia lembrar a jovem guarda, mas era como se o Roberto e o Erasmo tivessem ido ao circo. Estranho? Demais, mas ao mesmo tempo ótimo! Me diz como é que eu posso escrever / Se só de fazer quatro versos / E uma métrica abstrata e invisível me aparece / Me dizendo que este verso está comprido e eu já devia ter parado a um tempo atrás, era o tipo de frase que saía do "radinho" e que me obrigava, imediatamente após, a ir atrás da banda que estava por trás dessa pérola do cancioneiro que, desde já, se colocava entre as minhas novas favoritas. E que depois descobri que se chamava 66.

Não demorou a descobrir que se tratava do O Terno, uma gurizada de São Paulo que faz rock desde o ano de 2009, inspirada por nomes como Os Mutantes, The Beatles e The Kinks, além dos integrantes da Jovem Guarda já citados anteriormente. Meu próximo passo, após saber de quem se tratava, foi adicionar os discos do grupo no serviço de streaming, com o objetivo de explorar a sua sonoridade. Descobri uma banda descolada, distante daquele clima meio "bunda mole" que domina alguns segmentos da nova MPB (alguém aí falou em Mombojó?) e cheia de criatividade e energia juvenil em cada composição. Referência da música independente nacional na atualidade, o trio, que tem aquele estilo do "magrão desleixado", é formado pelo guitarrista e vocalista Tim Bernardes - que também compõe a maioria das canções -, pelo baixista Guilherme D'Almeida e pelo baterista Gabriel Basile.


Sem tempo pra falar de decepções amorosas ou ilusões do coração - ainda que eventualmente, alguma composição como Ai, Ai, Como Eu Me Iludo possa causar essa impressão - o negócio da rapaziada é se divertir, cantando letras pautadas pelo nonsense, influenciadas pelas mais variadas vertentes do cancioneiro nacional. No pequeno resumo a seguir, a gente fala um pouco sobre os dois álbuns lançados até o momento pelo trio, intitulados 66 (2012) e O Terno (2014). Ambos os trabalhos tendo aparecido em diversas listas de melhores de final de ano - caso da Rolling Stone nacional, que o colocou na 12ª posição entre os discos de artistas brasileiros no ano passado. Com parcerias com Nando Reis e Arnaldo Antunes e apresentações no Prêmio Multishow de Música Brasileira, a banda aos poucos vai se consolidando, se tornando conhecida e fincando pé entre os artistas mais bacanas da nossa música. E que são dignos de aparecer no nosso Pra Ouvir.


66 (2012)

Com dez músicas, o disco foi feito em família, com o auxílio do pai de Tim Bernardes, o cantor, compositor e saxofonista brasileiro, Maurício Pereira. - que chegou a integrar o grupo Os Mulheres Negras (com André Abujamra). Com estilo e produção mais crua do que viria a ser o registro seguinte, o álbum tem no instrumental direto ao ponto - mas sem perder a psicodelia de base roqueira - e nos versos entre o absurdo e o nonsense, o deboche e o sarcasmo, a sua força. A inacreditável letra de Zé, Assassino Compulsivo, é um verdadeiro exercício de criatividade, nem sempre fácil, é preciso que se diga, mas provavelmente pautada por uma gama de influências literárias e cinematográficas as mais variadas. Zé não era aquele cara que só faz o bem / Era alegre e bonito, mas tem um porém / Ele era um assassino compulsivo, é / Enforcou sua coleguinha quando era do pré, diz a letra. Pra ver que 66, com sua métrica incomum, não era um caso isolado. Ouça: 66, Zé Assassino Compulsivo, Morto e Quem é Quem.


O Terno (2014)

Mais bem produzido do que o trabalho anterior e com letras mais seguras, analíticas, cínicas e até mesmo contemplativas, o grupo parece se aproximar da maturidade musical, ainda que esteja ainda em início de carreira. O começo, com Bote ao Contrário, é tão Jovem Guarda, mas tão Jovem Guarda, que não seria surpresa encontrá-la em algum disco dos anos 70 do Tremendão. A influência aparece em outras canções, como na ótima (e irônica e debochada) Eu Confesso. Aliás, o deboche também surge nas improváveis Pela Metade e Vanguarda?, que dão conta da segurança do trio na hora de compor Brazil, com letra em inglês que brinca com a forma como os americanos enxergam o nosso País é um outro exemplo do arcabouço de referências trazidas pelo jovem Bernardes, que, além de tudo, canta como um veterano. Mas é com a último música do Lado B, intitulada Desaparecido, que os garotos d'O Terno mostram estar a frente de outros grupos, indicando ainda um caminho possível a ser seguido em futuros projetos. Ouça: Bote ao Contrário, Brazil, Eu Confesso e Desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário