quinta-feira, 16 de março de 2017

Encontro com a Professora - Os Maliciosos (série)

Está no ar uma sitcom britânica deliciosa! Trata-se de Os Maliciosos (Vicious), tradução mais uma vez péssima para o português. A série estreou em 2013. A comédia apresenta um casal gay que vive junto há quase cinquenta anos. Sir Ian McKellen e Sir Derek Jacobi estão impagáveis como Freddie, um ator decadente, e Stuart, que ainda esconde de sua mãe que é gay. Mas engana-se quem espera que o tema seja a homossexualidade.

A trama é sobre a velhice. A perda da beleza e do sucesso torna o casal amargo, incapaz de, na maioria das vezes, demonstrar o amor que sente pelo parceiro. Mas a brutalidade das palavras deixa transparecer o medo diante do inexorável. No apartamento que mantém o clima dos anos áureos, desfilam a amiga Violet, a desmemoriada Penélope e o ranzinza Mason. Impagável também é a (não) presença de Balthazar, o cão moribundo. Ash, um jovem que mora no apartamento de cima, traz um pouco de ar fresco para a vida do grupo.


No primeiro episódio, as atuações de McKellen e Jacobi são bem teatrais. No começo, isso me pareceu um problema. Por fim, deduzi, talvez tendenciosamente, que está relacionado com o lugar em que as personagens se colocam para seguir a vida. Eles criam, na casa, um palco para o tempo em que tudo era perfeito.

Falando assim, parece um drama existencial. E talvez seja. Mas a gente ri sem parar, às vezes com certo incômodo. E é muito bom ver uma comédia que, sem ser politicamente correta, não é desrespeitosa. O fato de McKellen e Jacobi serem assumidamente homossexuais e obviamente idosos dá uma credibilidade aos personagens e, sobretudo, acrescenta ternura. Quando Freddie diz que se sente como uma casa mal-assombrada por causa do barulho das suas articulações, cada ruga do ator provoca empatia na gente.

De minha parte, série recomendadíssima! Fazia anos que não gargalhava diante da TV.


Texto: Rosane Cardoso

Um comentário: