quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Cinema - Ida

Ida (Ida)
De: Pawel Pawlikowski. Com Agata KuleszaAgata Trzebuchowska e Dawid Ogrodnik. Drama, Polônia, 82 min, 2013.

Com estréia no Brasil prevista para dia 25 de dezembro, Ida desponta desde já como um dos favoritos para o Oscar 2015 de melhor filme em língua estrangeira.

Na Polônia dos anos 60, uma jovem e órfã noviça, Anna, está prestes a receber seus votos. Vivendo no convento desde que tem lembrança, finalmente ela recebe uma carta de uma tia desconhecida, a juíza Wanda, que decide ir na companhia de Anna em busca de segredos do passado obscuro de sua família - segredos estes relacionados às cicatrizes deixadas pela invasão da Polônia pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, ocasionando o extermínio de milhares de judeus poloneses.

Um dos vários destaques do filme consiste na dinâmica entre as duas personagens principais. Enquanto Anna representa a juventude, a pureza e a inocência de uma religiosa, a tia/juíza Wanda é uma mulher alcoólatra, com estilo de vida libertino e extensas cicatrizes emocionais. A antítese entre as duas rende alguns dos melhores momentos do filme.

Religião X Ceticismo

A belíssima fotografia em preto e branco e a direção são outros destaques, remetendo a filmes tais como A Fita Branca (2009), do cineasta austríaco Michael Haneke, e também ao cineasta sueco Ingmar Bergman. A austeridade na condução da trama, sem apelar para o melodrama, mostrando mais expressões do que diálogos, acaba por dar ao filme uma aura toda especial.

Nota: 8,7.
Veja o trailer:


Um comentário: