terça-feira, 24 de maio de 2016

Disco da Semana - Mahmundi (Mahmundi)

Final de verão / Fiz um hit pra entoar você. Curioso notar como o verso que inaugura o maravilhoso e homônimo disco de estreia da carioca Mahmundi, bem poderia funcionar como um resumo daquilo que encontraremos em toda a obra: um disco por vezes ensolarado, com aquele clima de fim de tarde na praia, ou de noite quente em clima de romance. Assim são as características de um registro capaz de utilizar sintetizadores, teclados, linhas de baixo e guitarra, além de outros efeitinhos diversos para entregar uma verdadeira coleção de canções absolutamente radiofônicas, refrescantes na medida certa e com refrões certeiros prontinhos para tocar nas rádios mais descoladas do País. Não à toa, o clima litorâneo à anos 80 pode ser percebido não apenas na sonoridade e nas letras, mas também no nome das canções - Eterno Verão, Calor do Amor - ou mesmo na ensolada e quente capa do álbum.

Mahmundi, ou Marcela Vale, seu nome artístico "anterior" não é exatamente uma novidade no mundo da música. Ainda que já tenha trabalhado em lugares como o Kentucky Fried Chicken (KFC), a artista e compositora - que já foi vocalista e guitarrista da banda Velho Irlandês e técnica de áudio no Circo Voador, no Rio de Janeiro - aguardava o momento de mostrar ao mundo a sua arte. E lá se foram alguns bons quatro anos até apresentar este trabalho de estreia, que conta com direção artística do gaúcho Carlos Eduardo Miranda. "Como fui assistente de produção de grandes discos, ficava com a mão coçando para mostrar para os meus áudios para pessoas ligadas a música, mas sabia que ia ser apenas mais uma devo que eles iriam ouvir", explicou em entrevista para o site Monkeybuzz.



Nesse sentido, Mahmundi parece estar sendo recompensada pela paciência - a chegada da internet e de outras plataformas de distribuição de música a ajudaram muito -, já que o trabalho de estreia, ainda que enxuto - são apenas 10 música e pouco mais de 40 minutos - é grandioso em suas emanações românticas, capazes de envolver e confortar o ouvinte, em um clima embalado por boas doses de new wave, lo-fi, R&B e música eletrônica. Quem acompanha de perto o trabalho da artista sabe que canções como Leve, Calor do Amor, Desaguar, Sentimento e Quase Sempre já foram apresentadas anteriormente, em EPs como Efeito das Cores e Setembro. Para quem optar por descobrir agora o trabalho da cantora encontrará um tanto de nostalgia (Leve), alegria juvenil (Eterno Verão) e o pleno prazer de ter alguém para amar (Desaguar, talvez a melhor do disco).

Como se fosse uma mistura de Marina Lima com Silva - com uma pequena pitada de Lulu Santos -, Mahumndi não se envergonha de abrir o seu coração em letras sinceras e diretas no que diz respeito aos relacionamentos - e que formam grande parte do material entregue pela artista. O amor é um mar difícil / Mas é tão fácil de se ver e admirar / Todo amor tem um artifício /Que não acaba e ninguém pode mudar canta em Sentimento música que fecha o registro e que condensa as ideias apresentadas durante toda a obra e que são capazes de jogar o ouvinte diretamente para este ambiente. O clima á praiano, por vezes festivo e colorido. Mas quando o entardecer chega e com ele vem a noite, mesmo no verão, fundamental é ter alguém pra dividir as doçuras dessa estação.

Nota: 8,4


Nenhum comentário:

Postar um comentário