segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Novidade em DVD - Shaun: O Carneiro (Shaun The Sheep Movie)

De: Richard Starzak e Mark Burton. Com Omid Djalili, Andy Nyman e Nick Park. Animação / Aventura / Comédia, Reino Unido / França, 2015, 85 minutos.

Entre tantas experiências cinematográficas prazerosas, uma das que tenho grande apreço é a que envolve as animações em stop motion. Especialmente aquelas que, alinhada a técnica impecável, ainda são capazes de contar boas e divertidas histórias, que possam ser marcantes tanto para crianças como para adultos. Nesse sentido deveria ser terminantemente proibido para qualquer crítico de cinema - e, vejam bem, certamente não me incluo entre estes, já que, como sempre digo, sou apenas um cara que gosta de filmes e escreve sobre - elaborar qualquer resenha negativa sobre obras do segmento. Dadas as exigências desse trabalho exaustivo, repetitivo e minucioso, capaz de envolver a dedicação de centenas de pessoas - algo que pode ser visto e entendido em uma série de vídeos existentes internet afora, como é o caso deste.

O recém lançado em DVD, Shaun: O Carneiro (Shaun The Sheep Movie) utiliza exatamente esta técnica, já adotada anteriormente em pequenas pérolas do estilo, casos de Fuga das Galinhas (2000) e Wallace e Gromit (2005) - não por acaso o o filme é da mesma desenvolvedora, no caso a Aardman Animations. Na trama, o carneiro Shaun, ao lado de seus companheiros de fazenda, cumpre uma rotina repetitiva, que envolve levantar, trabalhar e dormir - e a divertida sequência inicial mostra de que maneira o tédio começa aos poucos a afetar o dia a dia de todos. Para quebrar a mesmice, o protagonista resolve bolar um plano para que o rebanho possa tirar um dia de folga. Nem é preciso dizer que a ideia não funcionará. O resultado será o grupo todo perdido na "cidade grande", inclusive o pragmático (e carinhoso, é preciso que se diga) fazendeiro responsável pela propriedade, que, de quebra, ainda perde a memória em um acidente no caminho para a metrópole.


No melhor estilo Sessão da Tarde, o grupo - que fará de tudo para localizar o seu dono para que todos possam voltar em paz para casa - viverá altas aventuras ao lado do cão de guarda da propriedade, Bitzer, e de uma nova amiga, a simpática cachorrinha Slip, que rouba a cena. Além de ter de se adaptar ao caos urbano, os carneiros ainda se verão as voltas com uma espécie de funcionário responsável pelo recolhimento de animais, que não hesitará em levar os "maus elementos" para uma espécie de canil, que mais parece uma prisão de segurança máxima - e as piadas relacionadas ao local estão, certamente, entre as melhores da película. Ao abrir mão de diálogos, o filme investe em uma narrativa que se vale do visual para contar cada parte da história, algo que funciona de forma plenamente satisfatória, conferindo ainda a obra um certo charme de "cinema mudo" em seu desenvolvimento.

A propósito das piadas, elas certamente agradarão tanto crianças - que se divertirão, por exemplo, com o sistema adotado pelos carneiros para adormecer as pessoas - como adultos - que encontrarão durante os 85 minutos de exibição referências tão diversas como as relacionadas a capa do disco Abbey Road dos Beatles, ou mesmo a filmes como O Silêncio dos Inocentes (1991), e, na melhor delas, do clássico O Mensageiro do Diabo (1955). Simples e singela, a obra - indicada ao Oscar na categoria Melhor Animação (em que concorrerá com o favorito Divertida Mente da Pixar e com o brasileiro O Menino e o Mundo) - ainda funciona como uma pequena ode a beleza da vida simples no campo - em um contraponto a urgência opressora da cidade -, valorizando ainda a a importância da amizade, acima de tudo. Tudo com um magnífico cuidado com os detalhes.

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário