segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Novidades em Streaming - Nyad

De: Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. Com Annette Bening, Jodie Foster e Rhys Ifans. Drama / Biografia / Aventura, EUA, 2023, 121 minutos.

Vamos combinar que histórias de superação costumam ter bom apelo junto ao público - e não deve ser muito diferente com Nyad, que acaba de estrear na Netflix. Esse é aquele tipo de projeto que parece movido por frases motivacionais que não fariam feio em palestras de coachs mundo afora - mas que se sustenta no carisma das duas protagonistas. Sim, em alguma medida eu não vou negar que me incomodou um tanto aquele clima meio forçado de "você pode vencer os desafios, ter um propósito, basta querer", mas, ok, não vou ser tão ranzinza, até mesmo porque estamos diante de uma narrativa real - no caso o feito histórico da nadadora maratonista Diana Nyad (Annette Bening, que tenta pleitear uma vaguinha no Oscar), que foi a primeira atleta a não apenas atravessar os cerca de 165 quilômetros de Havana em Cuba à Key West na Flórida, mas realizou a proeza aos 64 anos. Depois de alguns traumas na juventude e de uma série de outras tentativas frustradas.

Assim como em outras histórias biográficas e esportivas, aqui, acompanharemos a preparação de Diana - ao lado de sua melhor amiga/crush e treinadora improvisada Bonnie (Jodie Foster) -, para executar a prova de resistência. E ainda que o desafio seja imenso e os perigos gigantescos - especialmente no que diz respeito à fauna marítima, com tubarões, vespas do mar, arraias e outros -, o clima jamais soa excessivamente pesado ou duro. O que pode ser percebido na fotografia e nos figurinos primaveris e coloridos e na trilha sonora cheia de petardos do rock clássico, com nomes como Neil Young, Janis Joplin e Simon & Garfunkel. Aliás, a abertura com The Sound of Silence, enquanto Diana dá as suas braçadas em meio à memórias de sua jornada como estrela da natação na juventude, poderia soar dolorida em outras circunstâncias, mas ali tem um tom apenas esperançoso. Aliás, esse é o tipo de filme que não fará feio em futuras exibições na Sessão da Tarde ou em sessões para toda a família.

Assim, talvez não seja por acaso os momentos de maior tensão envolverem justamente os ataques de animais em alto mar - e, diga-se de passagem, a obra dos diretores Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin me fez aprender sobre os riscos da já citada vespa do mar, talvez um dos seres mais venenosos do mundo. Sem uma gaiola que lhe protegesse - outra ousadia -, Diana também precisou recorrer a outras tecnologias pra manter os tubarões à distância. A equipe grandiosa que lhe acompanha em sua obstinada missão tem no navegador John Bartlett (Rhys Ifans) um importante ponto de convergência. É ele que, ao cabo, determinará quais as condições climáticas ideais ou não para a empreitada - o que resultará, inevitavelmente, em discussões. Afinal, esse pode ser um filme sobre obstinação, mas talvez seja muito mais sobre relações humanas, como elas se desenvolvem, se permanecem ou não e como se movem no transcorrer de anos. Ou décadas.

Lá pelas tantas, Bonnie até dá a entender que teve um caso com Diana, mas isso não é aprofundado. Assim como o abuso sexual sofrido pela nadadora é visto em flashbacks apenas discretos - ainda que, inegavelmente, impactantes. Talvez se fosse um documentário - aliás, a especialidade dos diretores, os nomes por trás do oscarizado Free Solo (2018) - e talvez essas questões pudessem ser melhor exploradas. Ou mesmo se essa fosse uma produção mais existencialista e reflexiva sobre os limites humanos - e não apenas uma aventura escapista sobre volta por cima. Obstinada, divertida, eventualmente ranzinza, Nyad foi muito famosa na sua juventude. Lançou livros, foi palestrante, comentarista de TV, apareceu em talk shows. Mas decidiu fazer uma loucurinha após os 60 anos, sob todas as desconfianças. Os ventos tentaram empurrá-la para longe. Mas ela comprovou ser possível. A conclusão, por óbvio, emociona. Se haverá espaço para outros voos - ou braçadas -, o tempo dirá.

Nota: 7,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário