segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cine Baú - Rastros de Ódio (The Searchers)

De: John Ford. Com John Wayne, Jeffrey Hunter, Natalie Wood e Vera Miles. Faroeste / Aventura, EUA, 1956, 118 minutos.

Durante muitos anos Hollywood personificou a luta do bem contra o mal por meio de faroestes em que podíamos assistir a luta dos "mocinhos" - homens brancos, polidos, de educação religiosa e que não hesitariam em apontar seus imponentes revólveres - contra os "bandidos" - no caso os índios, maltrapilhos, sujos, com uma língua que não era o inglês e de caráter duvidoso. Essa dicotomia esteve especialmente presente entre os anos 40 e 60, após a Segunda Guerra e início da Guerra Fria, quando era necessário reafirmar a todo custo o patriotismo e o crescimento pregado pelo sistema capitalista, na Terra do Tio Sam. Não dá para negar que o diretor John Ford - talvez o maior nome do estilo na história - levasse, sim, essa lógica ao pé da letra. Ainda que, em sua filmografia, fosse capaz de apresentar,  nem que fosse de forma sutil, outras nuances para cada película lançada.

É exatamente esse o caso do clássico Rastros de Ódio (The Searchers), lançado em 1956, que aparece aqui no nosso Cine Baú. Na trama, Wayne é o veterano da Guerra da Secessão Ethan Edwards, que chega ao Texas três anos após o final do conflito para visitar o irmão, a cunhada Martha (Dorothy Jordan) - por quem parece nutrir certa paixão - e suas duas sobrinhas. O sossego dura apenas um dia já que, na manhã seguinte, após retornar de uma investigação a campo relacionada a roubo de bovinos, Ethan encontra seu irmão e a cunhada mortos, após um ataque provocado pelos comanches, que, de quebra, ainda sequestram as duas filhas do casal. É o início da jornada de vingança de um homem amargurado pelo trauma, bem de acordo com script maniqueísta do gênero. Não fosse por um "pequeno detalhe": Ethan é um sujeito racista e xenófobo, que usa o preconceito e o ódio para atacar, inclusive, aqueles que lhe são mais próximos.



E é exatamente nesse ponto que reside a força desse imperdível filme. Ao contrário do que se poderia imaginar, o caubói leva mais de 10 anos, entre idas e vindas e buscas intermináveis por pistas para encontrar qualquer indício que possa lhe conduzir em direção a parente há tantos anos desaparecida. Mas quanto mais tempo Ethan demora em seu objetivo, mais uma dúvida lhe atormenta a alma: estando viva a doce Debbie (Wood), a sua sobrinha querida e de bons modos, será ela a mesma após uma temporada de anos nas mãos dos comanches? Terá ela se transformado numa "indígena", ofendendo a honra de sua família que agora jazia sob a terra? Como lidar com esse sentimento que lhe devasta o peito a cada pista ou caminho desencontrado? A que ponto poderia chegar um homem decepcionado com aquilo que restou da sua família? São perguntas que tornam essa obra-prima não apenas um bom faroeste de aventura, mas ainda um filme em que se sobressai um certo clima de suspense permanente.

Ainda que seja um sujeito de moral duvidosa, Ethan é interpretado por Wayne com um magnetismo e uma complexidade dilacerantes, capazes de fazer com que o espectador minimamente entenda as suas angústias - por mais descabidas que sejam suas atitudes. Em sua viagem, o veterano é acompanhado pelo mestiço Martin (Hunter), que fazia parte da família por ter sido adotado pelo irmão. Chamando-o eventualmente de "cherokee de segunda" ou de "cabeça de cobertor", o homem demonstra todo o seu ódio racista comum a colonizadores daquele período. Com imagens grandiosas do Monument Valley e trilha sonora certeira (de Max Steiner), a obra conta ainda com uma série de personagens secundários interessantes - ainda que eventualmente caricatos - que contribuem de maneira determinante para a construção da história.



Em uma época em que entes políticos patéticos como o deputado federal Jair Bolsonaro (o "Bolsomito") destilam toda a sua raiva fascista contra as minorias em todos os canais disponíveis - ele prefere ver seu filho morto a ser gay - uma revisão a este filme de Ford serve para mostrar que o pensamento vigente há quase 150 anos (o filme se passa em 1868), ainda pode estar vivo, nas mais variadas formas. A obra pavimentou o terreno para que Ford discutisse em outras ocasiões a questão do racismo, como no caso do também imperdível O Homem que Matou o Facínora (1962), elevando os filmes de faroeste a um outro patamar. Ainda que Rastros de Ódio tenha sido completamente ignorado no Oscar, à época, a película costuma aparecer em inúmeras listas de melhores da história. No Top 50 da Sight and Sound Magazine foi o sétimo melhor de todos os tempos. Já na lista de 2007 do American Film Institute (AFI) foi escolhido como o 12º mais importante da história. O que, definitivamente, não é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário