terça-feira, 19 de abril de 2016

Cine Baú - Um Corpo Que Cai (Vertigo)

De: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Kim Novak e Tom Helmore. Suspense / Drama, EUA, 1958.

Assistir a um filme como Um Corpo Que Cai (Vertigo), é estar diante de uma experiência cinematográfica absolutamente completa - como são, na maioria dos casos, as obras do Mestre Alfred Hitchcock. Não se trata apenas de suspense puro e simples, com trama intrincada e saborosas reviravoltas durante toda a projeção. Se trata também do drama do homem comum que tenta de todas as formas superar os seus maiores medos - no caso, o policial John "Scottie" Ferguson vivido por James Stewart, que sofre de acrofobia (ou medo de altura mesmo). E tudo isso banhado em um clima de mistério quase onírico, com trilha sonora angustiante e onipresente - feita por Bernard Herrmann -, cenários luxuosos e impactantes, figurino classudo, direção de arte precisa e personagens não menos do que complexos.

O filme começa com Scottie presenciando a morte de um colega de trabalho durante uma perseguição a um bandido - situação que talvez pudesse ter sido evitada não fosse o medo de altura. Traumatizado pelo caso, o homem decide se aposentar, não sem antes aceitar um último trabalho como detetive particular, ocasião em que será contratado por um antigo amigo, o industriário Gavin Elster (Tom Helmore), para que passe a observar a sua esposa Madeleine (Kim Novak). A alegação de Gavin é de que Madeleine tem apresentado uma espécie de comportamento atípico, sombrio e com tendências suicidas - tendo ainda uma verdadeira obsessão por sua tataravó, que, no século passado, se afogou após se atirar da ponte do rio São Francisco.


Mestre em manipular as plateias, Hitchcock transformará a perseguição a Madeleine em um verdadeiro exercício de obsessão, com Scottie espreitando por trás das paredes de um museu, em meio aos muros do cais do porto e por entre árvores e lápides em um cemitério. O espectador, no caso, passará não mais a ser um mero observador, se tornando - assim como no caso de Janela Indiscreta (também estrelado por Stewart) - sujeito participante, através do uso frequente da câmera subjetiva, em primeira pessoa. Aliado a esse contexto, o temor pela vida de Madeleine - que poderia estar sofrendo algum tipo de influência telepática de sua antepassada - ainda conferirá a película um ar sobrenatural e perturbador, capaz de transformar a obra-prima em um produto não menos do que aterrador.

À época de seu lançamento, Um Corpo Que Cai foi bem recebido pelo público, ainda que a crítica tenha torcido o nariz para uma trama considerada ao mesmo tempo complexa, pouco "substanciosa" e inverossímil. A situação só foi se modificar mais tarde, quando um grupo de redatores do semanário francês Cahiers du Cinéma - entre eles François Truffaut, Eric Rohmer e Jean-Luc Godard - foi capaz de reconhecer as qualidades do filme, conferindo a ele um caráter de sofisticação não apenas na mise-en-scène, mas também no que diz respeito ao aspecto técnico - algo reforçado, por exemplo, pela adoção do zoom in e do zoom out nas cenas de altura, que garantem uma sensação de vertigem e de horror genuíno, até mesmo em uma simples sequência em que o protagonista sobe uma escada e olha para baixo.



Hoje, Um Corpo Que Cai talvez seja a maior obra do Mestre do Suspense - ficando inclusive a frente do sempre lembrado Psicose (1960). Não à toa, uma votação feita com 864 críticos, acadêmicos e pessoas ligadas ao cinema colocou a película em primeiro lugar em uma lista com os 50 maiores filmes de todos os tempos, em uma relação organizada pelo periódico Sound and Sight, em 2012 - ficando a frente, vejam só, de Cidadão Kane, de Orson Welles. Na lista de 100 Melhores Filmes Estadunidenses lançada em 2007 pelo American Film Institute (AFI), a película aparece em nono lugar - à frente de outros clássicos como 2001 Uma Odisseia no Espaço (1968) e Crepúsculo dos Deuses (1950). São tantas as credenciais que o nosso Cine Baú quase fica pequeno, diante da grandiosidade de tal obra. Se você ainda não viu, corre que ainda dá tempo.

Um comentário: