segunda-feira, 21 de maio de 2018

Cinema - Ella e John (The Leisure Seeker)

De: Paolo Virzi. Com Helen Mirren, Donal Sutherland, Will Spencer e Janel Moloney. Comédia dramática / Romance, Itália / França, 2017, 112 minutos.

Ella e John (The Leisure Seeker) é daqueles filmes simpáticos de ver e que são ideais para aqueles dias em que queremos assistir algo mais leve ou descompromissado. Engraçada e dramática na mesma medida, a obra do diretor Paolo Virzi (do ótimo A Primeira Coisa Bela) adota o formato de road movie para narrar a história do casal de aposentados Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland). Septuagenários, decidem fazer uma última viagem pelo País, a bordo de seu motorhome - o tal leisure seeker do título (algo que poderia ser traduzido como "caçador de lazer"). A sua intenção será a de chegar à antiga casa em que viveu Ernest Hemingway, na Flórida. Dada a idade avançada de ambos, desafiarão os limites - e também os preocupadíssimos filhos - para tentar concluir a jornada.

Em uma análise mais geral é possível dizer que a obra é feita de pequenos fragmentos que, aqui e ali, vão revelando a real intenção por trás da "aventura" pretendida pela dupla de protagonistas. Já em uma das primeiras cenas, em uma cafeteria, os modos de John - que fala repetidamente sobre o mesmo assunto com uma gaçonete - nos permite constatar que ele, talvez, sofra de Mal de Alzheimer. Já Ella, também parece estar doente, o que é reforçado pelas cenas em que os filhos Christian (Will Spencer) e Jane (Janel Moloney) discutem sofre o fato de a matriarca ter recusado possíveis tratamentos para o mal que lhe acomete. Ainda assim, Ella está lúcida e pretende, ao lado do marido, realizar uma viagem derradeira que possa não apenas simbolizar o resgate das memórias que se vão perdendo, mas também trazer um mínimo de prazer para eles, ao final de suas vidas.



Sim, é uma obra fadada a nos emocionar - e ver o esforço de Ella em fazer com que John se recorde de amigos ou parentes do passado (nas comoventes projeções de slides que ela faz ao ar livre), é algo não menos do que tocante. Por outro lado, as desventuras de ambos, como em uma cena em que Ella embarca na carona de um motoqueiro após John se perder, ou mesmo na sequência em que eles sofrem uma tentativa de assalto pra lá de amadora, são divertidas e nunca exageradas. Nesse sentido, é uma película que alterna a todo o instante momentos mais delicados, com outros mais espirituosos. (e, claramente o fato de a dupla de protagonistas estar quase o tempo todo ao ar livre, com destaque para uma fotografia mais quante, confere a Ella e John um ar naturalmente primaveril, capaz de envolver o espectador com facilidade)

Evidentemente se divertindo na realização do trabalho, Mirren - que já ganhou um Oscar por A Rainha (2006) - e Sutherland entregam uma caracterização correta, contida e, eventualmente, comovente. Como não se emocionar com a cena em que John pede carinhosamente a Ella para que esta jamais lhe abandone, naquela em que, provavelmente, será o seu último momento mais íntimo? Ou não rir das improváveis crises de ciúme de Ella? Com personalidades distintas, eles vão nos conduzindo por cenários multicoloridos em que eles vão vivendo as mais variadas situações - o que certamente lhes fortalecerá ainda mais. [SPOILER ALERT] O controverso final poderá deixar um gosto amargo na boca daqueles que torciam por uma resolução alegre. Mas, numa análise mais fria, a intenção do casal com a atitude tomada, não deixará de ser um gesto final de amor.

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário