terça-feira, 16 de julho de 2019

Tesouros Cinéfilos - Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru)

De: Hirokazu Koreeda. Com Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Keita Nonomiya, Lily Franky, Yoko Maki e Shogen Hwang. Drama, Japão, 2013, 121 minutos.

O prolífico diretor japonês Hirokazu Koreeda é um mestre na utilização dos conflitos familiares, como matéria-prima para a elaboração de seus filmes. Obras como Ninguém Pode Saber (2004), Depois da Tempestade (2016) e, mais recentemente, o indicado ao Oscar Assunto de Família (2018), frequentemente utilizam a dinâmica que envolve pais, mães, tios, filhos e sobrinhos, como forma de estabelecer um microcosmo que parece pronto a ruir ao menos sinal de instabilidade, rompendo com o tecido social estabelecido. Bom, esse também é o caso de Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru), que gera tensão a partir de um episódio inusitado: quando dois casais recebem um chamado do hospital em que nasceram seus filhos para explicar que, seis anos atrás, seus bebês foram trocados na maternidade. E, pior: aparentemente de forma deliberada.

Em meio a conversas com advogados que brigarão por possíveis indenizações, ambos os casais resolvem efetuar a troca aos poucos para que o trauma não se transforme em algo ainda maior. Assim, o jovem Keita (Keita Nonomiya), que convivia com os pouco amorosos e excessivamente práticos pais Ryota (Masaharu Fukuyama) e Midori (Machiko Ono), em um lar com muito conforto e segurança financeira, mas também muito frio, passará a conviver com os amorosos e extrovertidos Yudai (Lily Franky) e Yukari (Yoko Maki), além de dois irmãos, em um ambiente bem mais modesto, mas muito mais vivo e colorido. Ao mesmo tempo, o pequeno Ryusei (Shogen Hwang) será enviado para a casa dos primeiros. Se na sua casa "oficial", Keita precisava se preocupar com uma agenda que lhe transformava em um pequeno adulto - com direito a aulas de piano não muito desejadas -, na sua outra moradia ele podia brincar e receber um carinho quase inesperado. De outro lado, a sisudez, especialmente de Ryota, deixará Ryusei claramente desconfortável.


De certa forma, o filme faz uma crítica aos pais que "despejam" filhos no mundo, mas que não reservam tempo para eles, tratando-os com distanciamento, e colocando-os sempre em segundo plano. Em uma das mais arrebatadoras sequências, Yudai pergunta a Ryota os motivos de ele não ser um pai mais presente para o seu filho, ao que o segundo responde que "não pode ser substituído no trabalho". Em seguida, ele ouve como tréplica o fato de que ele TAMBÉM não pode ser substituído como pai - por mais que o próprio Yudai pudesse ser um candidato natural ao "cargo". Outra cena definitivamente comovente envolve o momento em que Yukari dá um caloroso abraço em Keita que, desacostumado com esse tipo de manifestação de carinho, parece não saber exatamente o que fazer com os braços, já que o seu pai sequer lhe tocava quando lhe reencontrava após um dia de trabalho.

Será nessas interações meio tortas, difusas, com crianças perdidas em meio a convivência entre duas famílias diametralmente opostas, que num momento brigam e noutro se querem bem, que se estabelecerá a dinâmica do filme. A impressão que temos é a de que todos se complementam e, por mais que haja uma crítica mais forte ao pai excessivamente deslumbrado com o capitalismo, também ele terá o seu momento de redenção, em que confronta um passado (e uma infância) em que também permaneceu, na condição de criança, em segundo plano. É uma obra que pode soar meio arrastada para alguns "paladares" mas que, com grandes interpretações, e uma atenção minuciosa para a construção da narrativa, se transforma em um verdadeiro tratado sobre o valor da conexão entre pais e filhos - e sobre como estas definirão quais adultos que aquelas crianças serão. Premiado pelo Juri no Festival de Cannes daquele ano, Pais e Filhos conferiu ainda mais robustez a filmografia de Koreeda, que transforma cada filme que é lançado por ele, em verdadeiro objeto de culto pelos cinéfilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário