De Clea Duvall. Com Kristen Stewart, Mackenzie Davis, Alison Brie, Dan Lavy, Mary Steenburgen e Victor Garber. Comédia romântica, EUA, 2020, 101 minutos.
Podemos dizer que já temos, oficialmente, o filme fofinho de Natal - aquele que chega pra dar o famoso "calorzinho" no coração. E o melhor de tudo: Alguém Avisa? (Happiest Season) acrescenta uma boa dose de complexidade ao tema das relações humanas, investindo em camadas que tornam a obra muito mais do que a simples comédia escapista para toda a família. Na trama, Kristen Stewart e Mackenzie Davis são o casal Abby e Harper que resolve viajar para a casa dos pais da segunda para passar o feriado de final de ano em família. Mas há um problema: Harper revela, no meio do caminho, que ainda está no "armário": não contou para os pais que possui uma namorada e deseja que Abby se comporte, durante os cinco dias de estada, apenas como a amiga que divide o apartamento com ela. Meio a contragosto, Abby aceita a tarefa e, bom, conhecendo os clichês do gênero a gente sabe que será questão de tempo para que tudo, muito provavelmente, saia do controle.
Na chegada as coisas já se mostram bastante esquisitas e, é preciso reconhecer que a personagem da Kristen Stewart mereceria certamente um prêmio de namorada mais paciente da história. Não bastasse ter de se comportar ao lado de seu grande amor como sendo apenas uma amiga, ainda é relegada a um quarto no porão da casa, sem nenhum privacidade e isolada de tudo. Bastante conservadora, a família está em plena campanha política para que o pai de Harper, Ted (Victor Garber), se torne prefeito, o que o tornará obcecado pela manutenção da reputação familiar (e uma filha lésbica poderia ser um "gol contra" na campanha eleitoral, especialmente em uma cidade provinciana cheia de famílias de bem). E a cereja do bolo é a mãe de Harper, Tipper (a sempre ótima e engraçada Mary Steenburgen). Preocupadíssima com as aparências, "vende" na recém criada conta do Instagram a imagem da perfeição, o que inclui as irritantes fotos em família e adoção de todas as convenções sociais possíveis como um propósito de vida.
No meio disso tudo é ÓBVIO que Abby ficará insatisfeita, mas é aí que o arco dramático amplia as possibilidades de interpretação daquilo que vemos, especialmente a partir da hilária contribuição de John (o ótimo Dan Levy, de Schitt's Creek). Como o amigo gay de Abby, ele ficará responsável por cuidar dos bichos de estimação desta, enquanto da estada da amiga na casa da namorada. Mas, monitorando-a a distância, virá ao seu resgate quando a coisa apertar não para julgá-la (ou para julgar Harper) e sim para lembrá-la sobre o quão difíceis podem ser algumas decisões relativas à sexualidade, especialmente em uma sociedade machista, patriarcal, intolerante, reacionária e cheia de preconceitos. Em alguns momentos é simplesmente impossível conter as lágrimas e o fato de a gente torcer para que tudo se encaixe de alguma forma, no final, é a deixa para que a gente entenda que, como comédia romântica natalina, tudo fecha direitinho.
É claro que a coisa funciona também pelo carisma do elenco - que é completado por Alison Brie e Mary Holland, que interpretam as irmãs de Harper, que também parecem ter os seus problemas e segredos. Com ótimas piadas - a cena em que John se apresenta como um ex-namorado de Abby é absurdamente hilária -, o filme da diretora Clea Duvall analisa as relações humanas sem simplificar, misturando leveza e profundidade em igual medida. Ao cabo o que fica é a importância de superar o "entorno" para que se possa permanecer com aquela pessoa que amamos. O que nem sempre será fácil. O Natal já proporcionou grandes e divertidas obras para o cinema - de Esqueceram de Mim (1990), passando por clássicos como A Felicidade Não Se Compra (1946) até chegar ao doce e delicioso Simplesmente Amor (2003). Disponível na plataforma de streaming Hulu, Alguém Avisa? se soma a todos estes outros como uma grande obra que atualiza e oxigena as histórias da época do Papai Noel, com relevância e inteligência. Vale conferir.
Nota: 8,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário