quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

5 Episódios para Começar a Amar Black Mirror

Você abre as redes sociais e não se fala de outra coisa a não ser Black Mirror. Você não aguenta mais o assunto, até quer conhecer, mas não está com saco pra assistir os quase 20 episódios que formam as quatro temporadas da série mais hypada do mundo. Pois nós do Picanha resolvemos te dar uma força! Com a intenção de não deixar você, leitor, de fora daquela conversa animada de fim de tarde com os amigos, ou mesmo nas rodas de bate-papo da faculdade ou do trabalho, selecionamos os cinco episódios que PRECISAM ser vistos e que servirão como porta de entrada para um caso de amor eterno com esses pequenos filmes que discutem tecnologia e a nossa relação com ela! Como os episódios são independentes, eles não necessariamente precisam ser assistidos em ordem, o que facilita o (prazeroso) trabalho!

1) Hang The DJ (S04 E04): o episódio mais legal da quarta temporada nos leva a um futuro em que os aplicativos de relacionamento - tipo Tinder, Happn e outros - funcionam por meio de algoritmos que vão testando as suas preferências e gostos com o objetivo de te colocar, ali adiante, em contato com a tua provável alma gêmea. Mas o caso é que cada novo match tem uma data marcada para ter fim. Por exemplo, conheceu alguém legal agora? Pode ser que você só tenha 36 horas ao lado dessa pessoa, sendo necessário respeitar esse sistema e suas leis. E se você tiver que ficar cinco anos com aquela MALA que você não aguenta? O episódio brinca com o fato de aprendermos a cada relação e com cada pessoa que cruza em nossas vidas, reservando para a conclusão uma das sequências mais tocantes e surpreendentes de todas as temporadas. Hang The DJ!



2) Nosedive (S03 E01): e se houvesse um aplicativo que permitisse dar notas para tudo e para todos o tempo todo, de acordo com as suas experiências pessoais? Por exemplo: foi bem atendido pelo caixa do supermercado? Você pode dar uma nota 5 para ele, que terá sua foto e informações pessoas disponíveis em seu smartphone. Não gostou do seu vizinho ter feito algum comentário maldoso sobre alguém? Duas estrelas para ele! As notas também podem ser dadas via redes sociais semelhantes ao Instagram, por exemplo. Quanto mais alto o seu ranking, maior o seu status e mais lugares interessantes você pode acessar. Empresas trabalham para aumentar os números dos usuários, só que qualquer comportamento mal visto pelos demais pode representar uma "queda livre" na sua nota. E aí? Bom, aí você vai experimentar o preconceito que vivem aqueles que estão a margem da sociedade. Uma crítica feroz ao caráter falso e excessivamente nascisista daquilo que publicamos nas redes sociais.



3) The National Anthem (S01 E01): o primeiro episódio da história de Black Mirror se mantém até hoje como um dos mais perturbadores, ao mostrar o poder do jornalismo sensacionalista diante da curiosidade mórbida das pessoas e da obsessão destas por aquilo que passa na televisão. Na trama, após o sequestro da princesa da família real britânica, o sequestrador pede um "resgate" um tanto curioso: que o primeiro-ministro do País, Michael Callow, tenha relações sexuais com um porco na televisão, ao vivo. Se isto não acontecer no horário indicado pelo criminoso, ele matará a princesa. Temas como papel da mídia, importância da opinião pública e até crítica à arte contemporânea alimentam este episódio, que deixa o espectador em suspense até os últimos segundos.



4) San Junipero (S03 E04): esse é o episódio que caiu nas graças dos nostálgicos (e dos românticos) de plantão. Especialmente pelo sem fim de referências aos anos 80 - dos fliperamas com o jogo Pac Man, passando pelos figurinos multicoloridos, até chegar a trilha sonora que conta com sons dos Bangles, Simple Minds e INXS, entre outros. Por voltar ao passado, este também é um dos episódios mais misteriosos e de andamento menos óbvio. Que realidade será esta em que duas garotas - a extrovertida Kelly e a introspectiva Yorkie - se encontram sempre, uma vez por semana? E quando uma delas para de aparecer, exigindo da outra uma busca desenfreada por aquilo que parecem ser "outras épocas"? A trama bebe na fonte de filmes como Vanilla Sky para apresentar as possibilidades de uma experiência sensorial de "imersão nostálgica". Tocante, o episódio é até hoje um dos preferidos do público.



5) Be Right Back (S02 E01): e se fosse possível trazer de volta a "vida" algum ente querido já falecido? Esse é o caso desse episódio que nos apresenta a protagonista Martha que, devastada pela morte do namorado Ash em um acidente automobilístico, resolve adquirir uma nova tecnologia capaz de simular a voz e a personalidade do morto, em um aparelho celular, a partir do cruzamento de dados deixados na "nuvem", nas redes sociais e em outros locais da internet. Uma versão mais atualizada do sistema possibilitará a jovem a compra de uma réplica corporal quase idêntica do rapaz, feita de um tipo de material sintético. A euforia (e a curiosidade) inicial pela "presença" do ex na casa, logo dará lugar a frustração, especialmente quando Martha perceber que um robô não substitui uma pessoa. E que mesmo os defeitos - e eles estarão presentes em TODAS as relações, até nas mais saudáveis - farão MUITA falta.



E pra você? Algum episódio deveria fazer parte dessa relação? Comente conosco!

Um comentário:

  1. Boa amostra da série (que tem outros EPs incríveis além desses). Só pra constar: Hang the DJ tem na sua trilha duas canções coproduzidas pelo Sigur Rós :)

    ResponderExcluir