segunda-feira, 1 de abril de 2024

Novidades em Streaming - Os Colonos (Los Colonos)

De: Felipe Gálvez. Com Camilo Arancibia, Mark Stanley, Benjamin Westfall e Alfredo Castro. Drama / História, Chile, 2023, 100 minutos.

Um soldado britânico, um cauboi americano e um mestiço chileno entram num bar e, bom, pode parecer começo de uma anedota de mau gosto, mas é uma excelente maneira de recontar um tipo de história que, em muitos casos, foi apagada. Ou que talvez seja desconhecida pra muitos. E esse é só um dos muitos méritos de Os Colonos (Los Colonos) - o enviado do Chile à última edição do Oscar e que chegou na última semana à plataforma Mubi. A obra de estreia do diretor Felipe Gálvez tem aquela cara de faroestão clássico, como se fosse uma mescla de No Tempo das Diligências (1939) - especialmente do ponto de vista dos cenários grandiosos (e abertíssimos) - com o tipo de descrição que encontramos em obras literárias estilo Todos os Belos Cavalos, de Cormac McCarthy. Só que a diferença aqui é que estamos na América do Sul, mais precisamente no Sul do Mundo - espaço conhecido como a Terra do Fogo.

É o começo do Século 20 e nesse ambiente inóspito que é meio que terra de ninguém, um certo estancieiro de nome José Menendez (Alfredo Castro) envia uma expedição em direção ao Atlântico para não apenas delimitar, mas talvez recuperar terras concedidas pelo Estado. Claro que no caminho há uma grande chance de eles se depararem com tribos indígenas - os Onas habitam a região e se houver qualquer tipo de dificuldade com eles, a regra do homem branco é clara: matar se for preciso. Nesse comboio partem apenas três homens, no caso o tenente inglês Alexander MacLennan (Mark Stanley), o pistoleiro saído dos Estados Unidos Bill (Benjamin Westfall) e o criador de ovelhas Segundo (Camilo Arancibia), um nativo da região, que é recrutado por ser um excelente pistoleiro. À cavalo, o trio cruzará um cenário absolutamente isolado nos confins da Terra, não apenas trabalhando para um empresário explorador que mal conhecem, mas com a missão de exterminar indígenas (tidos como selvagens).


 

Revisionista, a trama baseada em fatos reais retira certo romantismo que pode pautar os relatos de colonizadores - e, consequentemente, do lado que costuma aparecer nos livros de história -, para tratar de um passado de violência, de morte, de sangue, de abusos e de mais forte oprimindo o mais fraco (como em muitos casos costuma ser). Em alguma medida, em tempos em que tribos indígenas seguem sendo suprimidas institucionalmente, especialmente em um cenário de políticas desastrosas de extrema direita, não deixa de ser interessante notar como a produção olha para o passado, mas sem ignorar o presente. Há uma crueza meio brutal que assombra - e mesmo uma disputa de queda de braço pode vir carregada de certo simbolismo que acena à atualidade, com nações disputando territórios ou entrando em guerra umas com as outras, seja por motivos geográficos, políticos, religiosos, culturais. "Nada de bom pode ocorrer quando os militares estão entediados", resume alguém em certa altura.

[ALGUNS SPOILERS A PARTIR DAQUI] Em alguma medida o combo de militarismo com religião como um suposto caminho para a "domesticação" de povos, também aparece aqui e ali, especialmente no terço final, quando a trama dá uma guinada, com o Governo chileno aparentemente disposto a uma autoanálise e uma reparação de seus equívocos. Mas a que preço? Fazer parte de um País na marra? Uma nação que massacra seus povos originários, mas que quer incluir esses mesmos povos à sua maneira? Suprimindo culturas, tradições, folclore, religião, modo de vida? Em certo momento, Segundo está dormindo quando acorda com os cavalos agitados. Ele avança em direção à floresta, na madrugada escura, onde tem uma espécie de revelação. Tão alegórica quanto surpreendente. Que mais adiante fará com que ele reflita sobre o que é ser chileno. "Você é branco, ele não é" relembra Bill à Maclennan, como forma de lembrar como funcionam as dinâmicas de poder locais. Baseadas em preconceitos e em estereótipos. A gente sabe como a história termina e o último instante do filme mostra que a construção de um Chile (e de uma América) para todos, unificada, não se deu sem que o massacre ocorresse nas entranhas, nas artérias, nas veias. Suprimindo não apenas os povos, mas os seus ideais. Filmaço.

Nota: 9,0


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