sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Pérolas da Netflix - Casa Grande

De: Fellipe Barbosa. Com Thales Cavalcanti, Marcelo Novaes, Suzana Pires, Clarissa Pinheiro e Bruna Amaya. Drama, Brasil, 2014, 114 minutos.

Se não chega a ser um filme escancaradamente social, Casa Grande - que toma emprestados alguns conceitos do clássico livro do sociólogo Gilberto Freyre -, é aquele tipo de obra que mostra um Brasil de contrastes a partir de uma série de acontecimentos cotidianos (e sutis). Na trama, somos apresentados a uma família burguesa, que precisa lidar com problemas financeiros que, aos poucos, vão mudando seu padrão de vida. Da madame que precisa, de forma quase inesperada, trabalhar para complementar renda, ao filho playboy que passa a ter de ir pra escola de ônibus porque o motorista foi demitido, a obra do diretor estreante Fellipe Barbosa vai encadeando fatos que, no fim das contas, funcionarão como um microcosmo de nossa sociedade. O panorama geral dá conta de um certo entorpecimento dessa aristocracia brasileira que é muitas vezes incapaz de perceber as mudanças - políticas, inclusive -, que ocorrem no entorno, para permanecer letargicamente paralisadas, enquanto, muito provavelmente, reclamam de algum governo que se esforçou em tentar equilibrar a balança.

Nesse sentido, talvez não seja por acaso que um dos principais debates do filme envolva a política das cotas raciais. Há, inclusive, um excesso de exposição sobre o tema, o que torna alguns diálogos bastante artificiais. Em um deles, Hugo (Marcelo Novaes) discute com o seu filho Jean (Thales Cavalcanti) sobre luzes acesas pela casa que poderiam acarretar aumento em contas de luz que se aproximam dos mil reais mensais. A filha Nathalie (Alice Melo) insiste na discussão das cotas com o pai que não lhe dá bola. O assunto voltará em outros momentos: em sala de aula, em um churrasco de família (talvez uma das mais contundentes sequências da obra), como uma forma de lembrar ao espectador que o que está em discussão no filme não é apenas o eventual enfraquecimento de parte das elites, mas como políticas públicas inovadoras buscaram equalizar parte das dividas históricas (e sociais), num ideal tardio de tentativa de igualdade.


E por mais que saibamos que políticas que atendem as camadas mais vulneráveis da população nada tem a ver com as perdas financeiras das famílias de bem, elas surgem para dar complexidade a um contexto em que os mais pobres também passam a ter o direito a sonhar e a sorrir - com uma faculdade, com um forró divertido, com produtos de beleza ou com um violão a beira da praia. Lembra da cena em que a filha da Val, personagem de Regina Casé em Que Horas Ela Volta? passa no vestibular e o filho playboyzinho da patroa não? É mais ou menos isso. Há uma nova configuração de País, em que jovens frustrados pelos mais diversos motivos, lutam para encontrar algum equilíbrio e alguma sanidade para que possam tocar a vida "adiante", em um cenário de pais superprotetores e reféns de algum tipo de violência que se avizinha e que parece sempre pronta a explodir, vinda de sabe-se lá onde.

Não por acaso a obra é pródiga em seus diversos comentários sociais. Em um deles Hugo reclama do filho que deseja a faculdade de comunicação - "economia dá muito mais dinheiro, muito mais futuro". Há o estudo de francês como um indicativo metafórico de retrocesso já que, na atualidade, a língua da moda é o inglês. E o que dizer da ultrapassada música clássica, que insiste em ecoar pela "casa grande", enquanto que na senzala o povão se esbalda com ritmos populares e regionalistas como o forró? Essas diferenças, essas ambiguidades parecem colocar os personagens de Casa Grande sempre no limite de extravasar os papeis sociais já pré-estabelecidos, como no instante em que Hugo estaciona seu carro de luxo em um local inadequado, quase armando briga com um coletivo de flanelinhas. O Brasil é grande. É complexo. Suas estruturas estão sempre em movimento, há grandes e profundas mudanças sociais e pessoas tentando se (re)adaptar a elas. O filme é sobre tudo isso ao mesmo tempo. Pode não ser tão panfletário, tão pungente. Mas, elegante, cheio de nuances, passa seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário