segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Novidades em DVD - Corra! (Get Out)

De: Jordan Peele. Com Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford e Catherine Keener. Suspense, EUA, 2017, 104 minutos.

Provocar a discussão não sobre o racismo escancarado (como aquele, dos seguidores do Bolsonaro, que vociferam o seu ódio na internet) e sim sobre aquele tipo de preconceito que aparece muito mais nas entrelinhas, de forma velada, é algo que o excepcional Corra! (Get Out) consegue com perfeição. Filme sensação da temporada - não por acaso indicado em algumas das principais categorias para o Oscar, entre elas Melhor Filme, Diretor (Jordan Peele) e Ator (Daniel Kaluuya) - a obra foi ganhando força na mesma proporção em que era mais assistida (e mais comentada) desde o seu lançamento, ainda no primeiro semestre. E não apenas pela importância de seu tema, mas também por ser um excelente thriller capaz de misturar elementos de terror, de fantasia e até de comédia na mesma medida, sem por isso diminuir o impacto daquilo que se propõe.

Sim, que o racismo não acabou nem nos Estados Unidos e nem aqui não chega a ser uma novidade. Mas buscando trazer para o debate o racismo estrutural - aquele tipo que está enraizado em nossa sociedade e que trata de forma "natural" a discriminação de negros no mercado de trabalho ou em outras esferas da sociedade, por exemplo -, o diretor Jordan Peele, em sua estreia, nos apresenta ao jovem fotógrafo Chris (Kaluuya), que namora a caucasiana Rose (Allison Williams). Chris está preocupado por que será este o final de semana em que ele será apresentado aos pais de Rose, que moram em uma casa de campo no interior dos Estados Unidos. "Meu pai, se pudesse, votaria novamente no Obama", explica a jovem, tentando justificar o fato de que seus pais não são racistas, após ser perguntada por Chris se ela teria dito a eles que estava namorando um negro.



A preocupação dele começa a fazer ainda mais sentido quando o casal chega a propriedade dos pais de Rose. Para Chris, ainda que o comportamento excessivamente amistoso dos sogros Dean (Bradley Whitford) e Missy (a sempre ótima Catherine Keener) pareça muito mais uma forma desajeitada de tentar lidar com o fato de ele ser negro, há no ar uma sensação de estranhamento permanente e generalizada que só parece se ampliar conforme o filme avança (o que é reforçado pela excelente trilha sonora, pela presença de ótimos personagens secundários - como o irmão de Rose - e pela atmosfera criada, que contribuem para o clima de tensão). E quando ele percebe que absolutamente TODOS os empregados da família são negros e se comportam de forma curiosamente amigável, com modos educados e olhar distante, ele conclui que, sim, ali pode haver algo a mais do que a simples coincidência que, historicamente, coloca os negros na posição de subserviência na relação com os brancos.

Reservando para a segunda metade da obra os momentos mais tensos da película, Peele ainda surpreende por conseguir incluir um personagem - no caso o agente de imigração e transportes Rod (Lil Rel Howery) - como alívio cômico. Algo que ocorre de uma forma absolutamente orgânica, sem comprometer a projeção e sem tornar a obra um caos em termos de gênero. Apostando muito mais na sutileza do que na "crítica escancarada" (percebam como se comporta um policial durante uma abordagem ao casal, como as roupas de Rose mudam drasticamente de cor depois que ela se "revela" ou mesmo como os integrantes de uma festa na casa da família reforçam, discretamente, os estereótipos), Corra! ainda tem na interpretação de Kaluuya, uma de suas forças - e não deixa de ser impressionante a capacidade de, apenas com o olhar, o jovem ator conseguir transmitir ao mesmo tempo medo, curiosidade, desconfiança e outros sentimentos. Um filme de baixo orçamento, mas certamente de grande importância. E que, não por acaso, foi o nosso oitavo colocado na lista de 25 Melhores Filmes lançados no ano passado.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário