segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Novidades em Streaming - Mergulho (La Caída)

De: Lucía Puenzo. Com Karla Souza, Hernán Mendoza, Dèja Ebergenyi e Fernanda Borches. Drama, México / EUA / Argentina, 2022, 94 minutos.

A história sombria que assistimos no ótimo Mergulho (La Caída), muito provavelmente é a história de muitas atletas, nos bastidores do esporte. Em um ambiente tradicionalmente de grande cobrança, de esforços (quase) inalcançáveis e de assédios constantes - sexuais, psicológicos, morais -, se tornar um desportista de ponta parece ter um preço caríssimo. Ao cabo, é necessário se submeter a muita coisa pra chegar lá - e não estamos falando apenas das horas infinitas de treinos. No combo há desde a falta de investimentos, passando pela pouca visibilidade em certas modalidades, até chegar ao machismo e a misoginia que, ali adiante, não demorarão pra descambar pra violência. E quando refletimos a respeito de casos como a da ginasta norte-americana Simone Biles, que encabeçou uma luta quase inglória que envolvia não apenas o seu agressor, o ex-médico Larry Nassar, mas o próprio FBI, para percebermos a gravidade desses episódios. O escândalo de assédio sexual veio à tona em 2022. E, vamos combinar, surpreende um total de zero pessoas.

Porque junto com o poder também parece vir a reboque a certeza da impunidade. Ser técnico contratado por um País ou mesmo algum tipo de autoridade de alguma área parece colocar esses sujeitos acima do bem e do mal. E basta pensar na quantidade de pessoas "importantes" dos mais variados setores que, recentemente, foram acusados - e até condenados - por assédio. No filme da diretora Lucía Puenzo (do excelente XXY, 2007) e que é estrelado por Karla Souza, vista na série How to Get Away With Murder, temos mais um desses casos "isolados" - dessa vez envolvendo a equipe mexicana de saltos ornamentais, que se prepara para as Olimpíadas de Atenas, 2004. E é em meio às prévias para os jogos, que a parceira de Mariel (Souza) na modalidade sincronizada tem uma severa lesão que lhe retira da disputa. E é então que se técnico Braulio (Hernán Mendoza) recruta a jovem de apenas 14 anos Nadia (Dèja Ebergenyi) para substituí-la.



Só que isso gera certo desconforto em Mariel - uma veterana que foi medalhista olímpica com apenas 15 anos e que, por uma série de lesões e outros problemas, nunca mais conseguiu repetir a mesma performance. Em resumo, ela está indo para os seus últimos jogos antes da aposentadoria. E já com a experiência dos mais de 30 anos de idade, não gostaria de saltar com uma iniciante. E tudo piora quando, ainda no início da preparação, uma notícia cai como uma bomba: a mãe de Nadia, Irene (Fernanda Borches), acusa Braulio de ter assediado a sua filha. O que parece ir contra todas as possibilidades, dada a trajetória do treinador e o respaldo que ele tem em todos os setores. Nessa queda de braço sabemos qual é a ponta mais fraca da equação e qual o lado que sairá perdendo quando uma investigação tem início. E Lucía mantém o espectador o tempo todo em suspense, trafegando no limite da dúvida - como sempre costuma ocorrer nesses casos.

Em linhas gerais a obra pode até ser meio imprevisível em alguns aspectos, mas a construção é envolvente, em meio a idas e vindas e a aproximação dos Jogos. Braulio tem uma amizade de anos com a própria família de Mariel que acredita que, não fosse por ele, e ela nunca teria sido medalhista (e a insistência de todos em reassistir a sua performance vitoriosa do passado parece gerar apenas desconforto). E este aspecto adiciona em um elemento a mais, que nos lembra o fato de que, como muitas pesquisas mostram, em muitos casos o assediador é alguém próximo, que está no convívio diário. Utilizando o próprio mergulho - e o conceito de queda - para posteriormente se reerguer, a obra possui efeito catártico em seu terço final, quando Mariel toma decisões que modificarão a vida de todos ao se redor. Às vezes para que se tenha voz, é preciso alegoricamente se calar. E agir. Karla, aliás, está em uma interpretação belíssima, sendo capaz de transmitir força e vulnerabilidade em todos instantes. Um acerto que está disponível na Amazon.

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário