sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Artigo - Framboesa e a Zoeira Sem Limites

Os cinéfilos foram pegos de surpresa na tarde de ontem com a divulgação da pré-lista com os piores do ano, que concorrerão ao Framboesa de Ouro, no dia 03 de março. Surpresa não pela divulgação em si da relação daqueles filmes, atores e atrizes que nem precisariam ter existido, mas sim pela presença de (pasmem) Mãe!, do Darren Aronofsky, e do Roda Gigante, do Woody Allen, na corrida pela estatueta mais vergonhosa do cinema. O Mãe!??? Cês tão de brincadeira? É possível até não gostar do filme, mas colocar ele entre os piores, ignorando as suas tantas virtudes? E o do Woody Allen? Tá, é fato que a obra está bem longe de alcançar a qualidade daquelas que consagraram o nova-iorquino. Mas piores do ano? Ao lado de desgraças reais como Baywatch, Pai em Dose Dupla 2 e Cinquenta Tons Mais Escuros?

Bom, não é de hoje que o Framboesa tem lá a sua predileção por avacalhar! Diga-se de passagem, uma das histórias mais clássicas sobre o absurdo das indicações, envolve a primeira edição da distinção, ocasião em que, acreditem, Stanley Kubrick foi nominado na categoria Pior DIRETOR por O Iluminado. Sério, tu não nomina o sujeito que já tinha realizado Dr. Fantástico (1964), 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968) e Laranja Mecânica (1971) nem que ele tivesse, sei lá, feito um musical só com sertanejo universitário! Aliás, foram duas indicações para o filme (a outra foi a Shelley Duvall como pior atriz) - que, hoje, restabelecida a sanidade e o senso de justiça no mundo, é considerado uma obra-prima do terror. Outra história bizarra envolve a indicação de Brian de Palma também na categoria Pior Diretor, por Scarface. Aliás, De Palma tem seis indicações para os Razzies. SEIS!



O Framboesa, todos sabemos, foi criado pra tirar um sarro daquelas produções de duvidosas qualidades artísticas. Mas a presença de algumas obras entre as nominadas têm soado quase como uma afronta. Uma provocação! Nesse sentido, não chega a surpreender o caso que envolve a atriz Sandra Bullock que conseguiu a proeza de, nas premiações de 2010, ser agraciada com o Oscar - por Um Sonho Possível (2009) - e com o Framboesa - por Maluca Paixão (2009) -, NO MESMO ANO. Um caso de esquizofrenia que, agora, Mãe!, tá bem próximo de alcançar, já que, além de estar nas "semifinais" pelo prêmio de pior, ele aparece em vários sites que trabalham com apostas para o Oscar, entre os possíveis indicados a Melhor Filme. E, isto sim, seria algo inédito: uma obra concorrendo a pior e melhor no mesmo ano.

Anthony Hopkins, Al Pacino, Marlon Brando, Michael Caine, Faye Dunaway, William Friedkin, Henry Mancini, Julianne Moore, Johnny Depp... esses e tantos outros artistas consagrados já tiveram seus nomes entre os indicados - e alguns até "ganharam" a premiação. O mesmo ocorreu com filmes que, mais tarde, receberiam uma revisão (e aqui também pode ser citado o caso de A Bruxa de Blair, que ensinou o mundo a fazer as obras em found footage). Como qualquer pessoa pode fazer parte dessa distinta "Academia" - basta pagar US$ 40 -, em nem ter precisado ter visto todos os filmes, a tendência é a de que muitos nomes consagrados e talentos reconhecidos apareçam nesta, que é uma festa que ninguém quer participar. Só não precisa forçar a barra! Mãe! pode ser um filme confuso ou complexo para alguns. Mas tá bem longe de ser um dos piores do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário