quarta-feira, 6 de abril de 2016

Picanha.doc - Merchants Of Doubt

De Robert Keener. EUA, 2014, 93 minutos.

Você alguma vez na vida já ouviu falar que o cigarro não faz mal? Ou que, minimamente, as pesquisas relacionadas ao consumo do tabaco fossem inconclusivas quanto a seus possíveis malefícios? Não, né? Algo absolutamente impensável nos dias de hoje. Pois saiba que entre os anos 60 e 80 não era incomum aparecerem na televisão americana sujeitos que serviam para colocar em dúvida até a mais "óbvia das obviedades" - com o perdão da redundância. Eram pesquisadores, cientistas, especialistas e formadores de opinião ligados ao setor, que nada entendiam do riscado. Mas que eram muito bons em outra prática, que perdura até hoje, com consequências desastrosas, por sinal: a da arte de fazer lobby. A intenção do espetacular documentário Merchants Of Doubt é a de tentar desmascarar esses sujeitos, procurando ainda entender de onde diabos eles surgem.

Assim como no caso tabaco, houve uma época em que o mercado "lobista" tratou de vender o amianto como a oitava maravilha da construção moderna. O mesmo valeu para os retardantes de chamas (pasme), um tipo de pó com alta carga tóxica - capaz de provocar, inclusive o câncer - que era colocado nos móveis para que eles não queimassem. O que poderia contribuir para salvar crianças de serem carbonizadas vivas nas salas de suas casas - e o exagero é proposital, pois é justamente este o tipo de discurso praticado por esses relações públicas do demo. Aquecimento global? Que nada, coisa de comunista infiltrado nos Estados Unidos pós-Guerra Fria, que é contrário ao crescimento econômico do País. Agrotóxicos? Não, melhor chamar de produtos fitossanitários. A história avança, mas é possível perceber que a prática não se modifica. Com a conivência da sociedade, que consegue a proeza de repetir o discurso, infligida por um certo senso de falta de liberdade ou de ameaças externas de qualquer tipo.



Não é preciso ser nenhum gênio para entender que os tais lobistas entendem NADA de ciência, mas muito de política. Muitas vezes estão ligados a grandes grupos ou corporações de importância que movimentam trilhões de dólares com seus negócios. Estão lá com o objetivo de cavar espaços nas redes de TV - e, sabe-se bem que muitas delas são totalmente conservadoras - com o único objetivo de confundir a opinião pública. Gás carbônico faz mal? Não, faz bem. Ajuda a população de algas a se multiplicar. O aquecimento global ocorre por efeito da ação do homem? Não há conclusões definitivas. Em um eventual debate em rede nacional, esses sujeitos normalmente se saem muito bem, já que são formados, muitas vezes, em alguma área de comunicação. Os pesquisadores? Bom, são pesquisadores, que não são bons de entrevista, não sabem usar o microfone, gaguejam, são introspectivos, falam baixo. Mas são os que SABEM do assunto. Mas pra quem assiste na telinha, vale mesmo a opinião do sujeito descolado, irônico, brincalhão, charmoso. O estrago já está feito.

Além do tema absolutamente pertinente, Merchants Of Doubt ainda é riquíssimo em imagens de arquivos, com depoimentos, entrevistas, participações em programas de TV tanto daqueles que sabem do assunto, como dos que não sabem - e que servem muito bem pra mostrar como funciona esse mercado. Os dados apresentados são alarmantes, chamando mais atenção aquele que dá conta de 928 artigos científicos publicados entre 2002 e 2012, em que NENHUM justifica o aquecimento global como NÃO SENDO obra do homem. Ainda que o assunto seja sério, a montagem leve é absolutamente divertida - com direito a presença de um mágico (de verdade), que sente estar perdendo espaço para tantos especialistas em porra nenhuma em charlatanismo na TV. Se você é daqueles que fica até tarde com a TV ligada apenas pra assistir aquele carinha que parece o Woody Allen falando um economês que ninguém entende - e falando sobre uma crise sem fim em meio a um mar de investimentos -, bom, está na hora de você assistir esse documentário. Ou parar de ser tão ingênuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário